Iniciar sessão ou registar-se
    • TFGM
    • 1 fevereiro 2024 editado

     # 1

    Boa noite a todos,

    Sou arquiteta e estou neste momento a projetar a minha própria casa.
    Inicialmente tínhamos pensado em optar por uma casa térrea, mas algumas condicionantes levaram-nos a optar por uma moradia de rés do chão e primeiro andar.

    A questão é que temos um filho pequeno com necessidades educativas especiais e por isso tenho de ter cuidados redobrados em alguns aspetos, nomeadamente o que me preocupa mais, as escadas.

    Pensei em ter cerca de dois patamares intermédios para que caso o meu filho caia, a queda não seja tão grande, ou caso ele queira se possa sentar um pouco ou descansar entre lanços. Por outro lado, não queria que subir escadas se tornasse um calvário para todos nós. As escadas ficarão na zona da sala, para estarem bem visíveis e preferia que fossem apenas a direito, para não ter ângulos mortos.

    Sabendo que se trata de um pedido algo invulgar, gostaria que compartilhassem comigo exemplos ou sugestões/ideias de escadas que considerem "mais seguras" e confortáveis, que incluam mais que um patamar de descanso, sem pôr em causa o aspeto da segurança.

    Agradeço desde já pela colaboração
  1.  # 2

    Já tive escadas com 2 patamares (acho que eram 7+4+7 degraus com 1.2m de largura) e gostei bastante. Acho as mais seguras e confortáveis, apesar de se "andar" um pouco mais.
    Neste momento tenho de 1 patamar (9+8 com 90cm largura), e apesar de as achar mais bonitas, assustam mais a descer, e dão a sensação de perigo.
    No seu caso, havendo necessidade de cuidados redobrados, optava por 2 patamares, e espaço para elevador no futuro.
    Concordam com este comentário: TFGM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TFGM
    • TFGM
    • 2 fevereiro 2024

     # 3

    Obrigada por compartilhar a sua experiência Rui.