Iniciar sessão ou registar-se
    • size
    • 10 fevereiro 2024 editado

     # 1

    Pode ser simples de resolver. Depende da situação ,,,

    Com um secador de cabelo tente secar, muito bem, possível humidade acumulada no interior do motor, numa tentativa de resolver.
    Obviamente, que há necessidade de descobrir e resolver a fuga de água que atingiu o motor.

    Outra tentativa: Desmontar o motor, abrir os componentes possíveis, secar, limpar e corrigir algo que da parte electrica surja a fazer continuidade com o fio terra.
  1.  # 2

    Já abri o motor e penso que encontrei o ponto de curto-circuito. A ferrugem fez uma ponte entre estes dois componentes.
      PXL_20240210_161124961~2.jpg
    • size
    • 10 fevereiro 2024

     # 3

    Ora bem, poderá resolver o problema.
    Com muito cuidado, tente isolar, sem ferir o os enrolamentos
    Concordam com este comentário: jpfilipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfilipe
    • eu
    • 10 fevereiro 2024

     # 4

    Essa corrosão toda não é normal. Teve uma inundação?
    Concordam com este comentário: jpfilipe, ClioII, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfilipe
  2.  # 5

    Colocado por: sizeOra bem, poderá resolver o problema.
    Com muito cuidado, tente isolar, sem ferir o os enrolamentos
    Concordam com este comentário:jpfilipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jpfilipe


    Foi o que fiz. Já funciona. Vou procurar um motor na NET. Se for barato compro e troco. Se não for, compro uma máquina nova. Isto não vai durar muito e tenho muito medo destas cenas elétricas em ambientes húmidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 6

    Colocado por: euEssa corrosão toda não é normal. Teve uma inundação?
    Concordam com este comentário:jpfilipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jpfilipe


    É uma divisão muito húmida. Tem ferrugem noutras zonas da máquina, na chaparia interior. Vamos ter de por aqui um desumidificador.
    • size
    • 10 fevereiro 2024 editado

     # 7

    Colocado por: jpfilipe

    Foi o que fiz. Já funciona. Vou procurar um motor na NET. Se for barato compro e troco. Se não for, compro uma máquina nova. Isto não vai durar muito e tenho muito medo destas cenas elétricas em ambientes húmidos.


    Poderá fazer isso, mas estando a máquina numa zona muito húmida, não evitará o mesmo problema.
    Sendo, todavia, em minha opinião, que aquela corrosão terá sido resultante de fuga de água da cuba.

    Eu, tentaria isolar com verniz de alta temperatura (spray) a parte onde a corrosão interveio e aguardava o resultado. Ligando sempre a máquina na tomada com terra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfilipe
    • size
    • 10 fevereiro 2024

     # 8

    Colocado por: size

    Poderá fazer isso, mas estando a máquina numa zona muito húmida, não evitará o mesmo problema...
    Todavia, em minha opinião, aquela corrosão terá sido resultante de fuga de água da cuba e não de ambiente húmido.

    Eu, tentaria isolar com verniz de alta temperatura (spray) a parte onde a corrosão interveio e aguardava o resultado. Ligando sempre a máquina na tomada com terra.
  4.  # 9

    jpfilipe> independentemente do resultado, muitos parabéns por ter arregaçado mãos depois do técnico lhe dar o veredicto!
    Concordam com este comentário: ClioII
  5.  # 10

    Colocado por: jpfilipe

    É uma divisão muito húmida. Tem ferrugem noutras zonas da máquina, na chaparia interior. Vamos ter de por aqui um desumidificador.


    Húmido é pouco. Corrosão na chapa ao fim de 3 anos?!? Lava a divisão à mangueirada?
    Concordam com este comentário: hangas
  6.  # 11

    Colocado por: jpfilipeFoi o que fiz. Já funciona. Vou procurar um motor na NET. Se for barato compro e troco. Se não for, compro uma máquina nova. Isto não vai durar muito e tenho muito medo destas cenas elétricas em ambientes húmidos.


    Há alguns sites desse tipo. Veja por exemplo a https://www.lojadaspecas.com/
    Se conseguir ainda ver a referencia do motor, procure também por isso no google. Pois muitas vez o motor é generico e encontra isso facilmente.

    Já por uma vez prolonguei a vinda de uma máquina simplesmente trocando os amortecedores por 30Eur, pois já nem centrifugava em condições.


    Mas essa corrosão não é normal. É preciso mesmo muita humidade.. já mediu a humidade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfilipe
  7.  # 12

    O quadro geral pode ter terra vindo da coluna do predio e a instalação não ter verificar esta anomalia.

    A tomada que dispara deve ser o disjuntor não ter amparagem suficiente para a mãquina e outro ter.

    Chamar um tecnico credenciado para verificação da mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfilipe
  8.  # 13

    Colocado por: size

    Poderá fazer isso, mas estando a máquina numa zona muito húmida, não evitará o mesmo problema.
    Sendo, todavia, em minha opinião, que aquela corrosão terá sido resultante de fuga de água da cuba.

    Eu, tentaria isolar com verniz de alta temperatura (spray) a parte onde a corrosão interveio e aguardava o resultado. Ligando sempre a máquina na tomada com terra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jpfilipe


    Daqui a uns dias volto a abrir a máquina para verificar como está de humidades ;) Obrigado pela dica.
  9.  # 14

    Colocado por: Costa53O quadro geral pode ter terra vindo da coluna do predio e a instalação não ter verificar esta anomalia.

    A tomada que dispara deve ser o disjuntor não ter amparagem suficiente para a mãquina e outro ter.

    Chamar um tecnico credenciado para verificação da mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jpfilipe


    Já esteve cá um eletricista e diz estar tudo protegido. A distribuição por disjuntor não foi feita da maneira mais inteligente, mas isso é problema para outras núpcias :)
  10.  # 15

    Colocado por: ClioIIHúmido é pouco. Corrosão na chapa ao fim de 3 anos?!? Lava a divisão à mangueirada?


    Daqui a uns dias volto a abrir e verifico se a máquina está molhada no interior. É realmente possível uma fuga da cuba, como já foi sugerido aqui.
  11.  # 16

    Colocado por: jpfilipe

    Daqui a uns dias volto a abrir e verifico se a máquina está molhada no interior. É realmente possível uma fuga da cuba, como já foi sugerido aqui.


    Não se esqueça de desligar a máquina, idealmente no quadro elétrico, antes de fazer seja o que for.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfilipe
  12.  # 17

    Portanto, vocês estavam certos e parece efetivamente haver uma fuga na gaveta dos detergentes. Prendi melhor o tubo de borracha que liga a gaveta à cuba. Acho que não vai ser suficiente porque me parece que escorre água na zona de interface do modulo da gaveta dos detergentes com o chassi da máquina.
 
0.0236 seg. NEW