Antes de mais, os meus parabéns por este forum, é impressionante a quantidade de informação útil que aqui é possível recolher.
O meu registo é recente, tendo chegado até aqui através da pesquisa (google) por opiniões sobre materiais de construção para concluir uma moradia.
Ora, é sobre esse tema (moradia) que eu gostaria de contar com as vossas opiniões.
As questões que tenho são algumas, pelo que pensei em abrir este tópico para todas elas, em vez de estar a abrir diversos separadores.
Comprei recentemente uma moradia em estado inacabado, para efeitos de "2ª casa", a chamada "casa na terra".
A moradia em questão foi edificada partindo de uma ruína, sendo uma obra de reconstrução, tendo ficado concluída em meados de 2009/2010.
Contingências da vida, desde então a casa esteve fechada, com tudo o que isso acarreta ao nível da deterioração de materiais.
A nível de exterior, encontrei a casa por pintar e sem caixilharias (tinha apenas umas madeiras a vedar o acesso ao interior), sendo que estas últimas já as coloquei entretanto.
A nível interior, a casa está rebocada (casas de banho, cozinha), estucada (quartos, corredor, sala ...) e instalações de eletricidade e canalização efetuadas.
Trata-se de uma moradia de 2 pisos, sendo o piso inferior a garagem e o piso superior a habitação, com interligação interna.
Entretanto, com a ajuda da arquiteta que contratei, pedi uma licença especial à Câmara Municipal para obras inacabadas, que foi aprovada.
Efetuada esta contextualização, chegada a altura de iniciar (ou melhor, concluir) a obra, pretendia a vossa opinião para o seguinte.
1) PINTURA EXTERIOR: a) As janelas da casa são "moldadas" a toda a volta, no seu exterior, por pedra saliente. Perante isso, não irei optar por colocar capoto, para não perder a "vista" da pedra. No entanto, o empreiteiro recomendou-me colocar pelo menos rede de capoto com a respetiva massa adequada, nomeadamente com vista a "esconder" as micro fissuras que foram aparecendo no reboco com o passar dos anos. O que acham desta recomendação?
b) A nível de marcas de tinta, exterior e interior, o que acham da "Neuce", numa boa gama? Bem sei que "Cin" e "Robbialac" serão, entre outras, bom material, mas o preço também será outro. No caso da Neuce, deram-me bons preços, mas não tenho noção da sua qualidade, muito embora a tenham recomendado. Na minha casa de cá, apliquei há uns anos, no interior, a marca/gama Robbialac REP e estou satisfeito, mas lembro-me que não foi nada barata... O que acham?
2) PAVIMENTO: Estou na dúvida se coloco pavimento flutuante apenas nos quartos, ou também na sala e no corredor. Sendo que, no caso da cozinha, sendo "open space" com a sala, terei de pensar muito bem o que será/ficará melhor.
No meu apartamento na zona de Lisboa, tenho flutuante em boa parte da casa, menos na cozinha e nos WC's. Não estou arrependido. A questão é que nesta 2ª casa, a mesma localiza-se na zona Norte, onde no Inverno as temperaturas perto dos 4 graus são uma constante, e até menos, com bastantes dias de nevoeiro e consequente humidade. Ora, o meu receio tem a ver com isso mesmo, isto é, o facto do chão flutuante não lidar bem com o clima e eventualmente poder levantar. Pretendo evitar o vínilico, pelo que a alternativa ao flutuante seria o cerâmico, a "imitar" flutuante, consciente que tal tornaria a casa mais fria... Já andei a sondar o mercado e agradou-me o flutuante de 8mm da Egger (classe 33 ac5) e, no caso do cerâmico, a gama "Timber" da Love. Qual a vossa opinião?
3) SANITÁRIOS: Vale a pena investir em boas marcas? Estive a ver as gamas mais "acessíveis" da Sanitana (Nexo) e da Sanindusa (Winner), da Roca também mas são um pouco mais caras. O que acham destas marcas/gamas? Já agora, o que acham (preço/qualidade) dos sanitários da marca "sensea" comercializada por uma das conhecidas lojas de grande superfície?
4) AQUECIMENTO: a) A casa tem pré-instalação de aquecimento central, com local próprio na sala com chaminé, para levar recuperador de calor. Acontece que, após visita de um técnico, o mesmo referiu que pelo estado da tubagem, a mesma não teria sido testada, o que implica que esses testes tenham que ser feitos agora, com vista a descobrir eventuais fugas. Muito sinceramente, tanto eu como a minha esposa não estamos inclinados para o aquecimento central e pensámos, como alternativa, em colocar ar condicionado nos dois quartos e uma lareira com recuperador de calor na sala, anulando-se a tubagem que está à vista nas paredes (para os radiadores) do aquecimento central. Qual a vossa opinião?
b)Nesta alternativa, teria que aproveitar o estado inacabado da casa para deixar feita a pré-instalação do AC, sendo que neste caso também estou com algum receio, dada a necessidade de ter que abrir roços, em particular o do esgoto que, tendo que passar pelo chão, terei que abrir rasgos na betonilha com o risco que isso importa, por desconhecer o que pode lá passar... O que acham?
b) No caso de lareira com recuperador, recomendam as marcas "Solzaima" e "Metlor"? Entre uma e outra marcas, do que estive a sondar, a diferença de preço é relevante, sendo a "Metlor" mais barata. Qual a vossa opinião?
Estas são, para já, algumas das dúvidas, desculpem o "testamento"...
Não sou nenhum expert, mas acho que posso ajudar com a minha humilde opinião...
Tintas: Já pintei a minha casa várias vezes e sempre recorri à Rep, ou semelhante, da Robbialac. Ouvi falar de outra marca muito boa (Titan Pro) que é mais barata do que a Cin e Robbialac mas optei sempre por pagar um pouco mais e jogar pelo seguro ao invés de testar marcas...
Pavimento: No seu lugar, colocaria piso flutuante em toda a casa, sem receio de colocar flutuante para a zona da cozinha e sala também, por se tratar de um open-space. Existem marcas (Kronoswiss por exemplo) que têm vários modelos com proteções contra água até 48 horas. Investigue sobre isso, mas penso que pode ser uma vantagem porque assim acaba por ter um ambiente único e sem separação, até mesmo no open-space. Também acho que está a pensar bem ao investir numa classe AC5.
Sanitários: Desaconselho a marca Sensea. Já tive conjuntos de duche deles e estragaram-se rapidamente. Investi em torneiras e conjuntos da Bruma ou W7 e até ver zero problemas. Relativamente a sanitas, bides e afins... acho que qualquer marca serve o seu propósito, por isso talvez o aconselhe a ir pelo design que se adequa mais ao espaço que tem e ao ambiente que quer criar.
Aquecimento: Concordo em absoluto com a instalação de AC. O recuperador de calor aquece mas não arrefece, e a zona Norte é de extremos no Inverno e no Verão. Ainda assim, se tem a tubagem instalada para o aquecimento central nos radiadores, acho que não perde nada em aproveitar. Já que está em obras, não perde nada em acabar isso e é sempre uma mais-valia. No caso das marcas dos recuperadores, veja se os modelos que está a ver são modelos com ventilação, sem ventilação, e respetivo rendimento... se for tudo igual entre os vários modelos que encontrou, então a marca deve ser indiferente também.
Atenção que o aquecimento por AC não é igual ao aquecimento por radiadores. Pessoalmente creio que os radiadores são uma solução superior, apesar de se poder considerar uma preferência pessoal...