Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Pereira_89


    Eu queria deixar o gasoleo para AQS mas cisto bem esses consumos acho melhor estar quieto🤔🤔


    Meta uma bomba de calor, não vai ter consumos nada parecidos com aquilo. 400kwh/mês para AQS para 3 pessoas é uma barbaridade.
  2.  # 2

    Tenho gasto entre 350/450kwh mês. Tudo elétrico em casa BC para tudo. E ainda máquinas para as bricolas e bomba de poço para uso ocasional lavar carros e etc. com as temperaturas mais amenas deve ser menos o consumo do próximo mês. Somos 3 em casa mais dois patudos.
  3.  # 3

    Atenção, as variáveis são tantas que não é possível dizer que existe um valor razoável.
    Temos as temperaturas interiores vs exteriores vs isolamentos vs exposições solares vs áreas vs alturas vs equipamentos vs tubagens… esqueçam as médias dos outros e tentem melhorar o custo benefício, cada caso é um caso
    Concordam com este comentário: Peper87, Dias12, rui.fern, hangas
    • Iko
    • 4 fevereiro 2024

     # 4

    Eu acho é que os impostos nas facturas deviam reflectir em quem consome mais sem razão para isso. Eu tento ser ecológico e acho que acabo por ser mais prejudicado.

    Eu consumo entre 150kWh a 200kWh, e trabalho em casa e estou quase sempre em casa, não é uma casa museu que na verdade só se lá vai dormir.
    Acho um exagero consumir 1500kwh por mês, pode ser normal mas lá está depende dos luxos.
  4.  # 5

    Colocado por: IkoEu acho é que os impostos nas facturas deviam reflectir em quem consome mais sem razão para isso. Eu tento ser ecológico e acho que acabo por ser mais prejudicado.

    Eu consumo entre 150kWh a 200kWh, e trabalho em casa e estou quase sempre em casa, não é uma casa museu que na verdade só se lá vai dormir.
    Acho um exagero consumir 1500kwh por mês, pode ser normal mas lá está depende dos luxos.


    Luxos? 150/200kwh mês gasta um termoacumulador para 4 pessoas, a minha BC gasta uns 90kwh só para AQS.

    Então nem vale a pena falar de AC's, aquecedores a óleo, toalheiros elétricos, PRH, placa indução, forno entre outros.

    O meu carro também gasta pouco, mas só anda ao fim de semana e viagens, o de trabalho é que faz uns 1500km mês.
    Concordam com este comentário: mica
    • spvale
    • 4 fevereiro 2024 editado

     # 6

    Tenho Gás natural e aquecimento por radiadores, eletrodomésticos A++, 135kwh eletricidade, paguei o mesmo de eletricidade como de Gás na EDP, 88 euros total da fatura.
    No verão pago 45/50 euros
    Difícil de compreender e comparar pelas diferentes variáveis
  5.  # 7

    1000kws?? Por um lado, pelo menos tem muito por onde conseguir poupar. Mau seria de não soubesse de onde vinha esse consumo.

    1) 1000kw são uns 230 euros em factura. Verifique o que é que está a pagar extraordinariamente e mais caro. Compare com a factura do vizinho.

    2) 1000kw por mês é muito! Para 2 adultos e duas crianças...
    Comece por alterar os hábitos. 1 a 2 lavagens de maquina de lavar louça por dia...? É mesmo necessário?
    Somos 2 adultos e duas crianças. Nem sequer temos máquina de lavar louça em casa. É lavar após usar. É um hábito que se cria e funciona.
    Máquina de secar roupa: não consegue evitar a utilização? São um monstro de consumo.
    Máquina de lavar roupa: lave a frio ou 30graus, raramente precisa de mais. Se usa 60 ou 90graus, é natural o consumo excessivo ao final do mês.

    Tenho tudo a electricidade, nada a gás: nos 2 a 3 meses em que mais abusamos de aquecedor o consumo pode atingir os 300kw. De resto, sempre uns 170kw por mes / 40 euros. Trmos tudo a electricidade: termoacumulador, placa fogão, forno...
  6.  # 8

    Colocado por: rjmsilva

    Isto não é normal.


    Talvez, mas não tenho forma de testar, pelo menos por enquanto, já que não tenho acesso fácil à cobertura para ver a instalação ou como estão a funcionar os equipamentos. No entanto, sei que a água aqueceu até ficar morna (em Novembro), mas como cá em casa é proibido não ter água (bem) quente para banhos, é difícil fazer experiencias.
  7.  # 9

    Que interessa ter tudo elétrico se praticamente não tem uso.

    Não tarda estamos a comparar quem janta fora por menos de 10€.
    Concordam com este comentário: rui.fern
    • mica
    • 4 fevereiro 2024

     # 10

    Colocado por: ridjumbambo1000kws?? Por um lado, pelo menos tem muito por onde conseguir poupar. Mau seria de não soubesse de onde vinha esse consumo.

    1) 1000kw são uns 230 euros em factura. Verifique o que é que está a pagar extraordinariamente e mais caro. Compare com a factura do vizinho.

