Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Estou a alugar um apartamento que tenho através de uma agência e apareceu agora uma pessoa interessada no apartamento.

    Acontece que por esta pessoa ser estrangeira e ter chegado agora a Portugal, não tem fiador. Como tal, a agência sugeriu que ela pagasse 6 meses em avanço e depois quando chegasse a setembro, pagar logo outros 6 meses.

    Queria perguntar se isto é prática comum, ou se seria melhor pedir para pagar agora os 6 meses e depois pagar todos os meses 1 mês (de modo á renda estar sempre 6 meses em avanço) ou se há outro formato que seja mais comum.

    Também, como se procede em relação aos recibos de renda neste caso?

    Obrigado
  2.  # 2

    Artigo 1076.º - (Antecipação de rendas)

    1. O pagamento da renda pode ser antecipado, havendo acordo escrito, por período não superior a dois meses.

    2. As partes podem caucionar, por qualquer das formas legalmente previstas, o cumprimento das obrigações respetivas, até ao valor correspondente a duas rendas.
    Concordam com este comentário: Supporter
  3.  # 3

    Colocado por: apart2022(...)
    Acontece que por esta pessoa ser estrangeira e ter chegado agora a Portugal, não tem fiador. Como tal, a agência sugeriu que ela pagasse 6 meses em avanço e depois quando chegasse a setembro, pagar logo outros 6 meses.
    (...)

    Pagar renda de 6 em 6 meses não faz sentido nenhum. Quanto muito fazer o que sugeriu, pagar agora 6 e depois de mês a mês. Os recibos são passados aquando do recebimento dos montantes.

    Claro que convém respeitar o limite legal já apresentado...
  4.  # 4

    A prática "comum" é os estrangeiros pagarem logo 12 meses de renda (eles é que oferecem estas condições), depois o Zé Tuga nunca tem hipótese de arrendar porque os 1000 paus pelo T2 na periferia são demasiados ("negociáveis" quando são pagas 12 rendas de uma assentada)... Não me contaram, vi e ouvi eu mesmo...
  5.  # 5

    Reduza o valor da renda e alugue a portugueses. Tanta gente a precisar de casa, casais a querer juntar-se e formar família e por causa dos de fora não conseguem.

    E a longo prazo vai ter menos problemas, falo por experiência.
    Concordam com este comentário: Dias12, SS1128
    • FFAD
    • 30 janeiro 2024

     # 6

    não sei qual a nacionalidade, mas sem pudor nenhum, há algumas nacionalidades a que não arrendo por valor nenhum...
  6.  # 7

    Colocado por: FFADnão sei qual a nacionalidade, mas sem pudor nenhum, há algumas nacionalidades a que não arrendo por valor nenhum...

    Neste caso o problema não é só dos estrangeiros mas sim dos senhorios tugas que alinham na estratégia.
    Por outro lado, alguém que pague 12 meses de renda adiantados pode depois subarrendar ao quarto/m2... Digo eu que nem vejo as noticias...
  7.  # 8

    Conheço na minha família caso de casal brasileiro que pagou 12 meses adiantado, já passaram 12 meses e renovaram por 12 outra vez, sempre adiantado.
    Se acho bem, não, mas sendo recém chegados ao país é difícil de gerir estas situações
    • FFAD
    • 30 janeiro 2024

     # 9

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Neste caso o problema não é só dos estrangeiros mas sim dos senhorios tugas que alinham na estratégia.
    Por outro lado, alguém que pague 12 meses de renda adiantadospodedepois subarrendar ao quarto/m2... Digo eu que nem vejo as noticias...


    qual estrastégia? arrendei a estrangeiros como se fossem de pt, mas correu mal. se houve estratégia, foi deles...
  8.  # 10

    A estratégia dos 12 meses de renda de uma vez...
  9.  # 11

    ... que estratégia é essa?
  10.  # 12

  11.  # 13

    Colocado por: Vítor MagalhãesA estratégia dos 12 meses de renda de uma vez...


    É a estratégia para os senhorios terem uma salvaguarda, funciona como uma caução acrescida! Este adiantamento fica por substituição da caução e dos fiadores, que normalmente são requisitos essenciais no contrato de arrendamento.

    Enquanto senhorio fiz um arrendamento a um inquilino estrangeiro com 12 meses de renda adiantada, na altura foi a imobiliária a recomendar esta "estratégia"! No 2º ano quando já havia uma relação de confiança começaram a pagar ao mês e correu bem até ao fim dos 3 anos.

    Mas como o mercado de arrendamento na minha opinião é bom para os inquilinos incumpridores, acabei por vender a casa ao fim de 5 anos de arrendamentos. E não tive calotes de rendas, nem a casa destruída, tive sorte!
  12.  # 14

    Garantia bancária. Fácil.
  13.  # 15

    Colocado por: apart2022...Como tal, a agência sugeriu que ela pagasse 6 meses em avanço e depois quando chegasse a setembro, pagar logo outros 6 meses.



    Troque de agência.
    Uma agência em condições arranja-lhe clientes que tenham condições para pagar, sem andar a propor ilegalidades.
    Em vez de "6 meses de renda" porque não propuseram que o inquilino fizesse um seguro de renda?
  14.  # 16

    Arrende a portugueses. É o que eu faço. Tem sido uma boa estratégia. Prefiro menos uns trocos do que mais problemas.
    Concordam com este comentário: Dias12, brunexta, Carvai
  15.  # 17

    Colocado por: taunusArrende a portugueses. É o que eu faço. Tem sido uma boa estratégia. Prefiro menos uns trocos do que mais problemas.
    Concordam com este comentário:Dias12,brunexta


    Tudo dito
  16.  # 18

    Colocado por: taunusArrende a portugueses. É o que eu faço. Tem sido uma boa estratégia. Prefiro menos uns trocos do que mais problemas.
    Concordam com este comentário:Dias12,brunexta,Carvai

    Tenho feito o mesmo. Há 10 anos em 2 casas sem stress.
  17.  # 19

    Eu não tenho problemas em alugar a cidadãos brasileiros. Pelo menos os que tenho escolhido vêm para se integrar e começar aqui uma nova etapa da sua vida, e creio que também por causa disso tem corrido bem. Aliás, quem me estragou mais alguma propriedade que estivesse na altura a alugar foram inquilinos africanos e portugueses (claro que não se pode generalizar).
  18.  # 20

    Já arrendei a portugueses, brasileiros e italianos. Só tive problemas com uma inquilina portuguesa.
 
0.0217 seg. NEW