Iniciar sessão ou registar-se
    • Mafi
    • 26 janeiro 2024

     # 1

    Desistir de venda de casa em imobiliária por exclusividade.

    Boa tarde, vou explicar. Ando a procura de casa para comprar mas tenho ainda de vender a minha. Fui contactado por uma imobiliária, onde expliquei que tinha de ter casas em vista primeiro pq se vendesse a minha não tinha para onde ir.
    A imobiliária não me procurou casas nenhumas, tive uma visita que fez uma boa proposta e a agente já queria avançar para cpcv, eu disse lhe que não porque não tinha sequer casa em vista nem tinha para onde ir depois. Sinceramente não estou a gostar da atitude da imobiliária.
    Assinei contrato há menos de um mês, em regime de exclusividade e onde há uma cláusula que diz que caso pretenda mudar o valor do imóvel tenho de avisar por escrito e que caso desista da venda da casa (ou aparecer um comprador a dar o valor fixado e eu não aceitar) tenho de lhes dar 5% na mesma (por indemnização creio eu).
    A pergunta é, como é que me posso livrar disto? A exclusividade é por 6 meses. Posso alterar o valor de venda para um muito mais acima (para não ter compradores)? Posso simplesmente ignorar visitas e chamadas durante 6 meses até acabar o período de exclusividade e poder rescindir contrato?
    Obrigada a quem me puder ajudar, já sei que devia ter pensado melhor mas agora estou apertado e sem saber o que fazer.
    • nvale
    • 26 janeiro 2024 editado

     # 2

    Se aumentar o preço não trás implicações era o que eu fazia. Não tem cláusula que a venda só se verifica quando você arranjar casa?? Durante seis meses está embrulhado... embora digam que existe jurisprudência que refere a não existência de exclusividade. Se vender, tem sempre a possibilidade de jogar com a data da escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mafi
    • Mafi
    • 26 janeiro 2024

     # 3

    Colocado por: nvaleSe aumentar o preço não trás implicações era o que eu fazia. Não tem cláusula que a venda só se verifica quando você arranjar casa?? Durante seis meses está embrulhado... embora digam que existe jurisprudência que refere a não existência de exclusividade. Se vender, tem sempre a possibilidade de jogar com a data da escritura.
    • Mafi
    • 26 janeiro 2024

     # 4

    Pois, eu não sei se traz implicações ou não, isso era o que queria saber.
    E não sei se posso andar a evitar visitas, a dizer que dia x ou y não posso etc. Em último recurso se alguém for lá ver ponho imensos problemas para que não haja interessados. Mas lá está, não sei bem se o posso ou não fazer.
  1.  # 5

    Pode perfeitamente negociar com os compradores tempo para a procura da outra casa

    Um CPCV a 90-120 dias daria tempo para procurar uma nova casa e avançar com o processo de compra.

    Se quer realmente vender não perca esse comprador que diz ter com uma boa proposta, não sabemos se amanha haverá outro.
    Concordam com este comentário: marize
    • Mafi
    • 26 janeiro 2024

     # 6

    Colocado por: Silva_PedroPode perfeitamente negociar com os compradores tempo para a procura da outra casa

    Um CPCV a 90-120 dias daria tempo para procurar uma nova casa e avançar com o processo de compra.

    Se quer realmente vender não perca esse comprador que diz ter com uma boa proposta, não sabemos se amanha haverá outro.





    Pois mas pode não dar, não estou a encontrar nada dentro do valor que pretendo e pode correr mal e não conseguir comprar e não tenho mesmo pra onde ir. Daí querer desistir neste momento
  2.  # 7

    Colocado por: MafiPois, eu não sei se traz implicações ou não, isso era o que queria saber.
    E não sei se posso andar a evitar visitas, a dizer que dia x ou y não posso etc. Em último recurso se alguém for lá ver ponho imensos problemas para que não haja interessados. Mas lá está, não sei bem se o posso ou não fazer.

    O que diz o contrato que assinou? Percebo que penaliza.o se baterem o preço e não vender. Se aumentar, também o penaliza? Você é que sabe o que está escrito. Se for omisso nessa parte não existe penalização.
    • Mafi
    • 27 janeiro 2024

     # 8

    Colocado por: nvale
    O que diz o contrato que assinou? Percebo que penaliza.o se baterem o preço e não vender. Se aumentar, também o penaliza? Você é que sabe o que está escrito. Se for omisso nessa parte não existe penalização.



