Boa tarde, quero dividir uma casa em 2 e alugar independentemente com despesas incluidas. Tenho que mexer na caderneta perdial ou posso so dividir fisicamente? Quais os custos burucraticos?
Primeiro, divide fisicamente, de modo que cada parte possibilite uma utilização independente. Depois, requer nas Finanças a nova classificação do imóvel.
Colocado por: sizePrimeiro, divide fisicamente, de modo que cada parte possibilite uma utilização independente. Depois, requer nas Finanças a nova classificação do imóvel.
A sério que é assim? Parece-me que não.
Primeiro contrata um arquiteto para ver se é possivel, e caso seja possivel avança com o projeto. Depois do projeto concluído atualiza a certidao no registo predial e por fim é que se vai às finanças.
Expediente meramente fiscal... Referi-me a dividir para efeitos de arrendamento. Possivelmente, com 2 portas... Imóvel em propriedade total com andares ou divisões suscetíveis de utilização independentes
Pode separar as zonas a arrendar e fazer arrendamentos de partes de casa como se fossem quartos ou anexos. As Finanças se pagar os impostos não chateia nada e as Camaras muito menos. O problema maior é o fornecimento de agua e luz porque não pode ter contadores separados. Mas pode criar uma zona de contadores em nome do senhorio e depois ter contadores particulares em cada divisão. O risco é maior mas facilmente gerivel.