Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No caso em concreto e outros idênticos, o grande problema é que por vezes a solução de "CAPOTO" é prescrita (por vezes até por técnicos) como solução milagrosa para tudo e mais alguma coisa.
    A questão das pontes térmicas da ventilação e outras nem sequer são acauteladas.
    As pessoas/condomínios são levados a gastar rios de dinheiro e no final acabam com os imoveis com mais patologias que aquelas que tinham
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
  2.  # 2

    Colocado por: a loja do isolamentohá sempre forma de ter pedra, sem ponte térmica e evitar essa soleira metálica. Custos não são os mesmos pois.

    O que recomenda para este tipo de situação?
    Tem experiência de como se comportam as soleiras metálicas quando completamente aderidas à pedra?
    Por norma o efeito "tambor" resulta do micro espaço que existe entre a soleira e a pedra correto?
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaa solução de "CAPOTO" é prescrita (por vezes até por técnicos) como solução milagrosa para tudo e mais alguma coisa.


    Nunca o capoto é milagroso, agora que é algo benéfico para a habitação, só nega quem não sabe. Faz milagres? Não, faz o que lhe compete fazer.


    Colocado por: zedasilvaA questão das pontes térmicas da ventilação e outras nem sequer são acauteladas.


    Uma habitação devidamente isolada com capoto conjugada a uma VMC em condições resolvem logo essa questão meu caro. E se tem de haver ventilação é lógico que o termo ponte térmica possa existir nesse momento. Quem não tem VMC e faça a ventilação através de abertura e fecho de janelas, lógico que no momento em que as mesmas estão abertas, cria uma corrente de ar (ponte térmica momentanea), mas não se pode querer anular o que é impossivel de anular pela física. E com uma VMC esse problema nem se poe em causa.



    Colocado por: zedasilvaAs pessoas/condomínios são levados a gastar rios de dinheiro e no final acabam com os imoveis com mais patologias que aquelas que tinham


    Mais uma vez isso nunca é culpa do capoto. O capoto não tem por si valências de isolar e ventilar. Só consegue fazer um dos dois.
    Se formos por aí então defende quem se deve isolar... pois só não isolando é que não vao ter essas patologias. Seja isolamento externo seja interno, meu amigo
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    O que recomenda para este tipo de situação?
    Tem experiência de como se comportam as soleiras metálicas quando completamente aderidas à pedra?
    Por norma o efeito "tambor" resulta do micro espaço que existe entre a soleira e a pedra correto?


    eu sei que sim meu caro, esse som é amplificado pela caixa de ar que fica entre a chapa e a pedra. Nós recomendamos sempre uma forra de pedra, que é realizada formando um "L" a tapar a pedra anterior. Agora não sei se também estava limitado a nível de espessura. Pois essa forra que falo tem de contar sempre com 1 cm de elevação fora colagem.

    Mas eu entendi sim o que referia desde o início, só que nós nem comercializamos assim tanto dessas soleiras metálicas. E sim sei de quem faça a colagem integral da soleira na pedra. Agora não sei como ela se comporta ao longo do tempo devido ao calor e exposição direta ao sol. Nós também trabalhamos com chapa bem grossa que vem da Polónia, pois ca ainda nao consegui ninguem para me fazer essas chapas com a mesma espessura.
  5.  # 5

    Colocado por: a loja do isolamentoconsegue melhor isolamento, anulando todas as pontes térmicas eu sou de ouvidos.


    Falamos de “capoto” EPS?
    Ou sistema etics usando outro material?

    O sistema em si digo que cumpre porque para o nosso clima fachada ventilada é o que faz mais sentido.
    Agora etics em eps nã considero ser o milagre na terra.
    Longe até…

    Respeito quem prescreve e quem use no entanto! ;)
  6.  # 6

    ridjumbambo, assegure-se que o contrato inclui a devida pormenorização , desenhada e descrita, de todos os remates a executar:
    ombreiras;
    padieiras;
    peitoris (que peitoris novosa colocar, material, etc.);
    grelhas de ventilação e saídas de esquentadores;
    platibandas, remates com coberturas;
    palas;
    varandas;
    proteção junto ao solo em áreas mais expostas a impactos mecânicos (eventual uso de rede dupla ou placagem exterior);
    remate junto ao solo com perfil de arranque;
    e o mais que houver....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  7.  # 7

    Colocado por: a loja do isolamentoMais uma vez isso nunca é culpa do capoto.

