Iniciar sessão ou registar-se
    • TFGM
    • 1 fevereiro 2024 editado

     # 1

    Boa noite a todos,

    Sou arquiteta e estou neste momento a projetar a minha própria casa.
    Inicialmente tínhamos pensado em optar por uma casa térrea, mas algumas condicionantes levaram-nos a optar por uma moradia de rés do chão e primeiro andar.

    A questão é que temos um filho pequeno com necessidades educativas especiais e por isso tenho de ter cuidados redobrados em alguns aspetos, nomeadamente o que me preocupa mais, as escadas.

    Pensei em ter cerca de dois patamares intermédios para que caso o meu filho caia, a queda não seja tão grande, ou caso ele queira se possa sentar um pouco ou descansar entre lanços. Por outro lado, não queria que subir escadas se tornasse um calvário para todos nós. As escadas ficarão na zona da sala, para estarem bem visíveis e preferia que fossem apenas a direito, para não ter ângulos mortos.

    Sabendo que se trata de um pedido algo invulgar, gostaria que compartilhassem comigo exemplos ou sugestões/ideias de escadas que considerem "mais seguras" e confortáveis, que incluam mais que um patamar de descanso, sem pôr em causa o aspeto da segurança.

    Agradeço desde já pela colaboração
  1.  # 2

    Já tive escadas com 2 patamares (acho que eram 7+4+7 degraus com 1.2m de largura) e gostei bastante. Acho as mais seguras e confortáveis, apesar de se "andar" um pouco mais.
    Neste momento tenho de 1 patamar (9+8 com 90cm largura), e apesar de as achar mais bonitas, assustam mais a descer, e dão a sensação de perigo.
    No seu caso, havendo necessidade de cuidados redobrados, optava por 2 patamares, e espaço para elevador no futuro.
    Concordam com este comentário: TFGM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TFGM
    • TFGM
    • 2 fevereiro 2024

     # 3

    Obrigada por compartilhar a sua experiência Rui.
    Tinha receio de que ficasse uma distância a percorrer muito longa, mas já percebi que compensa, pois é mesmo essa sensação de segurança que descreve que procuramos lá para casa.
    Não tinha equacionado ainda a ideia de um elevador (casa de ferreiro, espeto de pau), mas é um bom conselho obrigada, posso deixar o espaço previsto dentro de uns arrumos por exemplo.
  2.  # 4

    Sendo uma escada de tiro, faria pelo menos um patamar intermédio. Vai ter quantos degraus? 17, 18?

    Aconselho a colega a rever a literatura técnica de ergonomia e desenho universal, bem como a legislação referente a Acessibilidades.


    Bibiliografia de referencia - Human dimension and interior space; Neufert; New metric HandBook; DL 163/2006

    Com os dados que recolher da investigação e tendo em consideração as limitações especificas do caso em apreço. Tire as suas conclusões. Afinal de contas tem capacidade está apta tecnicamente a interpretar e prescrever a solução técnica adequada.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TFGM
  3.  # 5

    Em caso de queda, ter uma escada de tiro mesmo que com patamares intermédios, talvez seja mais perigoso pelo facto de haver possibilidade de avançar o patamar para o próximo lanço.
    Neste caso talvez fosse preferível ter apenas 2 lanços com um patamar intermédio.
    A acontecer uma queda, por norma ocorre a meio do lanço ou seja seriam apenas 4 degraus e era amparado pela parede ou gradeamento do patamar.

    Para os foristas que acham que as casas se desenham e não se projetam.
    Isto é a arquitetura, pensar e saber "desenhar" casas adaptadas aos seus usuários.
    Concordam com este comentário: marco1, ECCandy, TFGM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TFGM
  4.  # 6

    Colocado por: zedasilvaEm caso de queda, ter uma escada de tiro mesmo que com patamares intermédios, talvez seja mais perigoso pelo facto de haver possibilidade de avançar o patamar para o próximo lanço.

    concordo.
    Nunca projectei (versão final) nenhuma habitação com escadas de tiro. Por norma tento sempre dissuadir os clientes de optar por isso.
    Já tive no entanto que intervir em situações pré-existentes com escadas de tiro.
    Concordam com este comentário: TFGM
    • TFGM
    • 2 fevereiro 2024

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasSendo uma escada de tiro, faria pelo menos um patamar intermédio. Vai ter quantos degraus? 17, 18?