    2) 1000kw por mês é muito! Para 2 adultos e duas crianças...
    Comece por alterar os hábitos. 1 a 2 lavagens de maquina de lavar louça por dia...? É mesmo necessário?
    Somos 2 adultos e duas crianças. Nem sequer temos máquina de lavar louça em casa. É lavar após usar. É um hábito que se cria e funciona.
    Máquina de secar roupa: não consegue evitar a utilização? São um monstro de consumo.
    Máquina de lavar roupa: lave a frio ou 30graus, raramente precisa de mais. Se usa 60 ou 90graus, é natural o consumo excessivo ao final do mês.

    Tenho tudo a electricidade, nada a gás: nos 2 a 3 meses em que mais abusamos de aquecedor o consumo pode atingir os 300kw. De resto, sempre uns 170kw por mes / 40 euros. Trmos tudo a electricidade: termoacumulador, placa fogão, forno...


    lavar a loiça a cada utilização isso é poupar? e o gasto de água enorme que tem?
    Concordam com este comentário: Peper87
    • mica
    • 4 fevereiro 2024

     # 11

    Colocado por: VarejoteQue interessa ter tudo elétrico se praticamente não tem uso.

    Não tarda estamos a comparar quem janta fora por menos de 10€.
    Concordam com este comentário:rui.fern

    se as pessoas nem almoçarem nem jantarem em casa, nós somos 3 adultos 2 crianças, 1 cão e 1 gato...casa sempre aquecida a 22 graus.
    meti painéis solares os últimos 3 dias gastei 20kwh PQ está sol.
  8.  # 12

    Colocado por: mica
    se as pessoas nem almoçarem nem jantarem em casa, nós somos 3 adultos 2 crianças, 1 cão e 1 gato...casa sempre aquecida a 22 graus.
    meti painéis solares os últimos 3 dias gastei 20kwh PQ está sol.


    Paineis solares térmicos para AQS, ou mesmo fotovoltaicos.
    Em em AC's nestes dias não gastei nada, não liguei porque tenho a casa a 20°C.

    Estamos a falar de consumos de tudo sem fotovoltaicos.
    • mica
    • 4 fevereiro 2024

     # 13

    Colocado por: Varejote

    Paineis solares térmicos para AQS, ou mesmo fotovoltaicos.
    Em em AC's nestes dias não gastei nada, não liguei porque tenho a casa a 20°C.

    Estamos a falar de consumos de tudo sem fotovoltaicos.


    gastei 20kwh total da casa... painéis fotovoltaicos. qual a área aquecida de sua casa?
  9.  # 14

    Colocado por: mica

    gastei 20kwh total da casa... painéis fotovoltaicos. qual a área aquecida de sua casa?


    Tenho AC's, gastei zero porque não os liguei.
    Tenho a casa a 20°C sem ligar aquecimento.
  10.  # 15

    Colocado por: Varejote

    Tenho AC's, gastei zero porque não os liguei.
    Tenho a casa a 20°C sem ligar aquecimento.
    com os dias de “verão” que tem estado por aqui temos tido a casa sempre entre os 21/22. Sem nada ligado. Até desliguei o PRH. As mínimas ainda baixam para os 5/6 durante a noite mas durante dia chegam a atingir os 20! Consumos da casa rondam a média de 9kwh diários para tudo.
      IMG_1397.png
  11.  # 16

    Colocado por: Peper87com os dias de “verão” que tem estado por aqui temos tido a casa sempre entre os 21/22. Sem nada ligado. Até desliguei o PRH. As mínimas ainda baixam para os 5/6 durante a noite mas durante dia chegam a atingir os 20! Consumos da casa rondam a média de 9kwh diários para tudo.
      IMG_1397.png


    Deduzo que tenha fotovoltaicos.
  12.  # 17

    Colocado por: Varejote

    Deduzo que tenha fotovoltaicos.


    Colocado por: Varejote

    Deduzo que tenha fotovoltaicos.
    não tenho. Mas durante a semana apenas jantamos em casa. A MLL trabalha 1a vez num intervalo de 2/3 dias a de MLR e secar idem. A BC em AQS é quando a temp atingem 6º abaixo do setpoint (no meu caso o setpoint são 48) geralmente é uma vez por dia após os banhos. Também ainda não tenho Shelly’s para controlo de consumo. Tenho ido espreitar o contador todos os dias antes de ir para cama 😅
  13.  # 18

    A maioria dos gastos de uma casa quando falamos em 700 kWh ou mais, tem a ver com climatização, AQS, placa/forno.

    Neste tempo frio, a água que anda na rede também está bem fria, penalizando as AQS e o consumo máquinas.

    Está frio, a BC também precisa mais energia tanto para climatização como AQS, não há milhares.
    Muito diferente a energia gasta a climatizar no mês de outubro comparado com mês de dezembro.
      Screenshot_2024-02-05-05-12-54-732-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
      Screenshot_2024-02-05-05-13-20-890-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
  14.  # 19

    Em relação há máquina da roupa, a nossa lava 2 e 3 vezes ao dia, escusam dizer que é um exagero lavar tantas vezes,
    A máquina de lavar louça, lavando uma a duas vezes por dia anda em valores semelhantes ao da máquina de lavar roupa.
    Já agora:
    https://greenefact.sapo.pt/fact-check/e-mais-eficiente-barato-e-sustentavel-lavar-a-loica-a-mao-que-na-maquina/
      Screenshot_2024-02-05-05-18-05-301-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
  15.  # 20

    Máquina de secar nos últimos 30 dias
      Screenshot_2024-02-05-05-36-24-268-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
 
0.0282 seg. NEW