Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia caros colegas do forum, infelizmente chegou a minha vez de recorrer ao forum para pedir ajuda.

    A situação é a seguinte: Em 2021, efectuei a remodelação total do meu apartamento, incluindo a reinstalação da canalização de gás.
    Em Agosto de 2023, após uma inspecção à canalização do meu apartamento, exigida para efeitos de certificação da coluna montante do edifício, foi detectada uma fuga.
    Contactei a empresa que efectuou a remodelação que se prestou a enviar um técnico ao meu apartamento para averiguar.
    Este técnico constatou que a instalação da canalização não está correcta, existindo um problema na soldadura que gerou ovalização do material, impedindo a sua correcta estanqueidade. Como consequência desse defeito, existe uma fuga.

    Este mesmo técnico efectuou uma reparação para remendar o problema, mas não é uma solução definitiva. A fuga poderá voltar a surgir, colocando em risco a segurança do meu apartamento e dos moradores do edifício.

    Durante um mês, tentei sem sucesso contactar a empresa via telefone, WhatsApp e email para tentar obter uma solução. Todos estes contactos foram ignorados.

    Assim, peço a vossa ajuda para perceber quais as opções e recursos que eu tenho ao dispor para exigir a reparação definitiva deste problema.

    Desde já obrigado.
  2.  # 2

    Ora se a tubagem é cobre, e a má soldadura originou a ovalização do tubo, porque o técnico que foi resolver o problema não cortou até onde já não estava ovalizado, no máximo deve ser uns 5cm e refez o troço como deve ser?
  3.  # 3

    pelo que entendi isso requer que se retirem os azulejos e abra um pedaço da parede, ou seja, exige uma intervenção mais de fundo para uma reparação efectiva e o que fizeram foi um "remendo" para remediar a situação :(
  4.  # 4

    bom dia caros colegas do Forum. Alguma sugestão sobre como proceder neste caso ?

    cumprimentos

    Rui Madaleno
    • size
    • 6 fevereiro 2024

     # 5

    Colocado por: ruimadaleno
    Este técnico constatou que a instalação da canalização não está correcta, existindo um problema na soldadura que gerou ovalização do material, impedindo a sua correcta estanqueidade. Como consequência desse defeito, existe uma fuga.

    Este mesmo técnico efectuou uma reparação para remendar o problema, mas não é uma solução definitiva. A fuga poderá voltar a surgir, colocando em risco a segurança do meu apartamento e dos moradores do edifício.


    Esta avaliação é de sua autoria, ou é do técnico ?

    Porque não é segura a reparação ?

    Remendar, não significa remediar, mas sim reparar.
  5.  # 6

    Tem de arranjar um técnico de gás que perceba da poda e não que faça remendos, se o tubo é cobre soldado e o acessório estava "ovalizado", só tinha de endireitar, corta mais atrás etc. e fazer a reparação conforme as regras.

    Eu vejo técnicos AC a reparar, acrescentar tubos cobre que por qualquer motivo não estavam em condições, furados, curtos tiveram de ser acrescentados e não os vejo a dar desculpas da má reparação.
  6.  # 7

    Colocado por: Varejotese o tubo é cobre soldado e o acessório estava "ovalizado"
    ovalizado ou não estava era mal soldado pois se estivesse correctamente soldado até a junta pode ser espalmada a martelada que dificilmente "abre"
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealvesovalizado ou não estava era mal soldado pois se estivesse correctamente soldado até a junta pode ser espalmada a martelada que dificilmente "abre"


    Sim, por isso é que o "técnico" que foi reparar, devia ter deixado o trabalho bem feito e não dar desculpas, que mais tarde pode dar problemas.

    "Este mesmo técnico efectuou uma reparação para remendar o problema, mas não é uma solução definitiva. A fuga poderá voltar a surgir, colocando em risco a segurança do meu apartamento e dos moradores do edifício".

    Isto é brincadeira.

    Ainda hoje vi soldarem tubagem de cobre com derivadores para sistema AC com VRV, não vi eles a queixarem que os tubos estavam ovalizados, vi foi a fazerem os "abocardos" para encaixar tubos e derivadores e depois soldarem.
  8.  # 9

    Boa noite colegas do forum, desde ja obrigado pelas vossas mensagens.

    Aquilo que o técnico me transmitiu era que a instalação estava mal feita, ele disse que junto á torneira/valvula estava ovalizado e que para solucionar (resolver definitivamente o problema) seria necessário partir um pedaço da parede para expor a restanta canalização e proceder à reparaçao.

    Dado que ele não faz esse trabalho (partir parede e depois voltar repor) ele fez esse remendo para temporáriamente resolver a fuga e indicou-me que teria que reclamar junto da empresa para que se mobilizassem os meios necessários.

    E foi isso que fiz, vários contactos, via telefone, watsapp, email ... sem resposta. Uma vez que já esgotei todas esta tentativas agora procuro perceber quais são as opçoes que tenho para obrigar a empresa e executar a resolução do problema ao abrigo da garantia.
  9.  # 10

    Isso está mal contado, ou está bem soldado ou não está. Se estava danificado sempre esteve ou a soldadura era fraca
  10.  # 11

    Reclamação por escrito com carta registada para a empresa e dar um prazo para resolverem a situação, caso não resolva vá a um centro de arbitragem.
 
0.0128 seg. NEW