Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Andei a renovar os interruptores todos da minha casa, contudo num deles estou com algumas dúvidas em colocar o circuito a funcionar como expectável.
    Tenho um interruptor de escada duplo, o botão do lado direito é independente acende umas luzes de parede na sala.
    O do lado esquerdo acende uma luz no corredor, sendo que nesse corredor tem um interruptor que é capaz também de ligar e apagar a mesma luz. Consegui fazer a ligação do lado direito pois é simples, unipolar, no entanto a do lado esquerdo não está plenamente funcional. Consigo acender e apagar, mas caso ligue com este e depois apague no corredor, já não consigo ligar no novo interruptor. Estou com sérias dúvidas pois o interruptor antigo tem mais de 20 anos e não faço ideia como é o circuito, os fios são todos pretos, nem percebo o que faz o shunt... Anexo fotografias do interruptor antigo, onde se vê duas fases ligadas em cima, um shunt em cima também, e ainda uma fase ligada em baixo do lado esquerdo, em baixo do lado direito segundo o busca-polos é o único fio sem corrente. A ideia é transpor esta ligação para um típico da EFAPEL que anexo em fotografia também.

Obrigado
      int3.PNG
      int2.PNG
      int1.PNG
  2.  # 2

Olá, boa tarde,

⚠️⚠️⚠️Antes de mais, o aviso para fazer muito cuidado ao fazer intervenções na instalação elétrica.
    Antes de efetuar qualquer trabalho, desligue o interruptor geral da instalação e certifique-se de que ninguém o liga inadvertidamente enquanto você está a trabalhar na instalação.

Uma comutação de escala é relativamente fácil de realizar. Vou tentar ajudar.

(Os terminais estão aos pares)

No ponto A liga a fase num dos terminais L, seta preta na imagem.
    Depois faz uma ponte entre um terminal L e o outro do lado oposto, seta dupla verde na imagem.
    Na seta amarela liga a lâmpada que só é comandada num ponto.
    Nos terminais das setas vermelhas ligam os dois condutores que vão ligar ao comutador do ponto B.
      IMG_1968.jpeg
  3.  # 3

No ponto B ligue os dois condutores vindos do ponto A aos terminais assinalados com as setas vermelhas e ligue o condutor que vai à lâmpada no terminal assinalado com a seta preta.

Se reparar, tem na própria carcaça dos comutadores o esquema elétrico interno dos comutadores (neste caso comutadores de escada duplos).
      IMG_1969.jpeg
  4.  # 4

Visto os condutores serem todos pretos, vai ter que descobrir primeiro quais são os condutores que devem ligar nos respectivos terminais.
    O melhor seria utilizar um multímetro como ferramenta de ajuda.

Muito provavelmente tem numa parede uma caixa de derivação. Se retirar a tampa, facilmente vai descobrir para onde vão os condutores.
  5.  # 5

Agradeço a extensa resposta.
    Duas questões - é possível que tenha de testar no pontoA entre o fio da seta preta e os dois das setas vermelhas, isto porque sao os 3 fases e não sei quais vêm do pontoB, correto?
    Quanto à segunda questão, no ponto B (corredor), eu não planeio trocar o interruptor, suponho que posso deixar o antigo no corredor e trocar apenas o novo no pontoA?

Obrigado
  6.  # 6

Colocado por: cxaclaudioQuanto à segunda questão, no ponto B (corredor), eu não planeio trocar o interruptor, suponho que posso deixar o antigo no corredor e trocar apenas o novo no pontoA?

Se o interruptor que lá está fôr do tipo “comutador de escada”e estiver a funcionar, não tem necessidade de o trocar.
  7.  # 7

Colocado por: cxaclaudioé possível que tenha de testar no pontoA entre o fio da seta preta e os dois das setas vermelhas, isto porque sao os 3 fases e não sei quais vêm do pontoB, correto?

Sim, aqui tem que descobrir quais são os condutores que vem do comutador B.
  8.  # 8

Este seria o esquema de ligação.
    Peço desculpa pelo desenho bastante mau, mas no telemóvel não dá muito jeito desenhar :-)
      IMG_1972.jpeg
  9.  # 9

Tem que descobrir "quem é quem" no meio desses fios pretos...

As ligações já lhe foram explicadas, aqui deixo um "esquema tipo" que pode ajudar também (se só tiver dois interruptores, não estará a utilizar o "4-way", mas apenas os das pontas)...
      309ff1d702969e62f0523a48c5c3fdf6193cffdc.png
  10.  # 10

Apenas para indicar que o problema está resolvido, graças a vocês. Obrigado pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio

0.0155 seg. NEW