Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Apesar de já conhecer e seguir bastante este fórum que é uma fonte extremamente útil para partilha de informação e ideias, esta será a primeira vez que preciso de uma ajuda vossa, se me souberem responder.

    Indo direto ao assunto, tenho um cilindro Flec Duo 7 de 80L (foto), sendo que este já é o segundo igual, pois o primeiro avariou (ou melhor, verteu água por todos os lados ao fim de 5 anos de existência e o monitor parecia uma discoteca...) Reportei à garantia (pois a garantia da cuba são 6 ou 7 anos, não sei ao certo). Quando os técnicos vieram instalar-me este segundo equipamento, advertiram-me que numa próxima avaria não iriam assumir responsabilidades porque estiveram a medir o contador e a pressão da água é muito forte, cerca de 7/8 bars, e recomendaram-me a colocação de uma válvula redutora de pressão no contador para 3 bars.
    Realmente a pressão da minha água é muito forte, até porque moro num R/C... O problema é que a minha sogra, que vive ao lado, tem essa válvula há alguns anos e já cheguei a recorrer à casa dela para banhos (quando fiz obras ou quando estive à espera deste cilindro, por exemplo) e, sinceramente, só para poder retirar o champô da minha "juba" preciso de 7 minutos e outros 5 para o amaciador! 😱🤣 Meu Deus, a água vem tão fraquinha!!!😅 Só de pensar que a água não me massaja o corpo e o couro cabeludo, enfim, é um desconsolo! Além de que os 50L de depósito do cilindro dela desvaneceram-se, chegando à conclusão de que realmente gastaria muito mais água... Pois, por comparação, os meus 80L dão para três pessoas tomarem banho! Sim, sou esquisita e assumo!😸😸

    Possíveis soluções (mas agradeço outras que não me tenham ocorrido, por favor!):

    Pensei em meter sim a válvula redutora, mas ao mesmo tempo teria de arranjar alguma solução para o duche que me mantivesse ou que me dê a ilusão de que a pressão é a mesma (sei lá, um chuveiro de pressão, mas não sei quais os modelos que sejam bons e eficazes para o que pretendo, se puderem indiquem-me alguns), ou a segunda opção, que andei a pesquisar, é uma alternativa que é muito utilizada pelos brasileiros e não cá em Portugal, que são as torneiras elétricas. Neste caso, também só precisaria de duas, uma para o WC e outra para a cozinha. Mas não sei se é uma boa opção... Além do mais, sempre que uso a água quente, passado uns minutos o cilindro pinga imenso pela válvula... E começo a ter receio de que possa ser perigoso...
    Esquentador também já tive quando vim morar para aqui, mas é uma chatice ficar sem água a meio do champô e esperar que venha o senhor do gás como já aconteceu!... 🤣

    Brincadeiras à parte, quaisquer soluções ou alternativas para o meu caso são bem vindas e agradeço imenso desde já! (Ressalvo apenas que não queria mesmo abdicar dos meus banhos massajadores se for possível!...)

    PS: Editei para dizer que no inverno por norma tenho o bicho regulado para 65 graus e no verão reduzo-o para os 50 graus. Não sei se faz diferença...

    Muito obrigada!
      17061979115206647141107071683704.jpg
  2.  # 2

    Tem de resolver a questão da pressão na sua instalação. para pressão entre os 3-4BAR
    O caudal é outa questão... na sua sogra deve haver pouco caudal, por outros motivos.
    No duche, se utilizar uma cabeça de duche como deve ser, com redutor de caudal, vai ter menos agua, mas com maior "pressão". veja da hansgrohe, da grhoe, etc...

    Esqueça os esquentadores electricos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sónia Costa
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasTem de resolver a questão da pressão na sua instalação. para pressão entre os 3-4BAR
    O caudal é outa questão... na sua sogra deve haver pouco caudal, por outros motivos.
    No duche, se utilizar uma cabeça de duche como deve ser, com redutor de caudal, vai ter menos agua, mas com maior "pressão". veja da hansgrohe, da grhoe, etc...

    Esqueça os esquentadores electricos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sónia Costa



    Obrigada por responder!

    Eu sou completamente leiga no assunto, mas eu pensava que a pressão e o caudal estivessem intimamente ligados, porque eu já experimentei fechar um pouco a torneira que está no contador (presumo que estivesse diminuindo ao caudal) e, consequentemente, reduziu também a "pressão" da minha água nas torneiras... A casa da minha sogra tinha praticamente uma pressão e caudal equivalentes à minha casa antes dela colocar o redutor, pois elas são geminadas uma da outra e a fonte de fornecimento é a mesma... Já em casa dela tem uma boa "cassete" de duche (melhor do que a minha!) e mesmo assim a água não tem pressão nenhuma...

    Vou pesquisar essas marcas que me indicou, a ver se existe alguma coisa que provoque alguma pressão na água do duche (as outras torneiras não me importa não ter pressão!). Obrigada mais uma vez! 🙏
  4.  # 4

    Ponha uma válvula regulável.
  5.  # 5

    Colocado por: luisrdsPonha uma válvula regulável.


    Sim, tenho de pôr. Ou lá vai outro cilindro à vida... Mas fico sem pressão no duche, que é precisamente o que eu não queria...
 
0.0115 seg. NEW