Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos os presentes.

    Estou a ponderar iniciar o processo de construção de uma habitação rés do chão com aproximadamente 165 MTs quadrados de área útil em fotmato de L em terreno plano.
    Neste momento estou a analisar várias propostas de orçamento para defenir o arquiteto que irá tratar do desenho para a casa.

    Elaborei um estudo com uma estimativa de medidas para a habitação:

    Cozinha / Sala de estar 45 mts2
    Suite 28 Mts2 (Quarto 17 - Wc 5 - Closet 6)
    Primeiro Quarto 15 Mts2
    Segundo Quarto 15 Mts2
    WC Geral 5 mts2
    Lavandaria / Arrumos 9mts2
    Corredor Principal 16 Mt2
    Área Útil 133 Mts2

    + com garagem (30 Mts2) mas aberta

    No total daria 163 mts 2 de área Útil.

    As minhas questões são as seguintes:
    1 - a nível de licenças, taxas, despesas para ligação de luz elétrica e água pública será indicado aguardar que valor??
    2 - em termos de investimento para finalizar o imóvel penso que nos dias de hoje 150 mil € será um valor apertado. Que valor acham que terei de ir contando para poder terminar a obra com sucesso?

    Agradeço o contributo de todos os presentes.
    Um obrigado e uma ótima noite
  2.  # 2

    Olá.

    1- Licenças, taxas e demais ramais variam muito em função do projecto, do terŕeno e do arruamento em sí. Se está no ínicio vá contando com uns 3-7k€ para isso.
    Para projectos de licenciamento igual, uns 5-6k talvez.

    2- Para a obra em sí, tem que optar, ou faz a casa mais contida para caber nos 150k€, ou aumenta o orçamento disponivel para acomodar a casa que quer.
    Em termos globais, pouco interessa a área útil, afinal as paredes também se pagam... se 133m² são uteis, o valor que deve considerar são 157-160m² de área bruta nesta fase. Mais garagem, que desde já lhe diria para não pensar nela agora se anda pelos 150k€. Deixe o carro à chuva. Constrói o coberto/garagem depois quando pud€r. Deixe-a é planeada no projecto.

    Há uns tempos desenhamos uma moradia para Besteiros, a Câmara de Amares tem melhorado bastante. Somos Arquitectos em Braga. Se tiver interesse podemos apresentar cotação de honorários para os projectos. Clicando no meu nome tem o meu contacto, caso queira enviar-me a localização do terreno e uma ideia do que pretende fazer...

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: GaFe
  3.  # 3

    Como se chama a sua empresa, tem página na net de projetos feitos??
  4.  # 4

    Qual é o valor mais indicado hoje em dia para eu ficar com uma ideia do que necessito de pedir ao banco?
    • mica
    • 7 fevereiro 2024

     # 5

    Colocado por: r93pttHomeQual é o valor mais indicado hoje em dia para eu ficar com uma ideia do que necessito de pedir ao banco?

    pode contar com 250k com IVA a correr bem.
  5.  # 6

    Já tem o terreno?

    A casa fica entre 250-300 mil EUR sem luxos.
  6.  # 7

    Colocado por: r93pttHome
    Como se chama a sua empresa, tem página na net de projetos feitos??


      Concerteza que sim, escreva-me ou deixe o seu contacto e já lhe apresentaremos exemplos idênticos ao que você quer que temos feito pela zona de Braga com essas áreas. Assim por alto, e se quer manter a ideia que tem, pode contar com 230-260k sem a garagem ou arranjos exteriores, projectos nem licenças.
    •  # 8

      Colocado por: PalhavaJá tem o terreno?

      A casa fica entre 250-300 mil EUR sem luxos.


      Por esses valores e visto que já tenho terreno vejo que mais vale comprar casa feita do que construir porque a diferença não é muita e poupo cabelos brancos 🫤
      Concordam com este comentário: mica, Palhava
    •  # 9

      Colocado por: r93pttHome

      Por esses valores e visto que já tenho terreno vejo que mais vale comprar casa feita do que construir porque a diferença não é muita e poupo cabelos brancos 🫤
      Concordam com este comentário:mica


      Uma coisa é construir o que quer.. outra é comprar o que há..
    •  # 10

      Colocado por: r93pttHome

      Por esses valores e visto que já tenho terreno vejo que mais vale comprar casa feita do que construir porque a diferença não é muita e poupo cabelos brancos 🫤
      Concordam com este comentário:mica,Palhava


      Pode ser que consiga escolher alguns materiais.
      Que tudo lhe corra bem!
    •  # 11

      Colocado por: r93pttHomePor esses valores e visto que já tenho terreno vejo que mais vale comprar casa feita do que construir porque a diferença não é muita e poupo cabelos brancos


      Se vender o terreno bem vendido, comprar feito será provavelmente a opção mais saudável de facto.

      Porque se o orçamento é lhe curto, só sobram duas hipoteses, ou reduz uns 30m² à casa, e olhe que os 135m² chegam bem para um T3, e faz ao seu gosto... ou começa a atalhar na qualidade dos materiais e nos "luxos de hoje em dia"... começando a fazer as escolhas mais pragmáticas, sem emoção.
      Tem que ir com a mentalidade tipo "estou a construir para vender". Basta fazer como quem constrói as que estão à venda. Com o beneficio de ficar com o lucro deles para sí.

      A sua sorte é ser Amares, onde os preços são mais em conta e a Câmara Municipal é provavelmente a que mais insentiva à construção na região. Taxas baixas, e aprovação em 3-4 semanas. Ainda que com as novas regras, não precisa de esperar, é sempre bom saber que a sua Câmara não é daquelas que encravam os processos ou implicam com quem constrói.
      Concordam com este comentário: GaFe
     
    0.0171 seg. NEW