Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a tentar alugar um apartamento e tenho o interesse de uma pessoa de 79 anos.

    Um amigo avisou-me que pode haver riscos no caso de alugar a uma pessoa idosa. Por exemplo o despejo pode ser complicado mesmo se a pessoa não pagar a renda ou mesmo se no futuro precisar do imóvel para mim.

    Não sendo perito nestes temas nem o meu amigo, queria perguntar o que tenho de ter em conta nesta situação.
    • zeto
    • 2 fevereiro 2024 editado

     # 2

    Só a partir de 15 anos, de ela lá morar é que irá ter dificuldade de o pôr fora de casa portanto não tenha receio, como também o pode por fora a qualquer altura , caso necessite a casa para si ou para um filho seu, não pode ter é outra residência,
    Espero ter ajudado
  2.  # 3

    Eu não arrendo a ninguém com essa idade!
  3.  # 4

    Colocado por: SupporterEu não arrendo a ninguém com essa idade!
    E não acha interessante partilhar os seus receios aqui no fórum?
  4.  # 5

    Colocado por: BelhinhoE não acha interessante partilhar os seus receios aqui no fórum?


    Simples: caso o senhorio precise de forma legítima da casa e essa pessoa se recuse a sair por "não ter para onde ir", não há um juiz neste país que dê uma ordem de despejo contra uma pessoa dessa idade. Infelizmente às vezes a intenção é boa (querer proteger os mais frágeis) mas acaba por ter o efeito inverso por dificultar o acesso destas pessoas ao arrendamento.
    Concordam com este comentário: sognim, zed, AlexMontenegro
  5.  # 6

    Se realmente pondera alugar a casa a uma pessoa dessa idade, o ponto de partida seria pedir um historial ao idoso, onde ele esteve alojado nos últimos 5 anos, e os respectivos comprovativos de pagamento ao antigo senhorio para se certificar que é/foi fiel pagador. Facilmente encontra o antigo senhorio e até fala directamente com ele.

    Se os dados forem fabricados, também é relativamente fácil perceber e descartar logo.

    E claro, folha do IRS ou similar para comprovar os rendimentos anuais disponíveis.

    Não se esqueça que estatisticamente, alguém de 79 anos já está a chegar ao fim do prazo de validade, se ele deixar de pagar logo no segundo mês, o mais provável é que acabe por morrer no seu imóvel antes de conseguir tira-lo de lá.
    E depois para reaver o dinheiro, dependendo da herança, ainda poderá entrar em "guerrilhas" com os herdeiros, sem garantias que possa reaver alguma coisa.
    • MDM
    • 3 fevereiro 2024

     # 7

    Os meus pais tiveram um problema desses. O idoso até dizia que a casa era dele.

    Depois morreu.
 
0.0124 seg. NEW