    Não a culpa não é do sistema mas sim da forma como muita vezes é aplicado.
    Começa na fase de projetos quando por exemplo a questão das pontes térmicas não é acautelada.
    Continua na fase de adjudicação quando os DO/empreiteiros aceitam sistemas que são uma miscelânea de materiais e técnicas
    Acaba nos técnicos de fiscalização que não alertam DO/empreiteiros para as eventuais consequências dos erros.
    Concordam com este comentário: gil.alves, a loja do isolamento
  8.  # 8

    Colocado por: gil.alvesFalamos de “capoto” EPS?
    Ou sistema etics usando outro material?


    Quando falo em capoto, falo do sistema. O sistema tem por si a possibilidade de várias placas isolantes. Não se chama de capoto / etics ao executado apenas com EPS
  9.  # 9

    Colocado por: gil.alvesO sistema em si digo que cumpre porque para o nosso clima fachada ventilada é o que faz mais sentido.
    Agora etics em eps nã considero ser o milagre na terra.
    Longe até…


    Fachada ventilada é sim uma solução válida e ótima de ser executada claro que sim caríssimo Gil. Mas também não é milagrosa tal como o capoto não é.

    São duas soluções, ambas de vertente de isolamento térmico exterior, e apesar de estéticamente permitir mais possibilidades, também não vejo onde é mais vantajosa, visto até o preço ser muito superior. Porque não resolve nada que o capoto não resolva quando bem executado.

    Mas sim é uma grande vertente de isolamento térmico com boas opções estéticas, mas que não permite chegar a todos os clientes, financeiramente
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Não a culpa não é do sistema mas sim da forma como muita vezes é aplicado.
    Começa na fase de projetos quando por exemplo a questão das pontes térmicas não é acautelada.
    Continua na fase de adjudicação quando os DO/empreiteiros aceitam sistemas que são uma miscelânea de materiais e técnicas
    Acaba nos técnicos de fiscalização que não alertam DO/empreiteiros para as eventuais consequências dos erros.
    Concordam com este comentário:gil.alves,a loja do isolamento


    Não posso negar nada pois em tudo está certo no que diz.

    E era nesse ponto mesmo que chegava. Capoto bem executado só traz benefícios, mas sim há tudo aquilo que refere acima mas isso já vai para além do sistema. Vejo já uma grande evolução comparada ao que se fazia há uns anos, mas sim se calhar existirá uma proporção de 4 para 10 naqueles que se preocupam em fazer bem e quem nao faz.

    Mas aí também entra o ponto de quando chega a altura de aceitar os orçamentos, tudo prefere o preço de quem faz só por fazer, e aí depois nao pode haver milagres não.
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaÉ comum neste tipo de intervenção isolar paredes e por dificuldades técnicas não o fazer nas ombreiras dos vão, palas etc.

    Como eu disse, sendo bem feito, não faz sentido a sua afirmação.

    Colocado por: zedasilvaSe antes eu tinha a chuva a cair numa pedra mármore e o som até ajudava a adormecer, agora tenho a chuva a cair numa chapa metálica que é um verdadeiro tambor que não deixa ninguém pregar olho.

    Novamente, quando bem aplicadas (colagem integral) não há qualquer razão para a sua afirmação.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 12

    Colocado por: ridjumbamboBom dia,
    Antes de se contratar eng. para avaliar prédio e criar mapa de quantidades para pedir orçamento para colocação de capoto em prédio, gostaríamos de ter uma ideia +- aproximada para perceber se vale a pena avançar com essa despesa inicial e obra.
    Trata-se de um prédio de 4 blocos com 2 andares e cerca de 1800m2 de fachadas (4 fachadas). Fachadas em azulejos com juntas expostas e algumas infiltrações. 78 janelas + 62 varandas.
    Sei que é vago mas se por acaso já alguém por aqui prestou orçamento para características +- similares, agradeço uma ideia para que levemos ideia e proposta para reunião de condomínio.
    Uma ideia já ajudará.
    A contemplar desde lavagem, capoto, pintura e andaimes e claro, mão de obra para deixar o trabalho bem feito. .

    É descabido pensar em 50eur m2 = 90 mil euros para a totalidade do orçamento (incluindo andaimes)?

    Obrigado.


