Sou nova nestas andanças e queria a ajuda do fórum, se possível. Fiquei com uma casa de familiares já antiga e gostaria de reabilita-la para torna-la habitação permanente. A casa já deve ter uns 50 anos, parte dela foi habitada até há uns 14 anos e outra parte já não é habitada há bastante tempo. Pela estrutura penso que devo ter de subir uma parte para fazer com que a casa fique toda as mesmo nível e modificar o telhado. Na parte interior teria de partir algumas paredes para as divisões ficarem mais ao meu gosto, mas queria ajuda no sentido de perceber o que tenho de fazer primeiro pois estou um bocado perdida. Fazer projeto? Verificar estado das paredes, eletricidade, canalização etc? e talvez que custos poderiam estar envolvidos nesta remodelação. Não sei se consegui explicar assim por alto, mas agradeço desde já a ajuda.
Pcg6 que seja muito benvinda! E que excelente ideia em se registar no Forum e começar o estudar das alterações possíveis dentro dessa viagem.
A sua ideia é mudar-se o quanto antes para a zona que estava habitada e ir fazendo as intervenções em simultâneo?
E já agora em que zona é o imóvel? Se me permite, depois de ler as regras, irá encontrar um separador que fala dos profissionais do Forum; já que o ideal seria mergulhar dentro dos documentos que chegaram com essa casa e respectivas infraestruturas (como bem referiu), antes de prever o que possa ser ajustado para tornar essa casa, no seu lar.
Independentemente se vai seguir a opção legal (projecto), o acompanhamento de um profissional é realmente o que (da nossa experiência) lhe vai permitir poupar dinheiro e analisar prioridades.
Desejo-lhe muito boa sorte e se possível deixe aqui algumas fotos para animar esta publicação 🙌
Colocado por: pcg6queria ajuda no sentido de perceber o que tenho de fazer primeiro pois estou um bocado perdida
Olá, Consulte um Arquitecto da sua zona se possível, leve a papelada que tem da casa, explique-lhe o que quer fazer, qual a verba disponivel, etc. Ele já lhe indicará quais os passos seguintes em função do seu caso. Pois até pode dar-se a situação de não necessitar de projectos de licenciamento. Depende. Boa sorte.