    Só diz que a imobiliária se compromete a vender a casa por x (o valor que acordamos) e tem alínea a dizer que qq alteração ao valor fixado deve ser comunicado por escrito. Não diz se a alteração é penalizada nem que tipo de alteração prevem. De qq modo, tmb não sou obrigado a receber as visitas penso eu? E acho q ninguém vai comprar casa sem visitar
  3.  # 9

    Estou na mesma situação e com a mesma imobiliária. Tenho tido visitas à minha casa, mas ajuda a procurar casa por parte da imobiliária nada.
    Ficou acordado verbalmente que só venderia quando tivesse alternativa para comprar também.
    Acho que havendo proposta pelo valor 'acordado', só aceitarei assinar algum tipo de cpcv quando encontrarem casa psra mim, não sei é se será viável
  4.  # 10

    Colocado por: Lince744Estou na mesma situação e com a mesma imobiliária. Tenho tido visitas à minha casa, mas ajuda a procurar casa por parte da imobiliária nada.
    Ficou acordado verbalmente que só venderia quando tivesse alternativa para comprar também.
    Acho que havendo proposta pelo valor 'acordado', só aceitarei assinar algum tipo de cpcv quando encontrarem casa psra mim, não sei é se será viável

    Como dizia o Lubomir, "de boca só br***".
    Nos dias que correm nem na família podemos confiar.
    Concordam com este comentário: Mafi
  5.  # 11

    O ideal para quem tem problemas desses com a imobiliária é encontrar formas de fugir deles.
    Aqui vai uma boa.

    Quando apresentarem o CPCV para assinar solicita a inclusão da seguinte cláusula:
    "O imovel será entregue, ao comprador, 60 dias após o vendedor escriturar a compra de um novo imovel".

    Ninguém no seu bom juizo compraria algo com essa condição.

    E mais, nos contratos são inseridos as clausulas que comprador e vendedor acordarem . Não é algo estanque.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lince744
  6.  # 12

    Mafi, lamento a situação em que se encontra.. Sugeria que visse de outro modo, quando estiver a ver casas, gostaria de fazer kms, tirar do seu tempo, para um vendedor que só o pretende empatar?!

    Para que a sua casa seja vendida, necessita de visitas PONTO, a menos que não a queira vender já e nesse caso, tem feito visitas? Tem bem estipulado o valor de compra? Tem 10% desse valor para entregar com CPCV? Tem garantia de aprovar crédito de compra antes de vender a sua?! Porque por muito que num mundo ideal hajam permutas e negócios simultaneos, todos de alguma maneira já vivemos os fados de procura e sabemos um pouco como é.

    Vamos por partes:

    OPÇÃO1) no seu contrato diz alteração de preço comunicada por escrito; envie carta registada com AR a descrever algo tipo, que devido ao crescente aumento de valores de imob e uma vez que esta venda é imperativa para que possa fazer o investimento para a sua residência futura, nada lhe resta além de subir X, solicititando que o contrato seja alterado (verificar se ao ser alterado, não reinicia por outros 6meses)

    OPÇÃO2 ) vá à imobiliária, converse cara a cara com o seu mediador, apresente-lhe as suas preocupações e quando tiver uma visita, seja honesto! Fale o melhor possível da sua casa (a menos que não a queira vender) e no final da visita, se tiverem gostado, diga algo do tipo "estariam disponíveis a dar-me um prazo alargado entre o CPCV e a data de escritura?"

    OPÇÃO3) reanalize a sua escolha. Quando diz "não tenho mesmo para onde ir", sente-se a preocupação e não será a altura de mudar algo no seu destino? no emprego? no estilo de vida?! "a quem muda, Deus ajuda" 😉
    • Mafi
    • 28 janeiro 2024 editado

     # 13

    Colocado por: marizeMafi, lamento a situação em que se encontra.. Sugeria que visse de outro modo, quando estiver a ver casas, gostaria de fazer kms, tirar do seu tempo, para um vendedor que só o pretende empatar?!

    Para que a sua casa seja vendida, necessita de visitas PONTO, a menos que não a queira vender já e nesse caso, tem feito visitas? Tem bem estipulado o valor de compra? Tem 10% desse valor para entregar com CPCV? Tem garantia de aprovar crédito de compra antes de vender a sua?! Porque por muito que num mundo ideal hajam permutas e negócios simultaneos, todos de alguma maneira já vivemos os fados de procura e sabemos um pouco como é.

    Vamos por partes:

    OPÇÃO1) no seu contrato diz alteração de preço comunicada por escrito; envie carta registada com AR a descrever algo tipo, que devido ao crescente aumento de valores de imob e uma vez que esta venda é imperativa para que possa fazer o investimento para a sua residência futura, nada lhe resta além de subir X, solicititando que o contrato seja alterado (verificar se ao ser alterado, não reinicia por outros 6meses)

    OPÇÃO2 ) vá à imobiliária, converse cara a cara com o seu mediador, apresente-lhe as suas preocupações e quando tiver uma visita, seja honesto! Fale o melhor possível da sua casa (a menos que não a queira vender) e no final da visita, se tiverem gostado, diga algo do tipo "estariam disponíveis a dar-me um prazo alargado entre o CPCV e a data de escritura?"