    Só faltou dizer de onde é, ou onde é a obra.
    • riscos
    • 6 fevereiro 2024 editado

     # 13

    Colocado por: cesarcarvalho

    Bom dia.

    Existe alguma legislação que defina isto acabou de dizer, que não se pode colocar capoto? Pelo que vejo, a maioria dos prédios, opta por esta solução.
    sim existe, até já tive um caso de uma moradia, em que a camara de Lisboa embargou a obra por crescer 5 cm a fachada da moradia para cima do passeio publico.e depois tem o problema da descontinuidade dos edifícios se estiverem alinhados
  13.  # 14

    Colocado por: a loja do isolamento

    Não posso negar nada pois em tudo está certo no que diz.

    E era nesse ponto mesmo que chegava. Capoto bem executado só traz benefícios, mas sim há tudo aquilo que refere acima mas isso já vai para além do sistema. Vejo já uma grande evolução comparada ao que se fazia há uns anos, mas sim se calhar existirá uma proporção de 4 para 10 naqueles que se preocupam em fazer bem e quem nao faz.

    Mas aí também entra o ponto de quando chega a altura de aceitar os orçamentos, tudo prefere o preço de quem faz só por fazer, e aí depois nao pode haver milagres não.

    Vou dizer ao Nuno mota que a liz anda por aqui😁😁
  14.  # 15

    Colocado por: riscosVou dizer ao Nuno mota que a liz anda por aqui😁😁


    Acho que a associação que o riscos faz está errada 😁😁
  15.  # 16

    Aqui no predio também querem colocar capoto e surge o mesmo problema das tais pontes térmicas…
    Os pisos das varandas nunca poderão levar isolamento.
      81CBADD0-C843-46AA-869F-A01E4705AC75.jpeg
  16.  # 17

    Colocado por: DR1982Os pisos das varandas nunca poderão levar isolamento.


    Não podem por questões de custos ou por não quererem? Ou por outras questões?

    Porque não é impossível isolar essas partes.

    Em remodelação há sempre problemas que não ocorrem quando se trata de habitação nova. E mesmo quando é nova, por vezes se descuram imensos aspetos que têm de ser considerados.

    A intervenção aí é maior, mas em nada é impossível. Presumo que se refere à questão das lajes das varandas certo?
    Como é lógico isso é uma particularidade à qual não se pode atribuir a lacuna ao capoto. Não é o capoto que vai causar o problema da ponte térmica, mas sim as lajes que não estão devidamente isoladas (se for o caso)
    Sendo assim para ter uma correção total, deverão intervir nas lajes e aí sim, juntamente com o capoto, ter a anulação das pontes térmicas na fachada do edifício.
  17.  # 18

    Colocado por: a loja do isolamento

    Acho que a associação que o riscos faz está errada 😁😁
    secalhar está, a liz therm não è colaliz?
  18.  # 19

    Em termos de materiais, se for o Capotto original da Viero, podemos estar a olhar para 35 mil€ - 40 mil€, por alto. Estamos a falar de:

    Adesan (massa cola)
    Perfis e pingadeiras
    Redes
    EPS (típico é de 6mm)
    Primario Vieroquartz
    Acabamento Talochado Visolplast. Cor c/ absorção de raios solares abaixo dos 35% (existe uma métrica para isto)

    Aplicar sempre o acabamento talochado e não tinta normal, se não a espessura não é suficiente para a temperatura e pode fissurar.

    Lembre se que para além dos custos dos materiais há pessoal, andaimes, estruturas, etc e lucro para o construtor.



    Isto é o sistema total ETICS.
    Se a ideia for apenas solucionar as infiltrações, porque não o sistema de reboco armado, sem o EPS?

    Fale com uma empresa de construção que faça Capotto devidamente ou com o vendedor da Viero, através da Robbialac que é a empresa mãe.

    O senhor é bastante conhecedor, e deve ter clientes que aplicam Capoto que lhe possam dar novos orçamentos
  19.  # 20

    Colocado por: a loja do isolamentoNão podem por questões de custos ou por não quererem? Ou por outras questões?
    por questões de custos e mesmo por ser impossível… custos porue tinha de se partir o pavimento todo das varandas e sendo estas apenas mais baixas que o interior 2cms, seriia difícil conseguir aí colocar isolamento e pavimento
 
0.0256 seg. NEW