Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho quadro com luz monofásica. Agora para umas obras preciso ligar uma grua com luz trifásica. Segundo o construtor existem umas tomadas trifásicas que dá para ligar à rede e conseguir a luz trifásica para a grua.
    Alguém sabe como funciona?

Obrigado!
  2.  # 2

Existem uns conversores... Mas falta saber se ainda ssim consegue chegar à potencia necessária.
    Este senhor diz que fornece:
    https://www.olx.pt/d/anuncio/conversor-monofsico-trifsico-IDtr63f.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreFil
  3.  # 3

Colocado por: AndreFilSegundo o construtor existem umas tomadas trifásicas que dá para ligar à rede e conseguir a luz trifásica para a grua.

Isso não existe. Eventualmente daria se já tivesse instalação trifásica.

Eu acho que vai ter de pedir à E-Redes uma instalação provisória para obras. Sabe que potência vai ser preciso para alimentar a grua? Penso que isso terá que ser feito por um técnico certificado e conforme a potência necessária para a grua pode precisar também de certificação.

Aguarde pela resposta de outros usar que há por cá alguns com mais experiência nessas andanças e certamente lhe vão dar respostas mais concretas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreFil
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasExistem uns conversores... Mas falta saber se ainda ssim consegue chegar à potencia necessária.
    Este senhor diz que fornece:
    https://www.olx.pt/d/anuncio/conversor-monofsico-trifsico-IDtr63f.html

Olha desconhecia...mas 1500W duvido muito que dê para uma grua
  5.  # 5

Colocado por: elfo106

Isso não existe. Eventualmente daria se já tivesse instalação trifásica.

Eu acho que vai ter de pedir à E-Redes uma instalação provisória para obras. Sabe que potência vai ser preciso para alimentar a grua? Penso que isso terá que ser feito por um técnico certificado e conforme a potência necessária para a grua pode precisar também de certificação.

Aguarde pela resposta de outros usar que há por cá alguns com mais experiência nessas andanças e certamente lhe vão dar respostas mais concretas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AndreFil

Sinceramente não me parece ezequivel, mas digo eu que pouco entendo de eletricidade...qd tive luz das obras tinha a trifásica 20.97, mesmo que agora mude para os 10.35 (limite máximo para o qual tenho certificação elétrica) não iria chegar para a grua...
  6.  # 6

Banha da cobra só existe porque alguém a compra…
  7.  # 7

Colocado por: bettencourtBanha da cobra só existe porque alguém a compra…

??
  8.  # 8

Na realidade existem alguns inversores que permitem ligar um motor trifásico a uma rede monofásica permitindo até o controle da velocidade do motor. No entanto só para baixas potencias e pouco difundidos por serem pouco eficientes e fiáveis. Estes dispositivos são normalmente provenientes da China.

Também se pode ligar um motor trifásico a uma rede monofásica com a chamada ligação „Steinmetz“ em que é necessário aplicar um condensador devidamente dimensionado. Neste caso não há a possibilidade de regular a velocidade do motor, sendo no entanto possível a inversão de marcha através das ligações. Neste tipo de aplicação a eficiência do motor também tem uma redução significativa.

Para alimentar uma grua trifásica, a melhor solução é, como já foi dito acima, pedir uma ligação trifásica apropriada a um distribuidor.

Também há a possibilidade de alimentar a grua com um gerador adequado desde que economicamente seja viável. Neste caso há que tomar um cuidado especial na escolha do gerador devido ao facto de as gruas hoje em dia estarem maioritariamente equipadas elas próprias com inversores de frequência para controle de velocidades que não podem ser alimentados por um qualquer gerador sob o risco de os inversores de frequência sofrerem graves danos.

No caso de a grua ser de aluguer e visto já ter uma ligação monofásica, pode tentar alugar uma grua monofásica porque também as há e neste caso poderia pedir simplesmente um aumento de potência caso a instalação esteja preparada para isso. Esta opção depende naturalmente das exigências em relação à capacidade da grua, pois uma grua monofásica tem claramente menos capacidade do que uma trifásica.
    Concordam com este comentário: tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, ClioII, kokinhas

0.0135 seg. NEW