    Obrigada Pedro, serão 17 degraus (em princípio, poderei ainda adaptar) e estou a considerar 2 patamares intermédios.
    Estou familiarizada com a legislação e material de estudo, contudo procuro sugestões/ conselhos, a nível de experiência de utilização de escadas com vários patamares de descanso e a sua aplicabilidade no dia a dia, enquanto mãe :)
    • TFGM
    • 2 fevereiro 2024 editado

     # 8

    Colocado por: zedasilvaEm caso de queda, ter uma escada de tiro mesmo que com patamares intermédios, talvez seja mais perigoso pelo facto de haver possibilidade de avançar o patamar para o próximo lanço.
    Neste caso talvez fosse preferível ter apenas 2 lanços com um patamar intermédio.
    A acontecer uma queda, por norma ocorre a meio do lanço ou seja seriam apenas 4 degraus e era amparado pela parede ou gradeamento do patamar.

    Para os foristas que acham que as casas se desenham e não se projetam.
    Isto é a arquitetura, pensar e saber "desenhar" casas adaptadas aos seus usuários.
    Concordam com este comentário:marco1,ECCandy,TFGM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TFGM


    Zé tenho de lhe dizer que a sua perspetiva me convenceu a optar por dois lanços de escadas - apesar do espaço ser limitado -, porque de facto um patamar (ou dois) com 1,20 de profundidade que tinha pensado, não é assim tanto que perante uma queda mais gravosa, não permita cair a direito. Fiquei também a pensar que poderia forrar a parede que irá amparar uma possível queda com algum material macio, desde que não seja inflamável.

    O meu filho infelizmente não tem noção das distâncias, nem dos perigos, queria que ele tivesse autonomia em casa para subir e descer à vontade entre pisos, mas sem estar sempre com o coração nas mãos.

    Sem dúvida quanto ao seu ultimo parágrafo, concordo também a 100%, estou sempre a argumentar que as casas devem ser pensadas para nós e não para as visitas, ou apenas para a intenção de vender um dia.
  5.  # 9

    Colocado por: TFGM

    Zé tenho de lhe dizer que a sua perspetiva me convenceu a optar por dois lanços de escadas - apesar do espaço ser limitado -, porque de facto um patamar (ou dois) com 1,20 de profundidade que tinha pensado, não é assim tanto que perante uma queda mais gravosa, não permita cair a direito. Fiquei também a pensar que poderia forrar a parede que irá amparar uma possível queda com algum material macio, desde que não seja inflamável.

    O meu filho infelizmente não tem noção das distâncias, nem dos perigos, queria que ele tivesse autonomia em casa para subir e descer à vontade entre pisos, mas sem estar sempre com o coração nas mãos.

    Sem dúvida quanto ao seu ultimo parágrafo, concordo também a 100%, estou sempre a argumentar que as casas devem ser pensadas para nós e não para as visitas, ou apenas para a intenção de vender um dia.

    Se quiser posso tentar ajudar na parte que concerne á forra da escada em si. Não tenho a menor duvida que terá de ser madeira mas eu sugeriria um mix de madeira com um encabeçado em cortiça para que, caso o menino caia, o impacto nunca seja demasiado forte em “esquina viva sólida”
    Julgo que desta forma, conseguiremos aliar a funcionalidade á estética.
    Concordam com este comentário: TFGM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TFGM
    • TFGM
    • 4 fevereiro 2024

     # 10

    Colocado por: Joao Dias
    Se quiser posso tentar ajudar na parte que concerne á forra da escada em si. Não tenho a menor duvida que terá de ser madeira mas eu sugeriria um mix de madeira com um encabeçado em cortiça para que, caso o menino caia, o impacto nunca seja demasiado forte em “esquina viva sólida”
    Julgo que desta forma, conseguiremos aliar a funcionalidade á estética.
    Concordam com este comentário:TFGM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TFGM


    Muito obrigada João, estava a pensar em alcatifar as escadas e forrar os guarda corpos (corrimão e patamar) porque adicionaria mais alguma segurança mas pouca e teria sempre o perigo do tecido se soltar um pouco, para além de que são precisamente as "esquinas vivas" que me preocupam mais, e dessa forma a sua sugestão da cortiça é simplesmente brilhante! :)
    Diminui bastante o impacto, é um material ecológico e a conjugação com a madeira, parece-me bastante apelativa esteticamente.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 11

    Colocado por: TFGM

    Muito obrigada João, estava a pensar em alcatifar as escadas e forrar os guarda corpos (corrimão e patamar) porque adicionaria mais alguma segurança mas pouca e teria sempre o perigo do tecido se soltar um pouco, para além de que são precisamente as "esquinas vivas" que me preocupam mais, e dessa forma a sua sugestão da cortiça é simplesmente brilhante! :)
    Diminui bastante o impacto, é um material ecológico e a conjugação com a madeira, parece-me bastante apelativa esteticamente.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Se precisar de uma equipa para lhe executar a forra das escadas sempre a pensar no menino mas também tentando conciliar a estética, cá estaremos.
 
0.0193 seg. NEW