Iniciar sessão ou registar-se
    • JSVT
    • 26 janeiro 2024

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Antes de criar este tópico tentei pesquisar em discussões anteriores no entanto sem efeito.

    Tenho há algum tempo uma dúvida muito específica que teima em não se dissipar: é normal ou até aconselhado fazer lavandaria e despensa no mesmo espaço? Com espaço para, inclusive, bomba de calor? Contras desta solução? E que tamanho será o ideal para este compartimento único?

    Desde já obrigado aos colegas foristas.
  1.  # 2

    não vejo nenhum impedimento. apenas não acho prático ter que ir à dispensa buscar coisas quando se está a cozinhar.

    eu tenho a dita despensa, mas acaba por ter outra função. é onde está a lavandaria, a roupa por passar a ferro. a arca vertical, mas depois as coisas para comer acabam por estar num armario na cozinha. quem vai às compras todas as semanas não precisa de fazer um stock muito grande de produtos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JSVT
  2.  # 3

    Boas,

    Eu vou ter a despensa e lavandaria em princípio tudo junto no meu AP conforme a primeira imagem. Vai levar a bomba de calor, ML e prateleiras para despensa de apoio à cozinha. Se é o ideal?? Não, contudo assegure-se que para isso tem ventilação no espaço VMC de preferência, se não, um extrator tipo WC para que não exista muita condensação e humidades.

    Se não, é preferível mesmo diferenciar as secções!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JSVT
      Captura de ecrã 2024-01-26 153134.png
  3.  # 4

    Do meu ponto de vista acho que são 2 coisas que não se devem misturar. Mas se para isso implicar ter que abdicar da despensa, então preferia ter tudo junto. Para mim despensa é essencial e não abdicaria nunca disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JSVT
  4.  # 5

    JSVT
    isso é algo que tem a ver com o espaço disponivel e o tipo de uso da lavandaria, pode ser só por a lavar ou pode servir para passar, ter uma cuba,...
    por outro lado sim pode ter uma zona para despensa de produtos mais em bruto e depois na propria cozinha ter um depsenseiro para coisas mais frequentes e pequenas.
    Em suma bem estudado dá para ter uma lavandaria/ arrumos ( alimentos mais em bruto/aspirador/ escadotes/ ferramentas, etc..)
    • JSVT
    • 26 janeiro 2024

     # 6

    Obrigado desde já o contributo de todos.

    Deixo-vos a imagem de como se encontram as coisas neste momento (despensa separada da lavandaria).

    A minha questão prende-se com a vontade de adicionar na casa uma IS Social (pequena, bacia + sanita apenas, 2m2 chegam) e para isso estava com a ideia de colocar lavandaria e despensa no mesmo espaço. Acham uma boa solução?

    Obrigado mais uma vez
      LV+DES.png
  5.  # 7

    faz todo o sentido, assim a frio sem ver o contexto geral:
    reduza a lavandaria para um 1m X os 1.75 e faça ai a wc social ( porta, lavatório em frente e sanita na parede do lado esquerdo)
    depois com bastante espaço na despensa ponha as máquinas mais junto á janela e o resto depois tudo para arrumos/ despensa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JSVT
    • JSVT
    • 26 janeiro 2024

     # 8

    Colocado por: marco1faz todo o sentido, assim a frio sem ver o contexto geral:
    reduza a lavandaria para um 1m X os 1.75 e faça ai a wc social ( porta, lavatório em frente e sanita na parede do lado esquerdo)
    depois com bastante espaço na despensa ponha as máquinas mais junto á janela e o resto depois tudo para arrumos/ despensa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JSVT


    Obrigado pelo feedback. Deixo imagem com mais um pouco de contexto. À esquerda é a garagem (o nosso desejo era mesmo colocar a bomba de calor dentro da lavandaria) e a porta da agora apenas despensa liga à cozinha. Portanto a sua ideia de colocar as máquinas junto à janela (que é junto à porta) não sei se será a melhor. De qualquer das formas o redimensionamento desses 10m2 para incluir a IS Social parece-me bastante bem.

    Obrigado Marco
      LV+DES2.png
  6.  # 9

    o espaço que fica depois da wc, dá perfeitamente para meter a bomba de calor dentro da divisão resultante
    quem sabe até a porta da casa para a garagem ficaria ali junto á janela, o que faria sentido chegar de carro e deixar logo ali algumas compras mais pesadas e depois sim entrar na cozinha
    • JSVT
    • 26 janeiro 2024

     # 10

    Colocado por: marco1quem sabe até a porta da casa para a garagem ficaria ali junto á janela


    Essa ligação já é feita pelas duas portas de correr apresentadas na parte de baixo da imagem.

    De resto, excelentes ideias honestamente, agradeço a sua ajuda
  7.  # 11

    Informações úteis para o meu caso, obrigado.
 
0.0164 seg. NEW