Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, estou a construir uma moradia e no orçamento que o empreiteiro me deu refere:
    - Cobertura da moradia, e muretes será devidamente impermeabilizada com telas asfálticas aplicadas em duas camadas, em cima das telas será aplicado holmeite com 4cm espessura, manta geotextil e seixo rolado.
    A minha questão com o empreiteiro foi para quando a aplicação do seixo rolado e a resposta que obtive é que é um sistema novo que não nessecita de levar o seixo.
    Desconheço este sistema e pergunto se em cima da manta geotextil não tem sempre de levar algum tipo de cobertura?!?!
    Em anexo junto fotos do telhado, obrigado.
      8EEF8117-2F62-4DB0-BE64-380F63847EB5.jpeg
      475C481D-4E58-4A26-BAFE-D44842C5EDC3.jpeg
      10A37829-3D0B-4E66-B04E-5B83F00AEC03.jpeg
    • MDM
    • 28 janeiro 2024

# 2

Então e depois não vem um vendaval e leva isso tudo com o vento?
    Concordam com este comentário: Rars1975
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rars1975
  2.  # 3

Pois, mas pelos vistos o empreiteiro “conhece um novo sistema” !!!!
    Além disso parece-me um bocado mal aplicada a manta geotextil, irregular e com locais a levantar. E aquela humidade também não me parece nada bem.
  3.  # 4

O que está na imagem é a tela asfáltica de xisto que pode estar a vista é adequada para isso, não me parece estar muito bem trabalhada nas juntas. Por cima dessa tela deveria levar o tal "holeite" ou seja XPS que se for ver no seu pre certificado devera estar com 10cm de espessura e não com 4 cm como o seu empreiteiro propõe. Por cima do xps , para que o mesmo não voe, aplica a tal manta geotextil por causa dos finos e areias do seixo e 6a 10cm de seixo rolado senão a manta e o xps vão parar a casa do vizinho...
  4.  # 5

Essa tela com xisto, dizem os entendidos que pode ficar exposta ( o tal sistema novo)
    Para além de estar um bocadinho mal aplicada, se ficar exposta, daqui a 5 anos está em condições de ser toda trocada.
  5.  # 6

Já agora, essa cobertura tem uma pendente de quanto?
    É daquelas dos 1%?
    É por causa destes pormaiores que as coberturas planas têm tão má fama.
  6.  # 7

Não faço ideia se tem 1%, não pedi sistema novo e nem fui tido nem achado para tal, já não me acredito em nada do que o empreiteiro me diz, se foi orçamentado seixo rolado acho que deve cumprir com o orçamento.
  7.  # 8

Colocado por: Rars1975m cima das telas será aplicado holmeite com 4cm espessura, manta geotextil e seixo rolado.

4cm!? só!? tem mais camadas de isolamento previstas na cobertura?

PS: escreve-se "wallmate", mas no seu caso será "roofmate", ou "floormate", mas se quiser mesmo simplificar, pode simplesmente designar por XPS
  8.  # 9

Colocado por: Rars1975não pedi sistema novo

De "novo" tb não tem nada.. isso é um sistema denominado cobertura invertida... e já é utilizada desde a segunda metade do século passado.

PS: os projectos servem para quÊ? o que lhe dizem os seus projectistas?
  9.  # 10

A obra não tem fiscalização?
    O empreiteiro está a fazer a obra como bem lhe apetece?
  10.  # 11

O engenheiro de obra não me atende e é conhecido do empreiteiro não vai contra ele como é óbvio, mas acho que se está orçamentado tem de cumprir ou estou enganado?!
    Como posso resolver?
      2FA5784C-1A26-4A0A-826A-295E790ADCC0.jpeg
  11.  # 12

No projeto termico passa com apenas 4cms? Estranho… é que se nao passar depois tem de arranjar quem assine o certificado energético por algo que não está aplicado conforme projeto
    • riscos
    • 29 janeiro 2024 editado

# 13

Colocado por: Rars1975O engenheiro de obra não me atende e é conhecido do empreiteiro não vai contra ele como é óbvio, mas acho que se está orçamentado tem de cumprir ou estou enganado?!
    Como posso resolver?
      2FA5784C-1A26-4A0A-826A-295E790ADCC0.jpeg
    Eu sinceramente faz-me confusão como é que se escolhe um empreiteiro que mete um descritivo desses para as coberturas, e perdoe-me Rars1975, mas tb me faz confusão as pessoas não fazerem uma triagem do que é construir, de quem está envolvido, do que se devem precaver...se os clientes tivessem um bocadinho de atenção evitavam os casos que se verificam , e alguns sapateiros deixavam de andar no mercado por não terem trabalho.
  12.  # 14

Isso não vi, o que está descrito nas especialidades, mas é uma questão de verificar, a minha questão é que o empreiteiro anda a enrolar para não colocar o seixo e a minha dúvida é se insista com ele ou não pague a última tranche até estar colocado o seixo.
  13.  # 15

Se o engenheiro da obra é amigo do empreiteiro e o empreiteiro apresentou um orçamento com esse descritivo imagino como estará aquilo que não é tão evidente e passa despercebido aos olhos do DO
  14.  # 16

No seu caso o godo até é o menor dos males.
    Essas telas devem ser devidamente inspeccionados por alguem que perceba da poda e o defenda a si.
    O tipo e espessura de isolamento é para cumprir pelo menos aquilo que está no projeto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 17

Colocado por: riscose alguns sapateiros deixavam de andar no mercado por não terem trabalho.
    E alguns DO nao eram DO :)
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  16.  # 18

Colocado por: riscosEu sinceramente faz-me confusão como é que se escolhe um empreiteiro que mete um descritivo desses para as coberturas

Nas aldeias este tipo prosa escrita é mais recorrente do que possam imaginar.

E depois, se um gajo vai cheio de tusa dizer como ele deve fazer, ou com exigências xpto porque viram na net assim ou assado, estes empreiteiros simplemente dizem pra procurarem quem faça porque eles não se estão para chatear quando existe uma filha interminável de potenciais clientes muito menos exigentes que não o vão enconar.

Claro que ha aqueles que querem aprender, mas para isso o DO também tem de saber dançar o tango.

Por isso é que eu digo, ainda assim, isto é um mal necessário.
    Concordam com este comentário: DR1982
  17.  # 19

Colocado por: Rars1975mas acho que se está orçamentado tem de cumprir ou estou enganado?!
    Como posso resolver?

Está enganado. O empreiterio está obrigado a cumprir os minimos de projecto. se o projecto tiver 80 ou 100mm, é isso que tem de colocar. E era isso que deveria estar orçamentado.
    Actualmente desde há uns 3 anos, que o minimo nas coberturas anda à volta dos 100mm..
    Abra a "pestana".

Ainda o mês passado fiz uma vistoria técnica, pre-recepção de obra, e também lá estavam 40mm de XPS na cobertura invertida!!... quando o mínimo eram 100mm. Fora outras situações.
    Já tinha CE definitivo passado e tudo, o perito ADENE nunca lá meteu os calcantes.., ninguém viu nada... "estava tudo nos conformes"
  18.  # 20

Então vou ter de pagar e calar?!?! Não acho muito justo, mas sim é um abre olhos, ele pode dizer o que quiser, eu não percebo nada, assim ele diz que é um sistema novo e como não pedi tenho de gramar com ele, enfim.

0.0180 seg. NEW