Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Num apartamento no último andar de um prédio, necessito fazer uma remodelação, e construir um 2º WC. Só tenho hipótese deste ficar ao lado da zona da cozinha, e afastado do WC existente, e não o consigo ligar ao existente.

    Dizem-me que a única hipótese é instalar sanita com trituradora, e depois ligar a descarga diretamente ao tubo de queda vertical do prédio, o dos esgotos da cozinha, que está ali ao lado. Dizem-me que "não se deve fazer, mas pode-se". Que não trará problemas de entupimento (pela trituradora e pela altura/velocidade de queda) nem de cheiros (para mim ou outros)

    É assim? Alguém tem experiências / recomendações / conselhos?
    Muito obrigado desde já
  2.  # 2

    Colocado por: CastelasDizem-me que "não se deve fazer, mas pode-se".
    é isso.. meta-se em apuros e depois diga que disseram que se podia
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelas
  3.  # 3

    Colocado por: Castelasnem de cheiros (para mim ou outros)
    esta parte deve ser para rir
  4.  # 4

    Colocado por: CastelasBoa noite,
    Num apartamento no último andar de um prédio, necessito fazer uma remodelação, e construir um 2º WC. Só tenho hipótese deste ficar ao lado da zona da cozinha, e afastado do WC existente, e não o consigo ligar ao existente.

    Dizem-me que a única hipótese é instalar sanita com trituradora, e depois ligar a descarga diretamente ao tubo de queda vertical do prédio, o dos esgotos da cozinha, que está ali ao lado. Dizem-me que "não se deve fazer, mas pode-se". Que não trará problemas de entupimento (pela trituradora e pela altura/velocidade de queda) nem de cheiros (para mim ou outros)

    É assim? Alguém tem experiências / recomendações / conselhos?
    Muito obrigado desde já


    Ligar uma descarga de esgoto de wc a uma prumada preparada pra esgotos de cozinha parece-me péssima ideia.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelas
  5.  # 5

    Colocado por: desofiapedro

    Ligar uma descarga de esgoto de wc a uma prumada preparada pra esgotos de cozinha parece-me péssima ideia.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Vai dar fezes!
    Trituradas mas vai.
    Concordam com este comentário: marize, jorgemlflorencio
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaVai dar fezes!
    Trituradas mas vai.


    Ahahahah! Muito Bom!
    • SrR
    • 2 fevereiro 2024

     # 7

    Normalmente o tubo de queda das cozinhas e lavandarias é maior que as quedas das sanitas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelas
  7.  # 8

    Castelas, qual a sua motivação para uma casa de banho extra? A família aumentou? Necessita de maior privacidade?!

    Por vários motivos, a solução que lhe deram, além de ilegal, inevitavelmente com o tempo, trará problemas e riscos de denúncia.

    Não quer deixar aqui a planta do seu apartamento, para receber sugestões perante a sua necessidade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelas
  8.  # 9

    Colocado por: SrRNormalmente o tubo de queda das cozinhas e lavandarias é maior que as quedas das sanitas.


    Não sei onde isso será válido, parece absurdo.

    Aqui no Porto e arredores, em edifício correntes:
    tubo de queda para sanita: 90mm
    tudo o resto, tubo de 75mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelas
  9.  # 10

    Colocado por: marizeCastelas, qual a sua motivação para uma casa de banho extra? A família aumentou? Necessita de maior privacidade?!

    Por vários motivos, a solução que lhe deram, além de ilegal, inevitavelmente com o tempo, trará problemas e riscos de denúncia.

    Não quer deixar aqui a planta do seu apartamento, para receber sugestões perante a sua necessidade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Castelas



    Sim, aumento da família.

    É mesmo necessário um 2º WC. E não temos como o por junto do existente, nem com ligação directa. Pensamos que com a colocação da trituradora, fosse possível outras ligações - como ligação direta ao tubo de queda do prédio, dos esgotos da cozinha. A sanita iria ficar na parede onde está esse tubo de queda, seria ligação direta mesmo direta.

