Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas amigos.

    Os meus pais moram numa casa centenária de agricultor em que a fachada poente (das fotos) tem que ser pintada todos os anos.

    Estamos à procura de uma solução em termos de massas e/ou tintas que permitam que a fachada fique com um aspecto ´´limpo'' alguns anos, sem precisarmos de pintar todos os anos, evitando as despesas decorrentes desse processo (além da tinta, instalação de andaimes, etc)

    A casa é de pedra e o meu pai já pensou em picar deixando a pedra à vista. Será que essa solução a médio, longo prazo seria menos dispendiosa?

    Neste momento preferiamos uma solução menos radical, mantendo o aspecto original de casa branca. Alguma sugestão de massas/tintas para esse efeito mais duradouro?

    Agradecemos desde já as vossas opiniões.
      IMG-20240124-WA0003.jpg
      IMG-20240124-WA0002.jpg
      IMG-20240124-WA0001.jpg
  2.  # 2

    Com essas cantarias eu evitava expor agora a alvenaria de pedra.
    O que eu faria:
    Lavar bem essa empena e fazer um barramento armado com rede fibra de vidro tipo a do ETICS, depois um bom esquema de pintura para exterior.
    Resolve eventuais fissuras e promove a impermeabilização.
  3.  # 3

    Obrigado.

    Pode sugerir que barramento aconselharia e tintas?
  4.  # 4

    Qualquer marca de tinta de renome tem um sistema de ETICS com pintura final de siloxano que lhe deve garantir uns 10 anos (cores claras/suaves) de duração.
  5.  # 5

    Em alguns posts, verifiquei que em casas semelhantes, antigas, existia efeito de capilaridade na obsorção de humidade pelas paredes de pedra que se refletiria na pintura. Será que neste caso isso não acontece até pela ausência de caleiras e possibilidade de empoçamento junto da parede?

    Algumas opiniões sugeriam aplicar pinturas de base de Cal em que a parede podia ''respirar'' e reter menos humidade? Faz sentido neste caso? e se sim a solução poderia ser semelhante à que o caro Vitor sugere?
 
0.0098 seg. NEW