Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Em dezembro gastamos 950kWh da rede e 285kWh dos paineis. É tudo elétrico cá, água, cozinhar, carro, aquecimento, etc.
    O problema ai está no fornecedor..pelos 950kWh paguei 90€ (já com as taxinhas)...este mes foi menos 100kWh (por causa deste tempo quentinho) e paguei 132€ por causa da subida das TAR.
    Com o tarifário que tenho agora, esses 1000kWh seriam 145€c/IVA (+ as taxinhas), bem longe dos valores que referiu.
    Cancele esse pack, vá ao facebook, entre no grupo das tarifas de energia. Poupa uma batelada de dinheiro e pouco trabalho dá.
  2.  # 42

Colocado por: IkoEu acho é que os impostos nas facturas deviam reflectir em quem consome mais sem razão para isso. Eu tento ser ecológico e acho que acabo por ser mais prejudicado.

Eu consumo entre 150kWh a 200kWh, e trabalho em casa e estou quase sempre em casa, não é uma casa museu que na verdade só se lá vai dormir.
    Acho um exagero consumir 1500kwh por mês, pode ser normal mas lá está depende dos luxos.

Luxos? Esses consumos altos geralmente estão ligados ao AQS e climatização da casa, longe de ser um "luxo" poder tomar banho de água quente e ter a casa confortável.
    Mesmo fora do inverno gasto sempre 550/600kWh e com o apoio solar (excluindo a produção solar e incluindo os ~250kWh que o carro gasta).

De salientar que está sempre gente em casa porque estamos em teletrabalho.
    Concordam com este comentário: mica
  3.  # 43

os 1000kWh só podem estar relacionados com a climatização da casa. O que tem? AC, aquecedores a oleo, outros tipos de aquecedores?

cá em casa a media de consumo é à volta dos 300kWh, embora no inverno tenha meses de 500Kwh, devido ao AQS. sem sol para os paineis não existem milagres.
  4.  # 44

...
  5.  # 45

Assumindo um Tesla que se carrega 2x por semana, serão 80kWh x 2 dias X 4 semanas = 640kWh/mes. O que não me parece normal é dizer que antes e depois do carro elétrico o consumo é semelhante. Com carro elétrico, 1MWh nos meses de inverno para manter uma casa minimamente confortável não me parece nada de extraordinário, contanto que tanto em dezembro foram meses bastante frios. O que se paga pelo 1MWh são outros quinhentos, mas para isso já temos um tópico bom aqui ao lado.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  6.  # 46

Colocado por: tigoncalAssumindo um Tesla que se carrega 2x por semana, serão 80kWh x 2 dias X 4 semanas = 640kWh/mes

Assumindo que faz mais de 4000 km por mês...
    Concordam com este comentário: bettencourt, tigoncal
  7.  # 47

Colocado por: rjmsilva

Assumindo que faz mais de 4000 km por mês...
    Concordam com este comentário:bettencourt,tigoncal
    Nem estou sequer a por isso em causa, que parece no entanto nao ser o caso. O que me causa estranheza é passar a ter um EV e nao ter notado diferença. Onde quero chegar é que só no EV, há uma variável demasiado grande que não conhecemos que pode justificar metade desse confumo aparentemente excessivo - não é certamente irrelevante, mesmo que faça 1000kms.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8.  # 48

Colocado por: callinasA maioria dos gastos de uma casa quando falamos em 700 kWh ou mais, tem a ver com climatização, AQS, placa/forno.

Neste tempo frio, a água que anda na rede também está bem fria, penalizando as AQS e o consumo máquinas.

Está frio, a BC também precisa mais energia tanto para climatização como AQS, não há milhares.
    Muito diferente a energia gasta a climatizar no mês de outubro comparado com mês de dezembro.
      Screenshot_2024-02-05-05-12-54-732-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
      Screenshot_2024-02-05-05-13-20-890-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg

Calinas, o que é que você usa para saber os consumos de cada equipamento?
  9.  # 49

Penso que usa shelly em cada equipamento.
  10.  # 50

Uma tomada Shelly assim ?

https://shelly.pt/shelly-plug/
  11.  # 51

Colocado por: QuakeUma tomada Shelly assim ?

https://shelly.pt/shelly-plug/

Provavelmente a resposta é sim e não. É essa marca de equipamentos sim, mas a escolha do aparelho depende do que se quer medir, ou seja, provavelmente inclui desde shelly plugs (dá para MLR/MLL) até shelly EMs (para medir potencias maiores como provavelmente a BC/resistência).
    • Joseba
    • 6 fevereiro 2024 editado

# 52

Eu aposto em AC para climatizar a casa e tambem em acertos de fatura (devido a leituras estimadas).