    Outras hipóteses não se vislumbram, só se o tubo da trituradora andasse aos SSS acima do teto falso por várias divisões, até chegar ao outro WC e descer para a zona da outra sanita - penso que isso também não será opção?

    Alguém conhece algum caso ou solução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  10.  # 11

    se puder meta aqui a planta do apartamento pode ser que surja alguma ideia.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelas
  11.  # 12

    Colocado por: marco1se puder meta aqui a planta do apartamento pode ser que surja alguma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Castelas


    Não tenho comigo mas vários olhos já tentaram também, sem sucesso.

    A sanita atual está a uma distância é de 2 ou 3 divisões, mas em diagonal. Não vemos outra hipótese de passar algum cano ou os canos da trituradora. Pelo teto creio não ser indicado, e pelo chão não é possível pois atravessa várias portas (não poderia ficar o degrau).

    É assim tão suspeito o funcionamento de uma trituradora?
  12.  # 13

    Colocado por: Castelas
    Pelo teto creio não ser indicado

    ???
    Teto mesmo teto? Ou seja o caminho seria sanita->Teto->Tubo de descarga?
  13.  # 14

    Castelas
    como queira, há soluções que nem todos conhecem e poderão estar a ver.
    Concordam com este comentário: marize
    • SrR
    • 3 fevereiro 2024

     # 15

    Colocado por: nunogouveia

    Não sei onde isso será válido, parece absurdo.

    Aqui no Porto e arredores, em edifício correntes:
    tubo de queda para sanita: 90mm
    tudo o resto, tubo de 75mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Castelas
    já apanhei varios projectos, ultimamente e na zona do Porto o que me aparece é por ex 125 apanha cozinhas e lavandarias e 110 ou ate 90 apanha varias sanitas, isto em prédios.
    • SrR
    • 3 fevereiro 2024

     # 16

    Ate fui ver um projecto que tenho aqui e tenho 140 (140 em pvc esta descontinuado tem k ser 160) para banca, 2 maq de lavar e 2 condensados, e 110 para as sanitas isto no res chao.
  14.  # 17

    O da cozinha é maior por boas razões. Passa lá o esgoto da máquina de lavar, muitas vezes reage com gorduras do esgoto do lava louça e faz autênticos coagulos que parecem pedra. Juntar a isto um esgoto de uma sanita tem tudo para dar merd@ (literalmente).

    E se tiver vizinhos por baixo normalmente quem se lixa é o do R/c, que terá uma linda surpresa se algum dia isso entupir.
    Concordam com este comentário: marize
  15.  # 18

    Colocado por: casinhaDaAvo
    ???
    Teto mesmo teto? Ou seja o caminho seria sanita->Teto->Tubo de descarga?



    Compreendo e agradeço o tempo de todos, há aqui pontos muito pertinentes, e o tema da espuma das máquinas de lavar a louça também.

    Sim teto mesmo teto.

    Estamos a falar com a Sanitop para perceber melhor a possibilidade de ligar a nova sanita com trituradora, subir ao teto, ir pelo teto falso até à outra casa de banho, e descer para o tubo de esgoto.

    Estamos à procura da eficácia desta solução.
  16.  # 19

    Obrigado pelos avisos e pertinentes recomendações,
    creio que encontramos a forma de levar o tubo da trituradora pelo teto falso até ao tubo de queda da outra sanita.
    Só possível graças a vocês!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  17.  # 20

    continuo a achar que deveria colocar aqui a planta do apartamento.
    A sanitop vai vender um equipamento, mas nao vai lá morar.
    E o projeto dessa "instalação" contempla isolamento acústico? tacos de varejamento nas inflexões de direção?
    Concordam com este comentário: marize, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelas
 
0.0215 seg. NEW