Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou em fase inicial de construção de uma moradia e gostava de implementar já de raiz um bom sistema de domotica. Sendo eu da área de software e automação profissionalmente, gostava de fazer eu a parte de integração.

    Já pesquisei bastante e até este momento o que me pareceu mais fiável é modular foi fazer a domotica com recurso a um PLC, interruptores de impulso ligados ao plc e depois ter um raspberry a fazer ligação com o HA.
    Ainda estou à espera de orçamento para a parte de cablagem e instalação, por isso não sei quanto será o tombo. Mas tenho a perfeita noção que será grande devido a ter muito cabo a passar.

    Hoje novamente a pesquisar, surgiu a ideia de usar interruptores KNX com o PLC (usando uma gateway de interface). Os interruptores são mais caros, mas poupava muito dinheiro em cablagem.
    O meu único problema é que nunca usei este tipo de gateway e não tenho como arranjar uma para fazer testes.

    Alguém aqui já usou? Opiniões sobre este sistema?
    Também aceito outro tipo de sugestões para puder usar com um PLC a fazer o controlo.

    Edit: se alguém souber onde posso alugar algum material knx, também era porreiro.
  2.  # 2

    Também vou instalar KNX e usar o HA.

    Como diz precisa do IP gateway mas isso só vai ser a ponte da rede KNX com a sua rede de intranet, vai precisar de fazer a programação do sistema KNX com o software ETS e depois é adicionar os group adresse no HA para comunicar com o sistema, isto de uma maneira simplificada.
  3.  # 3

    Colocado por: tiagodiafTambém vou instalar KNX e usar o HA.

    Como diz precisa do IP gateway mas isso só vai ser a ponte da rede KNX com a sua rede de intranet, vai precisar de fazer a programação do sistema KNX com o software ETS e depois é adicionar os group adresse no HA para comunicar com o sistema, isto de uma maneira simplificada.


    Segundo o que já estive a ler, por exemplo neste link a programaçãoo da parte knx neste caso deve ser s]o para programar os endereços de cada dispositivo.
    No entanto,penso que assim iria conseguir poupar algum valor e ficar com um sistema mais modular e um sistema não fechado.
  4.  # 4

    Ter atenção em não confundir os endereços dos dispositivos e endereços de grupo, que é "aquilo" que controla os dispositivos, por exemplo para acender uma luz tem de ter um interruptor e um atuador, vai ter um endereço de grupo ligado a um canal de cada um dos dispositivos, depois no HA se quiser acender a mesma luz, usa esse endereço de grupo também.

    Isto tem de ser configurado no ETS e carregado para o sistema KNX.

    Para mim o KNX é dos melhores sistemas que pode usar, pode ter uma poupança em cablagem depende de como fizer a coisa, por exemplo eu para reduzir a cablagem da iluminação vou usar DALI, caso contrário tinha de ter linhas diretas ao quadro de cada circuito de luz que queria controlar
    Concordam com este comentário: Easidomo
  5.  # 5

    A seguir
  6.  # 6

    Boa Noite Sou Programador KNX
    Concordo com o que diz O tiagodiaf
    Andre309 sim é possível integrar o knx com Um PLC tem de ter é uma Gateway para isso.
    Se precisar de ajuda disponha.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  7.  # 7

    Boa tarde a todos, no seguimento desta discussão, tenho knx da hager em casa mas queria colocar um interface ip para poder ligar ao HA.
    A minha dúvida é onde ligar o bus, posso ligar diretamente ao programador tebis ts 100?

    Obrigado pela ajuda
  8.  # 8

    Viva.

    O interface IP tem um conector para o bus KNX. Pode ligar a qualquer dispositivo que tenha bus. Presumo que seja essa a dúvida.
    Não sei se percebi bem a pergunta :P
  9.  # 9

    Bom dia sim era essa a minha dúvida, se existia algum equipamento específico onde ligar o interface ip para conseguir comunicar com a instalação de casa.

    Obrigado pela ajuda
  10.  # 10

    Tem a entrada de bus e ethernet
  11.  # 11

    tiagodiaf


    Poderá facultar-me o instalador do seu sistema KNX com HA?
    Vou começar a construir a minha moradia, e gostaria de instalar o mesmo sistema!

    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: mushin

    Poderá facultar-me o instalador do seu sistema KNX com HA?
    Vou começar a construir a minha moradia, e gostaria de instalar o mesmo sistema!

    Obrigado
    o meu sistema ainda não está instalado, mas mande-me email que lhe envio todos os meus contactos a quem pedi orçamento. Em princípio até farei eu tudo ou quase tudo.
  13.  # 13

    Tb estou a processo de começar a construir uma casa, mas eu gostava de ter os estores automático, faz sentido ter só os estores usando o KNX em vez dos tipicos shelly 2.5 em cada um dos estores.
    Digo isto pq estou a falar de 12 janelas.
  14.  # 14

    Acho que tenho o mesmo numero de janelas só com dois shellys. É uma questão de querer comandar individualmente cada janela, ou grupos de janelas.


    Colocado por: diogopmsTb estou a processo de começar a construir uma casa, mas eu gostava de ter os estores automático, faz sentido ter só os estores usando o KNX em vez dos tipicos shelly 2.5 em cada um dos estores.
    Digo isto pq estou a falar de 12 janelas.
  15.  # 15

    > Acho que tenho o mesmo numero de janelas só com dois shellys. É uma questão de querer comandar individualmente cada janela, ou grupos de janelas.

