Boa tarde Tenho uma TV Samsung de 50 polegadas, com cerca de 8 anos, em que começaram a aparecer bolinhas brancas no ecrã. Cada vez aparecem mais. Tenho imensa pena porque é uma Tv Smart com uma excelente definição. Segundo li, não sou caso único. A minha questão é a seguinte: vale a pena reparar esta TV? Alguém sabe qual o valor desta reparação? Obrigada.
Eu julgo que o problema deva ser as peças de plástico que fazem a difusão do backlighting. Após fazer uma mudança de casa há dois anos atrás, a minha TV Philips de 43 polegadas com 5 anos à data, ficou totalmente cheia dessas bolinhas brancas. Antes de dar a TV por perdida, pesquisei na Internet como resolver e encontrei este artigo que me deu alguma esperança: https://konkludenz.de/en/fixing-white-halo-spots-on-philips-pus-tv/
Para além dos vários passos do artigo, segui as suas recomendações finais, nomeadamente usar luvas. Realizei a reparação da TV com a ajuda de outra pessoa, demorou aproximadamente 45 minutos e após o arranjo, ninguém conseguiu detectar nenhum problema na imagem. Mais recentemente reparei que quando a imagem fica totalmente branca, nota-se uma mancha baça, mas em termos de destaque não se compara a essas bolinhas.
Portanto a minha sugestão seria procurar ajuda e tentar fazer a reparação por si. Eu junto mais uma recomendação: no caso da minha TV Philips, as peçinhas de plástico que cairam e que estive a colar durante a reparação têm três apoios e apesar de parecerem simétricas, elas têm uma orientação específica, ou seja, os pés dessas peças têm de assentar com determinada orientação no fundo da TV.
Muito obrigado pelo seu comentário. Provavelmente até é fácil de fazer mas eu não tenho conhecimentos para isso, nem quem me ajude. Não sabe quem faça? e que valor seria?
É sim as tiras de backlight, ainda á pouco tempo mudei na minha tv de 32 do quarto que tinha mais de 5 pontos já. O que se passa é com o tempo a cola dos difusores de luz plásticos seca e eles caem.
Por experiência não comprem colas e peças individuais (difusores como recomendam no youtube). Comprem as fitas led na totalidade no aliexpress, na minha 3 completas custaram 15€, depois é só seguir um tutorial de desmontagem da TV o modo de substituir é igual em todas, cuidado com a eletricidade estática, uso de luvas e desligar a TV da ficha umas horas antes de se mexer.
Colocado por: ClioIIColocar os difusores antigos com dois pingos de cola quente na periferia não resulta?
Não os difusores levam altas temperaturas, a única cola que recomendam e eu comprei é a de selagem dos telemóveis (preta ou transparente). Mas no fim fica uma borrada se não tiveres cuidado, os difusores também se não os metes na posição certa (sim tem posição!) não emite luz suficiente, depois tens o outro inconveniente que é se "borras" algum já não passa a luz necessária e continuas com os ditos pontos de luz redondos na mesma, mas abafados. Recomendado é sempre a tira(s) toda, pode levar 3/4 ou só uma depende do defeito.