Colocado por: tiagodvtImaginemos um cenário hipotético em que daqui a 1 ano, com a obra mais avançada e os apartamentos da tipologia do meu já todos vendidos, aparece um novo comprador que oferece mais ao empreiteiro do que eu paguei pelo meu apartamento. Poderia o construtor cancelar o meu contrato, devolver-me o sinal sem qualquer prejuízo, e vender ao novo comprador?
Outro cenário - poderia no futuro começar a alegar que os materiais estão mais caros e tentar que eu lhe pague mais algum, eu recusar e ele simplesmente cancelar-me o contrato e devolver-me o sinal?
Colocado por: tiagodvtEu vi um em Gondomar que os T1s começam nos 130k
Colocado por: pedrodmsousaBoas, vou expor o meu caso.
Sou promitente-comprador de um apartamento num empreendimento de 6 frações apenas. Também tive essa luta com essa cláusula da restituição do valor em singelo. No meu caso, apenas dei 10% no CPCV mas a obra já estava com a estrutura feita.
No entanto, no meu contrato diz que em caso de incumprimento de ambas as partes, a parte lesada pode escolher entre o cumprimento do contrato ou a restituição do valor em singelo.
Claro que para o lado do construtor/promotor estão sempre salvaguardados. Mas como os preços eram acessíveis face ao que se vê (até pareciam baratos... NOT), aceitei assim as condições.
Para já está tudo a correr bem, vou escolhendo os materiais, estão a ser postos a meu gosto... Não invalida que as coisas possam virar para o torto. No entanto, são só 10%...
No seu caso, 45% de entrada parece-me demasiado para uma obra que ainda nem sinais de início tem. Cautela com isso :)
Isto anda a ficar um jogo giro para os vendedores/promotores. Têm a faca e queijo na mão!
E sim, ele pode cancelar o contrato e so tem de devolver-lhe o sinal e demais pagamentos em singelo ou em dobro. O que ficar acordado em contrato. Já vi muitos assim em Gaia. Constroem, valorizam 20%/30% e compensa cancelar contratos
Colocado por: rui.fern
Não, os que tinha em mente (Baguim do Monte) os T1s começam nos 97k, só não coloco aqui o nome para não fazer publicidade, mas é só procurar.
Colocado por: cesarcarvalhoO melhor mesmo, é falar com um advogado para lhe rever o contrato todo. Por vezes existem pormenores nas cláusulas, que nem nos apercebemos muito bem, que podem dar problemas no futuro. Certamente esse contrato que o empreiteiro lhe apresentou, foi feito por um advogado, e para proteger o vendedor. No caso de dúvida, e mesmo que o apartamento lhe agrade, no seu lugar não assinaria. Não estamos certamente a falar de valores pequenos, para estar a correr riscos.
Colocado por: lpetingaJá investigou o NIF desse construtor para saber se tem tudo direitinho? Dar 45% de entrada é muita coisa, é como lhe disseram atrás... está a financiar a obra e não simplesmente a dar um "sinal". Pessoalmente tudo acima dos 20% acho demasiado como sinal.
Colocado por: tiagodvtSim tudo direitinho, mas a empresa está aberta há pouco + de 1ano. Já que referiu isso, aproveito para perguntar se há alguma forma legal de "investigar" os sócios (empresas anteriores e seu historial, etc)?
Colocado por: tiagodvt
Obrigado pela sua resposta, Pedro. Sim 10% muda tudo.
No meu caso, com 20% + 25% daqui a um ano estamos a falar de uma quantia de dinheiro considerável (72k), que não quero ter "empatado" durante 2 anos e que pode chegar ao fim, o construtor cancelar e devolver-mo sem qualquer prejuízo. Claro que com o dinheiro "preso" não o posso também investir noutros lados.
Colocado por: pedrodmsousa
Eles vêm com a lenga-lengas de investidores, e não sei quê...
Mais que 20% já é um abuso!!! O normal seria 10%, ou então aumentar para 20% mas ele teria que fazer desconto considerável. O que não falta são chico-espertos na construção.
O construtor/promotor do meu apartamento tem capital social de 500K, vale o que vale... Mas investiguei tudo a fundo. Também só tem 1 ano e meio em Portugal. O ADMIN é emigrante, veio agora investir cá. Estou a arriscar? Sim, estou. Mas são "só" 10%.
E sim, sempre que fizer um contrato destes, invista num advogado que lhe reveja as cláusulas e toda a documentação associada... PCE, Certidões, etc.
Boa sorte na procura e na compra.
Colocado por: JovesMtas vezes a tatica passa por voce se fartar de esperar pela entrega do imovel e desiste do negocio ou, cede a posicao a um terceiro, ganha uns trocos e o construtor tambem, entretanto o construtor teve e continua a ter alguem para pagar o andamento da obra. Ao fim de diversos anos e com tanta cedencia de posicao ou desistencias o lucro foi mt, mas mt maior do que se tivesse vendido apenas 1x, ao inicial. Nao aceita voce o contrato, quem vem atras vai aceitar.