Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Sou leigo nesta matéria e por isso venho aqui pedir a vossa opinião

    Vivo no 4° andar de um bloco de apartamentos e nos últimos tempos a minha sala fica cheia de fumo e com um cheiro bastante forte a queimado

    Falei com o condomínio e disseram-me que as chaminés são individuais para cada apartamento e assim sendo eu teria de fazer a limpeza da minha chaminé

    A minha pergunta é a seguinte

    Se eu não ligo o meu recuperador de calor à cerca de um ano (quando liguei nunca tive problemas de fumo) se o fumo que sai pelo meu recuperador, é na minha chaminé que está o problema? É somente a minha chaminé que necessita ser limpa?

    Outra situação que me intriga é, sendo as chaminés individuais, além do fumo, saí também pelo recuperador um imensa quantidade de calor. Já medi com um termômetro 30 graus e a sala atinge facilmente os 25/26 graus.

    Como isso acontece se as chaminés são independentes?

    Peço que me ajudem nesta situação

    Muito obrigado
    • size
    • 29 janeiro 2024 editado

     # 2

    Ocorrência demasiado estranha, a beneficiar de aquecimento na sua sala à custa dos vizinhos !

    Sendo as chaminés individuais terá que pesquisar em que ponto é que ocorre transferência de calor e fumos para o interior da sua chaminé
    Se calhar. alguém procedeu a obras e, possível, fez ligação incorreta.
    É que, não é de supor que que essa transferência ocorra no topo da courete, uma vez que o ar aquecido não tem a tendência para descer.

    poderá recorrer a uma pesquisa através de câmara de vídeo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mxkita
  2.  # 3

    Isso não é um problema de falta de limpeza, em princípio. E, mesmo que fosse, seria de um vizinho seu (o tal que liga o recuperador)...

    Boa sorte, isso pode ser uma chatice para resolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mxkita
  3.  # 4

    A verdade é que hoje começou a entrar o fumo eram 19h, abri logo as janelas da sala, e pelas 21h a temperatura dentro da sala era de 23° e à saída do recuperador a temperatura era de quase 30°
  4.  # 5

    o mais provável é que tenha havido rutura das condutas de exaustão e os gases saem diretamente no seu apartamento.

    se assim for é muito perigoso, não quero ser alarmista mas tem que averiguar rapidamente se o fumo vem pela chaminé abaixo (altamente improvável) ou pela envolvente do recuperador.
    Concordam com este comentário: psergio57, SrR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mxkita
  5.  # 6

    Se mantiver a porta do seu recuperador fechada,continua a entrar fumo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mxkita
  6.  # 7

    Sim o fumo e o calor sai pelos buracos que tem por cima da porta

    O meu recuperador está fechado, o vidro aquece e pelos respiros sai o calor e o fumo
      IMG-20240128-WA0010.jpeg
    • paulos
    • 30 janeiro 2024 editado

     # 8

    Com a porta do recuperador fechado e com ar fechado entra?

    Não acontece quando tenho o exaustor da cozinha ligado?

    Não tem grelhas nas laterais ou na frente da lareira? Se sim tire a grelha meta o telemóvel dentro (cuidado para não o deixar cair) e tiro fotos para baixo e para cima.
  7.  # 9

    Colocado por: MxkitaSim o fumo e o calor sai pelos buracos que tem por cima da porta


    Então deve estar a acontecer o que o jorgealves disse. Chame alguém entendido no assunto, porque deve ter aí um problema grave.
  8.  # 10

    Isso acontece com o exaustor e o esquentador desligado

    Não tem mais nenhuma grelha, apenas o que está na foto

    O fumo e o ar saírem pelos buracos por cima da porta
  9.  # 11

    Colocado por: MxkitaIsso acontece com o exaustor e o esquentador desligado

    Não tem mais nenhuma grelha, apenas o que está na foto

    O fumo e o ar saírem pelos buracos por cima da porta


    Então alguma coisa está muito mal. O condómino é responsável por isso acho eu, é apertar com eles e avisar que com isso podem morrer todos dentro de casa por C02.

    Envie email para ter prova como foi enviado.
    • size
    • 30 janeiro 2024

     # 12

    Essa situação surgiu a partir de determinada data, ou ocorre desde inicio que habita no prédio ?
  10.  # 13

    Apenas começou agora, anteriormente não tinha este problema


    Provavelmente algum dos outros moradores fez alterações ao seu recuperador de calor e está a provocar isto
  11.  # 14

    Colocado por: MxkitaApenas começou agora, anteriormente não tinha este problema


    Provavelmente algum dos outros moradores fez alterações ao seu recuperador de calor e está a provocar isto
    pode muito bem ser derivado a desgaste do material da propria chaminé que não é o adequado, basta por exemplo ser tubo recartilhado em inox 304 que é muito comum e ao fim de 8 a 10 anos tem menos espessura que uma folha de papel.
    • Mxkita
    • 30 janeiro 2024 editado

     # 15

    Sim pode ser também desgaste da própria tubagem

    Será mesmo preciso verificar qual a causa com urgência

    Alguém conhece alguma empresa da Zona de Guimarães que faça este tipo de avaliações?

    Obrigado
  12.  # 16

    Colocado por: jorgealvesse o fumo vem pela chaminé abaixo (altamente improvável)


    Imporvável, mas já me aconteceu. E sem ter exaustores ligados. Como é que se formava depressão dentro de minha casa que puxava fumo da chaminé ao lado é ainda um mistério para mim. Mas certo dia consegui observar o fenómeno junto à chaminé: fumo a sair do tubo do vizinho, fazer um arco e entrar no meu.
  13.  # 17

    Colocado por: MxkitaSim pode ser também desgaste da própria tubagem

    Será mesmo preciso verificar qual a causa com urgência

    Alguém conhece alguma empresa da Zona de Guimarães que faça este tipo de avaliações?

    Obrigado

    Veja em Braga, lareiras Minho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mxkita
    • size
    • 31 janeiro 2024

     # 18

    Colocado por: Mxkita
    Sim o fumo e o calor sai pelos buracos que tem por cima da porta

    O meu recuperador está fechado, o vidro aquece e pelos respiros sai o calor e o fumo


    Tem a certeza que o fumo sai por essas grelhas ?
    Parece-me que essas grelhas são de saída do ar quente quando o seu recuperador está a funcionar, proveniente da respectiva caixa de permuta de ar interna do recuperador. Certo ?
    Não me parece possível que o fumo e calor dum vizinho possam entrar nessa caixa de permuta de ar, que é estanque a essa possibilidade.
    • SrR
    • 31 janeiro 2024

     # 19

    Colocado por: size

    Tem a certeza que o fumo sai por essas grelhas ?
    Parece-me que essas grelhas são de saída do ar quente quando o seu recuperador está a funcionar, proveniente da respectiva caixa de permuta de ar interna do recuperador. Certo ?
    Não me parece possível que o fumo e calor dum vizinho possam entrar nessa caixa de permuta de ar, que é estanque a essa possibilidade.
    basta as condutas passarem juntas, uma delas apodrecer e o fumo sai todo por ali, era muito comum à uns anos utilizar inclusive tubagem spiro para recuperadores. Esta ai um bom berbicacho
  14.  # 20

    Tenho conhecimento direto de num prédio existir o retorno das saídas do exaustor (para casa de um dos condónimos com todos os cheiros associados) e a solução foi colocar tubo extensível nas saídas e virar cada uma das pontas para o seu lado. Resultou e não existiram mais retornos.
 
0.0152 seg. NEW