Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, estou a realizar uma renovação completa de apartamento em Lisboa e fiz um projeto em que estendi a varanda fechada apenas na cozinha, deixando o restante da varanda aberta. O arquiteto disse que tudo bem se eu fizesse essa modificação porque era na parte de trás do prédio (não existem ruas, só prédios bem longe) e na época eu aceitei. Porém tenho lido mais sobre o assunto e tenho certeza que é uma alteração que precisava de autorização. Agora já está feito e não posso mudar, mas queria saber se os vizinhos podem me denunciar ou alguma coisa assim. Eu teria que pagar multa ou desfazer as alterações? O que poderia acontecer?
  2.  # 2

    Eu ia recomendar contratar um arquiteto, mas pelos vistos já o fez e foi aconselhada pelo mesmo.
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteEu ia recomendar contratar um arquiteto, mas pelos vistos já o fez e foi aconselhada pelo mesmo.


    Pois é, eu o confrontei em relação a isso, mas ele diz que por estar na parte de trás do prédio não há problema. No entanto nós abrimos a parede e vamos colocar a porta da cozinha na varanda, para que esta seja parte da cozinha, e deixando o restante da varanda aberta. Tenho certeza que isso configura uma alteração de fachada. E os vizinhos já não gostam de nós porque a renovação está levando muito tempo. Tenho medo que eles denunciem as obras.
  4.  # 4

    Bela, lamento que se sinta numa situação frágil, em que a qualquer momento se pode ser alvo de denúncia.

    Não pondera fazer consulta com outro arquitecto, em que o mesmo prevesse como contornar a situação e legalizar a obra?

    Não sei há quanto tempo fez essa intervenção, penso que são 4anos para prescrever, mas não invalida que fique "ilegal" e que mais tarde incorra algum prejuízo.

    Não que agora pense nisso, mas um dia ao vender, terá algo que poderão questionar.

    Desejo-lhe boa sorte na resolução e parabenizo-a pelo posicionamento maduro 🙌
    • size
    • 6 fevereiro 2024

     # 5

    Colocado por: bela123
    Porém tenho lido mais sobre o assunto e tenho certeza que é uma alteração que precisava de autorização. Agora já está feito e não posso mudar, mas queria saber se os vizinhos podem me denunciar ou alguma coisa assim. Eu teria que pagar multa ou desfazer as alterações? O que poderia acontecer?


    Sim, corre esse risco.
    Não só por intimação da Câmara, como por possível exigência dos seus vizinhos.

    Agora, estando consumado, é aguardar, devendo ficar preparada para eventual exigência de reposição da situação anterior.
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 6

    Além da reposição, eventualmente se tiver problemas de infiltrações a culpa será sempre da sua fracção porque alterou sem autorização...
  6.  # 7

    spvale

    ora se está a fechar parte da varanda, pelo contrário, está a proteger mais de eventuais infiltrações.

    bela123, apenas acho que uma coisa dessas devia ter sido feito com a concordância do prédio (condomínio)
    sãos aos milhares situações como a sua por esse pais fora e se o seu caso não for numa zona central da cidade (grande) não estou a ver que irá ter qualquer problema com as entidades, a não ser que tenha mesmo algum vizinho que queira levar a coisa ás ultimas instancias.
  7.  # 8

    Colocado por: marco1spvale

    ora se está a fechar parte da varanda, pelo contrário, está a proteger mais de eventuais infiltrações.

    bela123, apenas acho que uma coisa dessas devia ter sido feito com a concordância do prédio (condomínio)
    sãos aos milhares situações como a sua por esse pais fora e se o seu caso não for numa zona central da cidade (grande) não estou a ver que irá ter qualquer problema com as entidades, a não ser que tenha mesmo algum vizinho que queira levar a coisa ás ultimas instancias.


    Obrigada pelo conselho. Infelizmente está sim em uma zona central, mas o único vizinho que conseguiria ver a alteração são os vizinhos do andar de baixo que têm um terraço. Um deles já está muito aborrecido com toda a situação porque a renovação já dura um ano. Estou muito chateada com o fato de que o próprio arquitecto nos orientou a não falar para ninguém. Agora que está tudo feito estou muito apreensiva.
  8.  # 9

    Colocado por: marco1spvale

    ora se está a fechar parte da varanda, pelo contrário, está a proteger mais de eventuais infiltrações.

    bela123, apenas acho que uma coisa dessas devia ter sido feito com a concordância do prédio (condomínio)
    sãos aos milhares situações como a sua por esse pais fora e se o seu caso não for numa zona central da cidade (grande) não estou a ver que irá ter qualquer problema com as entidades, a não ser que tenha mesmo algum vizinho que queira levar a coisa ás ultimas instancias.


    Ah, esqueci de mencionar: todos os outros apartamentos também tem marquises, mas são completas e não parciais como é a nossa ideia.
  9.  # 10

    Colocado por: marizeBela, lamento que se sinta numa situação frágil, em que a qualquer momento se pode ser alvo de denúncia.

    Não pondera fazer consulta com outro arquitecto, em que o mesmo prevesse como contornar a situação e legalizar a obra?

    Não sei há quanto tempo fez essa intervenção, penso que são 4anos para prescrever, mas não invalida que fique "ilegal" e que mais tarde incorra algum prejuízo.

    Não que agora pense nisso, mas um dia ao vender, terá algo que poderão questionar.

    Desejo-lhe boa sorte na resolução e parabenizo-a pelo posicionamento maduro 🙌


    Obrigada pelo comentário Marize. Lamento muito ter confiado na palavra do arquitecto, mas infelizmente agora para desfazer o que foi feito seria muito custoso. E eu gosto da alteração, não ia querer desfazer se os vizinhos não se incomodassem. O apartamento já tem uma marquise e o que vamos fazer é retirá-la parcialmente, então talvez eles não se incomodem, mas se eu soubesse dos riscos, não teria alterado a parede da cozinha, teria apenas mudado a porta e tirado as janelas da marquise por completo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • spvale
    • 6 fevereiro 2024 editado

     # 11

    Colocado por: marco1spvale

    ora se está a fechar parte da varanda, pelo contrário, está a proteger mais de eventuais infiltrações.

    bela123, apenas acho que uma coisa dessas devia ter sido feito com a concordância do prédio (condomínio)
    sãos aos milhares situações como a sua por esse pais fora e se o seu caso não for numa zona central da cidade (grande) não estou a ver que irá ter qualquer problema com as entidades, a não ser que tenha mesmo algum vizinho que queira levar a coisa ás ultimas instancias.

    Mas se chover depois no vizinho de baixo é devido a um problema "estrutural" na marquise ilegal...
 
0.0158 seg. NEW