Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Cá por casa temos uns pequenos canteiros e um jardim com relva a ladear parte do perímetro da casa. Estes canteiros e jardins estão à altura da cave.

    Estivemos a escavar algumas zonas e percebemos que não foi aplicada qualquer tipo de manta ou tela entre a terra e a parede.

    Do lado de dentro, ainda em betão e tijolo, notam-se algumas zonas com um pequeno farelo esbranquiçado que me parece ser de alguma humidade que possa estar a passar da terra para dentro.

    O que devemos fazer para criar uma barreira entre a terra e a parede? Pensei em tela pitonada, mas é adequado? Existem outras opções?

    De notar que tanto os canteiros como o jardim, são regados, daí achar realmente importante criar aqui uma barreira qualquer.

    Obrigada desde já.
      IMG_0057.jpeg
  2.  # 2

    Colocado por: Marta MarquesO que devemos fazer para criar uma barreira entre a terra e a parede?

    Sim, mas o ideal é que essa barreira vá até à base das fundações.

    Colocado por: Marta MarquesPensei em tela pitonada, mas é adequado?

    Não, a tela pitonada é uma manta de drenagem não de impermeabilização.

    Colocado por: Marta MarquesExistem outras opções?

    Sim, mas cada caso é um caso.
    Perceber como estão feitas as fundações e qual a possibilidade de as desenterrar para impermeabilizar é fundamental para a escolha da solução mais indicada
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Sim, mas o ideal é que essa barreira vá até à base das fundações.


    Não, a tela pitonada é uma manta de drenagem não de impermeabilização.


    Sim, mas cada caso é um caso.
    Perceber como estão feitas as fundações e qual a possibilidade de as desenterrar para impermeabilizar é fundamental para a escolha da solução mais indicada


    Obrigada pela correção.

    De resto, pois, de facto não sei, só escavei um pequeno pedaço de terra. Mas também não sei até que ponto conseguirei ter acesso à base sem ter que destruir muita coisa. Os canteiros terminam em bico e logo ao lado tenho a rampa cimentada…
  4.  # 4

    Canteiro
      IMG_0061.jpeg
  5.  # 5

    Colocado por: Marta MarquesMas também não sei até que ponto conseguirei ter acesso à base sem ter que destruir muita coisa.

    Pois parece não ser fácil sem destruir alguma coisa e gastar algum dinheiro.
    Nesse caso talvez fosse melhor pensar em isolar por dentro
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Pois parece não ser fácil sem destruir alguma coisa e gastar algum dinheiro.
    Nesse caso talvez fosse melhor pensar em isolar por dentro


    Sugere alguma intervenção em particular?
  7.  # 7

    Mas já tiveram algum problema a sério com humidades? Ou estão a escavar por escavar? Eu deixava as melhores práticas em paz e poupava uns euros, neste caso. Let sleeping dogs lie
  8.  # 8

    Colocado por: zemvpferreiraMas já tiveram algum problema a sério com humidades? Ou estão a escavar por escavar? Eu deixava as melhores práticas em paz e poupava uns euros, neste caso. Let sleeping dogs lie


    Estamos nesta casa acerca de um ano e até então a cave esteve a servir de arrumos. Retirando o tal farelo esbranquiçado aqui e ali, que mencionei inicialmente, não notamos nada de especial, mas as paredes estão ainda em betão e tijolo, portanto, é mais difícil notar aquilo que se notaria numa parede pintada, por exemplo.

    Entretanto começamos agora a intervencionar o espaço, Estamos a fazer os acabamentos nas paredes, chão e teto. Para as paredes temos prevista a colocação de gesso cartonado com estrutura, já com o receio de que seria menos boa ideia colar o gesso cartonado diretamente na parede.

    No entanto, e tendo a consciência de que há realmente uma falta de impermeabilização pelo exterior, temos realmente algum receio de que se nada fizermos, ao longo do tempo e das regas nos canteiros e no jardim, a situação possa piorar.
  9.  # 9

    A casa é nova, ou só nova a vocês? Para ter a certeza que resolvem um hipotético problema a 100% vão gastar uma pipa de massa. A minha única pergunta é: Valerá mesmo a pena?
    • marize
    • 1 fevereiro 2024 editado

     # 10

    Marta, acredite que o betão e tijolo "à vista", mostram bem quando tem humidade 😬 falo de experiência própria, mas todavia parabenizo-a em tentar antever um problema.

    Onde reside?
    Não seria mais eficiente avançar com uma consulta pontual com um dos muitos maravilhosos aqui do Forum e já analizava esse e eventuais outros problemas?

    Pode efectivamente estar a mexer em algo que está bem quietinho..
  10.  # 11

    Se está a intervir no interior é talvez preferível pensar na impermeabilização pelo interior.
    Existem várias hipóteses, sendo que o vosso orçamento e as espectativas que tem de utilização desse espaço podem condicionar a solução
 
0.0101 seg. NEW