Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Estou a construir uma casa e gostava de ter agua sempre quente na torneira, atualmente no apartamento até ter agua quente em pouco mais de 7mts de distancia vão se embora 5 litros de agua.

    A nova casa vai ter painel solar e deposito agua quente de 250 litros.
    Algum me pode mais ou menos indicar que tipo de esquema deve ter a instalação para que mal abra a torneira ter agua quente logo.

    Obrigado.
  2.  # 2

    O que poupar em água gasta em energia.

    Se realmente quiser isso, qualquer canalizador digno desse nome sabe como fazer isso.
  3.  # 3

    Colocado por: NunocabeteA nova casa vai ter painel solar e deposito agua quente de 250 litros.
    Algum me pode mais ou menos indicar que tipo de esquema deve ter a instalação para que mal abra a torneira ter agua quente logo.

    Essas coisas, importantes, deveira ter logo dixcutido isso com o arqutiecto e com o eng. responsvel pelo projecto de águas. Isto sem falar na coordenação com as exigencias de eficiencia energetica do projecto térmico.

    alem da localzação do ponto de acumulação de agua quente sanitária, o mais central possivel face os pontos de consumo, pode, se achar que se justifica, a instalação de um circuito de retono e bomba circuladora e os switchs/ temporizadores aproriados...

    Consosante o caso, este tipo de instalação pode não se justificar económicamente...
    De qq das formas, fale com oo seu canalizador e/ou equipa de projecto. veja como es´ta o projecto de aguas e o qe se pode fazzer para optimizar o memso - se for possivel.
    • SrR
    • 29 janeiro 2024

     # 4

    Colocado por: rjmsilvaO que poupar em água gasta em energia.

    Se realmente quiser isso, qualquer canalizador digno desse nome sabe como fazer isso.
    ou ate gasta mais
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgemlflorencio
  4.  # 5

    Ou menos...
    Eu que trabalho em casa, com apoio de fotovoltaicos, diria que fazendo contas acabo por poupar em água e eletricidade (sensorização aguardo da entrada de pessoas em certas zonas da casa, WCs e cozinha só em certos intervalos de tempo).
    Cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  5.  # 6

    Colocado por: NunocabeteOlá a todos.
    Estou a construir uma casa e gostava de ter agua sempre quente na torneira, atualmente no apartamento até ter agua quente em pouco mais de 7mts de distancia vão se embora 5 litros de agua.

    A nova casa vai ter painel solar e deposito agua quente de 250 litros.
    Algum me pode mais ou menos indicar que tipo de esquema deve ter a instalação para que mal abra a torneira ter agua quente logo.

    Obrigado.


    Rede de retorno...que não dá para fazer no seu caso porque tem sistema termosifão.
    • SrR
    • 29 janeiro 2024

     # 7

    Colocado por: riscos

    Rede de retorno...que não dá para fazer no seu caso porque tem sistema termosifão.
    dá para fazer
  6.  # 8

    Colocado por: SrRdá para fazer
    dá com uma aldrabice antes da valvula termostática..que não deixa de ser uma aldrabice.
    • SrR
    • 29 janeiro 2024

     # 9

    Sem aldrabice,é igual a um sistema com o depósito dentro de casa.
    • SrR
    • 29 janeiro 2024

     # 10

    Foto aqui do forum
      Retorno de águas quentes.png
  7.  # 11

    Colocado por: SrRFoto aqui do forum
      Retorno de águas quentes.png

    foi o que eu disse liga antes da valvula termostática, não deixa de ser uma aldrabice :)
  8.  # 12

    Uma sugestão diferente, que pode ser instalada à posteriori, é um sistema já discutido aqui no fórum algumas vezes:
    https://forumdacasa.com/discussion/36420/1/poupanca-de-agua-quente-com-o-novo-sistema-aquareturn-da-wilo/
    • SrR
    • 29 janeiro 2024

     # 13

    Colocado por: riscos
    foi o que eu disse liga antes da valvula termostática, não deixa de ser uma aldrabice :)
    estas a ver mal, nao tem aldrabice, é o que é.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  9.  # 14

    Eu se colocar a bomba, vou colocar ligada a uma tomada da shelly e ligo quando precisar através do shelly button ou da app etc.

    Penso que seja o mais correto, assim só funciona quando é mesmo necessário e a bomba é mais barata que uma autoadapt
  10.  # 15

    Colocado por: paulosEu se colocar a bomba, vou colocar ligada a uma tomada da shelly e ligo quando precisar através do shelly button ou da app etc.

    Penso que seja o mais correto, assim só funciona quando é mesmo necessário e a bomba é mais barata que uma autoadapt


    Em teoria é assim, necessita carrega no botão e espera, na prática não é bem assim, principalmente tendo crianças.
  11.  # 16

    Há ainda outra solução:

    https://www.hoterway.com/#tecnologia

    Empresa portuguesa
  12.  # 17

    Colocado por: LrLisboaHá ainda outra solução:

    https://www.hoterway.com/#tecnologia

    Empresa portuguesa

    Estupidamente caro, visto que tenho 3wc teria de ser um para cada e na cozinha ficava sem essa hipotese ou seria ainda mais um aparelho.
    • paulos
    • 30 janeiro 2024 editado

     # 18

    Colocado por: Varejote

    Em teoria é assim, necessita carrega no botão e espera, na prática não é bem assim, principalmente tendo crianças.

    Nem por isso, sendo as crianças pequenas, temos sempre de as mandar tomar banho, não vão por iniciativa, portanto é só clicar qd se vai colocar a roupa para eles etc.
    De qualquer maneira, também dá para criar horários como de uma bomba normal de relógio se tratasse.
  13.  # 19

    Colocado por: paulos
    Estupidamente caro, visto que tenho 3wc teria de ser um para cada e na cozinha ficava sem essa hipotese ou seria ainda mais um aparelho.


    Apenas sei o preço da wall, que no meu caso daria uma vez que as wc são uma por cima da outra.
    Sei que há uma opção para ser centralizado e depois acho que tem mini junto às torneiras que se deseja. Depende muito da configuração da casa. Mas é um produto de poupança de água... Se é que interessa é Elegível para o fundo ambiental quando abrir.
  14.  # 20

    Estou a ver k tenho k falar com o projectista.
    Em último caso estava a ponderar colocar pressostato + PLC e quando pressão baixa se de determinado valor activada a bomba de re incubação. Para n estar sempre a gastar
 
0.0211 seg. NEW