    OPÇÃO3) reanalize a sua escolha. Quando diz "não tenho mesmo para onde ir", sente-se a preocupação e não será a altura de mudar algo no seu destino? no emprego? no estilo de vida?! "a quem muda, Deus ajuda" 😉



    Claro que há preocupação, então se vender a minha casa vou para onde? Não é mudar de emprego, se tivesse um mau emprego ou estilo de vida não tinha comprado casa própria sozinho antes dos 25 😉
    A imobiliária sabia sim de tudo, simplesmente são uns sanguessugas. E óbvio que a culpa maior é minha que devia ter pesquisado melhor.
    Sim, tenho os 10% e tenho hipótese que me liquidem o que devo para poder pedir novo empréstimo. Mas, óbvio q não é plausível vender sem ter para onde ir. Tenho o recheio completo de uma casa e dois animais, vou com eles para onde?..
    Sim, tenho procurado casas. A imobiliária é que fez 0 por mim nesse sentido
    • Mafi
    • 28 janeiro 2024

     # 14

    Colocado por: nielskyO ideal para quem tem problemas desses com a imobiliária é encontrar formas de fugir deles.
    Aqui vai uma boa.

    Quando apresentarem o CPCV para assinar solicita a inclusão da seguinte cláusula:
    "O imovel será entregue, ao comprador, 60 dias após o vendedor escriturar a compra de um novo imovel".

    Ninguém no seu bom juizo compraria algo com essa condição.

    E mais, nos contratos são inseridos as clausulas que comprador e vendedor acordarem . Não é algo estanque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lince744


    Não tinha pensado nisso. Muito muito obrigado pela ajuda
    • Mafi
    • 28 janeiro 2024

     # 15

    Colocado por: Lince744Estou na mesma situação e com a mesma imobiliária. Tenho tido visitas à minha casa, mas ajuda a procurar casa por parte da imobiliária nada.
    Ficou acordado verbalmente que só venderia quando tivesse alternativa para comprar também.
    Acho que havendo proposta pelo valor 'acordado', só aceitarei assinar algum tipo de cpcv quando encontrarem casa psra mim, não sei é se será viável



    Qual é a sua imobiliária? Não sei se será a mesma que a minha.
    Pois, o que vou fazer é subir por email o valor da casa. Comunico que pretendo subir uns 30k. Depois, empatar as visitas se as houver, cancelar alterar etc em último caso, avisar que só se faz o cpcv com cláusula de q só abandono o imóvel 60 dias depois da escritura de nova casa. Foram vários os conselhos que li sobre isso. Acho que nos safamos
  7.  # 16

    Sim, pode não ser a mesma mas como a imobiliária onde assinei contrato também tem as mesmas cláusulas, daí dizer que estou na mesma situação.

    Sim, já tinha pensado em quando assinar o cpcv incluir uma cláusula desse género para me proteger, caso não aceite, terei mais tempo para procurar algo para mim
  8.  # 17

    Colocado por: MafiDesistir de venda de casa em imobiliária por exclusividade.

    Boa tarde, vou explicar. Ando a procura de casa para comprar mas tenho ainda de vender a minha. Fui contactado por uma imobiliária, onde expliquei que tinha de ter casas em vista primeiro pq se vendesse a minha não tinha para onde ir.
    A imobiliária não me procurou casas nenhumas, tive uma visita que fez uma boa proposta e a agente já queria avançar para cpcv, eu disse lhe que não porque não tinha sequer casa em vista nem tinha para onde ir depois. Sinceramente não estou a gostar da atitude da imobiliária.
    Assinei contrato há menos de um mês, em regime de exclusividade e onde há uma cláusula que diz que caso pretenda mudar o valor do imóvel tenho de avisar por escrito e que caso desista da venda da casa (ou aparecer um comprador a dar o valor fixado e eu não aceitar) tenho de lhes dar 5% na mesma (por indemnização creio eu).
    A pergunta é, como é que me posso livrar disto? A exclusividade é por 6 meses. Posso alterar o valor de venda para um muito mais acima (para não ter compradores)? Posso simplesmente ignorar visitas e chamadas durante 6 meses até acabar o período de exclusividade e poder rescindir contrato?
    Obrigada a quem me puder ajudar, já sei que devia ter pensado melhor mas agora estou apertado e sem saber o que fazer.


    Boa tarde. Desculpe o incómodo mas posso perguntar como resolveu o problema? É que estou numa situação idêntica. A única diferença é que não tenho contrato assinado com a imobiliária.
 
0.0199 seg. NEW