Porque com todo o respeito, se o user tivesse um pouco mais de conhecimento dava nos a conhecer o consumo exacto, a potencia (edit: 6.9 kVa), e o preço dessas 2 variáveis...
    Concordam com este comentário: Dias12
  12.  # 53

Colocado por: Quake

Calinas, o que é que você usa para saber os consumos de cada equipamento?

Muitos shelly. Tudo começa com um shellly EM com duas pinças, mede o que entra e sai. Depois um par de tomadas Shellly plug S, para ir medindo alguns equipamentos, que vais trocando. Quando chega o natal ofereces uma prenda a ti próprio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: modular, bluthunder82, Quake
      Screenshot_2024-02-06-13-58-38-935_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
      Screenshot_2024-02-06-13-58-36-516_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
      Screenshot_2024-02-06-13-58-31-972_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
      Screenshot_2024-02-06-13-59-08-256_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
      Screenshot_2024-02-06-13-59-00-793_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
    • FFAD
    • 8 fevereiro 2024

# 54

Colocado por: VarejoteLigando AC's, placa indução, forno, BC AQS, em Janeiro gasto na boa 600kwh mês, Dezembro até foi lá o natal e ano novo com família, até foram 700kwh, Fevereiro em diante já baixa.

Água a média são 12m3 mês, boa parte dela em AQS.

Quem quer rir, tem de fazer rir.

é tipo eu...
  13.  # 55

Eu gastei 1047kw e paguei preço final 165€, já com taxas e taxinhas. Estou na LuzBoa indexado.

Cumprimentos
    • modular
    • 11 fevereiro 2024 editado

# 56

Pequeno update: tinha as tomadas todas da cozinhas sem terra. Um conector estava desligado. Esta situação estava há pelo menos uns 7 anos. Se isto poderá ter causado os consumos elevados? Não sei. Dúvido.

Vou comprar uma tomada Shelly ou algo do género e andar a medir eletrodoméstico a eletrodoméstico para tentar perceber o que se passa. Nenhum técnico que veio cá faz menor ideia... Não acho normal um T3 ter consumos mensais a rondar constantemente os 220-300 euros.
    • size
    • 11 fevereiro 2024

# 57

Colocado por: modularPequeno update: tinha as tomadas todas da cozinhas sem terra. Um conector estava desligado. Esta situação estava há pelo menos uns 7 anos. Se isto poderá ter causado os consumos elevados? Não sei. Dúvido.

Não me parece que esse facto possa concorrer para o consumo que refere. Pelo contrário.

Vou comprar uma tomada Shelly ou algo do género e andar a medir eletrodoméstico a eletrodoméstico para tentar perceber o que se passa. Nenhum técnico que veio cá faz menor ideia... Não acho normal um T3 ter consumos mensais a rondar constantemente os 220-300 euros.

Nunca a dimensão de um apartamento (T3) pode servir de base ao consumo de energia, Sim, o numero de pessoas e, essencialmente, os seus hábitos de conforto...
  14.  # 58

Sim, estava a generalizar. Mas... e muito resumidamente:

- aquecimento por AC, mas é raro utilizar. E quando ligo, é sempre por pouco tempo
    - máquinas de lavagem de louça sempre em modo ECO
    - aquecimento de águas é por gás
    - todos os eletrodomésticos são recentes, e portanto com atenção aos consumos
    - toda a iluminação em LEDs

Vou comprar vários Shelly e espalhar pelos eletrodomésticos que em teoria gastam mais, a ver no que dá.
  15.  # 59

Precisa de um shellly em para o quadro elétrico.

E depois arranje as tomadas

O seu problema não está no 1000 kWh mas no tarifário.
    Eu este mês gastei 1500 kWh e paguei menos que o Sr.
      Screenshot_2024-02-11-11-03-42-313-edit_com.android.chrome.jpg
  16.  # 60

Colocado por: callinasPrecisa de um shellly em para o quadro elétrico.

E depois arranje as tomadas

O seu problema não está no 1000 kWh mas no tarifário.
    Eu este mês gastei 1500 kWh e paguei menos que o Sr.
      Screenshot_2024-02-11-11-03-42-313-edit_com.android.chrome.jpg

O problema não é só no tarifário, tb deve ter algum problema em outro sitio.
    Se for como descrito em cima algo está mal.
    Nem água quente é a eletricidade, eletrodomésticos minimamente recentes e ac quase não usa. Não é normal. Eu neste meses mais frios com 4 ac a usar regularmente e 1 criança que só está bem com as luzes todas ligadas o máximo é 550kwh

0.0278 seg. NEW