    Como é que fez as ligações e o esquema eletrico, consegue subir individualmente cada estore no local? Está no quadro eletrico?
  16.  # 16

    Faça as contas, para KNX vai precisar sempre de fonte de alimentação um atuador de 24 canais, um router IP, a programação disso consegue com o ETS trial visto ser pouca coisa. Ainda tem de ter linhas diretas até ao atuador
  17.  # 17

    Colocado por: Andre309Boa tarde a todos,

    Estou em fase inicial de construção de uma moradia e gostava de implementar já de raiz um bom sistema de domotica. Sendo eu da área de software e automação profissionalmente, gostava de fazer eu a parte de integração.

    Já pesquisei bastante e até este momento o que me pareceu mais fiável é modular foi fazer a domotica com recurso a um PLC, interruptores de impulso ligados ao plc e depois ter um raspberry a fazer ligação com o HA.
    Ainda estou à espera de orçamento para a parte de cablagem e instalação, por isso não sei quanto será o tombo. Mas tenho a perfeita noção que será grande devido a ter muito cabo a passar.

    Hoje novamente a pesquisar, surgiu a ideia de usar interruptores KNX com o PLC (usando uma gateway de interface). Os interruptores são mais caros, mas poupava muito dinheiro em cablagem.
    O meu único problema é que nunca usei este tipo de gateway e não tenho como arranjar uma para fazer testes.

    Alguém aqui já usou? Opiniões sobre este sistema?
    Também aceito outro tipo de sugestões para puder usar com um PLC a fazer o controlo.

    Edit: se alguém souber onde posso alugar algum material knx, também era porreiro.


    Boas.

    Não lhe ficará mais barato usar os módulos de saídas em KNX e fazer toda a domótica recorrendo a KNX?

    Hoje em dia, conseguem-se arranjar módulos de saídas KNX por bom preço. Exemplos:

    Módulo MDT de 16 saídas (para estores ou luzes):
    https://www.my-knx-shop.net/hausautomation/knx/mdt/schaltaktoren/aku-serie-reg-universal-schaltjalousieaktor/8743/mdt-aku-1616.03-universalaktor-16-fach-8te-reg-16a-230vac?number=AKU-1616.03

    Pelo preço, cada saída binária fica-lhe a 17 € já com IVA. Não há nenhum PLC industrial que tenha um preço por saída binária (a relé) mais em conta que isto. E eu trabalho em automação industrial.

    Pode manter sempre um PLC simples (por exemplo um S7 1200 mais básico) e fazer muita da lógica com o PLC a comunicar com o Homeassistant. Até um Arduino OPTA lite serve. (já tem Ethernet e comunica com o homeassistant via MQTT). Depois coloca o Homeassistant a comunicar com o Bus do KNX através da gateway KNX-IP. A solução Arduino é boa, mas terá de estar familiarizado com a plataforma.

    Vai sempre precisar de ter o ETS para programar os componentes KNX e criar todos os endereços de grupo necessários.

    Em relação aos sensores a espalhar pela casa, poderá usar módulos de entradas binárias MDT. Exemplo:

    https://www.my-knx-shop.net/hausautomation/knx/mdt/binaereingaenge/be-serie-reg-fuer-potentialfreie-kontakte/25935/mdt-be-16000.02-binaereingang-16-fach-8te-reg-ausfuehrung-potentialfrei?c=3847

    Fica-lhe cada entrada binária por 15 € já com IVA.

    Em relação aos interruptores de pulso, coloca por trás deles um módulo de 4 entradas binárias para interruptor:

    https://www.my-knx-shop.net/hausautomation/knx/mdt/binaereingaenge/be-serie-up-tasterinterface-fuer-potentialfreie-kontakte/25928/mdt-be-04001.02-tasterschnittstelle/tasterinterface-4-fach-up-ausfuehrung-potentialfrei?number=BE-04001.02

    Estes módulos também permitem ligar sensores de presença, inundação, fumo, gás, etc (usa o contacto NO do relé que existe nestes sensores) .

    Custa-lhe 11 € por entrada binária e já fica ligado ao Bus do KNX. Depois com a programação... o céu é o limite!

    É assim que estou a fazer a domótica da minha casa.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  18.  # 18

    Hoje em dia já não há desculpas para não ir para KNX.
    Quais shellys, quais arduinos, quais quê.

    Se for para remodelação de casas, ainda estou como o outro....agora para moradias feitas de raíz? KNX, sempre.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  19.  # 19

    A solução KNX é, no mínimo, 4x mais dispendiosa do que usar, por exemplo, um controlador baseado em ESP32 com relés. Ie. https://www.kincony.com/arduino-esp32-8-channel-relay-module-kc868-a8.html

    Levar a iluminação ao quadro e os interruptores ao quadro (qualquer eletricista faz, não é preciso nenhum perito em KNX) e ter sempre um módulo de reserva para azares.

    Percebo as vantagens do KNX, duvido é se valem 4x o valor desta solução.
  20.  # 20

    Esse módulo custa 119,20 no Aliexpress. Fica a 14,90 por saída a relé.

    Um módulo MDT tal como mostrei acima custa 17 € (já com IVA). E tem relés de 16A que são bem superiores aos relés dessa placa.

    Mais: nessa placa, se houver um curto-circuito num circuito comandado por um relé desses, vai queimar o relé na certa (além das pistas da PCB). Num módulo de relés KNX, os relés estão preparados para aguentar correntes de curto até o disjuntor que protege o circuito efetuar o corte.

    Se estes relés forem ligados a um estore e este, por algum motivo entrar em esforço, lá se vai o relé.
 
0.0231 seg. NEW