Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: N Miguel OliveiraComo você tinha, entra em casa e tem tudo escancarado... apanha quem está a ver tv pelas costas.


    Por isso é que o marco1, escreveu o que escreveu... entre tantas outras coisas que tu já descreveste também.
  2.  # 2

    Colocado por: N Miguel OliveiraO WC meta-o naquele zig zag que o volume da cozinha faz com o dos quartos, virado para a piscina. Ali naquele que parecia ser um canto para churrasqueira ou armário. Serve também para lavar as mãos depois de cortar a relva e fazer a poda. Para mim, fazer um WC social para que as visitas não vejam a bagunça que os filhos fazem, e depois convida a visita a usar 1m² sem luz natural onde nem pode estar à vontade (acustica, etc)... não faz sentido.
    a


    Recebi ontem a revisão da planta com as sugestões dadas e de facto ficou muito melhor. Muito obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
      IMG_9846.jpeg
  3.  # 3

    está melhor claro mas ainda a precisar de uns ajustes.
    por exemplo:
    -o quarto da ponta devia ser bem mais curto por forma a possibilitar que o volume da suite ficasse saliente e permitisse abrir uma janela da suite para o lado da piscina
    -na sala devia "endireitar" o envidraçado e criando ali uma proteção ao mesmo ( ver esboço)
    -na entrada dava ainda uma volta aquilo para que a porta de entrada fosse lateral
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira, João Ribas
      esboço.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: marco1-o quarto da ponta devia ser bem mais curto por forma a possibilitar que o volume da suite ficasse saliente e permitisse abrir uma janela da suite para o lado da piscina


    Exactamente.
    Até se poderia imaginar ali uma janela de canto na suite... ao mesmo tempo que tornava os dois quartos pequenos do mesmo tamanho, para não haver discussões entre os filhos :P

    Continuo a achar uma pena não haver nenhuma janelita orientada a poente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  5.  # 5

    dai eu ter feito um corte na estensa parede a poente ali um ponto de luz como que a dividir zonas de vivencia ( estar e comer) e ir buscar um pouco de luz e exterior verde, bastava um pequeno rasgo tipo porta para ir fumar uma cigarrada :)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, João Ribas
  6.  # 6

    Colocado por: marco1dai eu ter feito um corte na estensa parede a poente ali um ponto de luz como que a dividir zonas de vivencia ( estar e comer) e ir buscar um pouco de luz e exterior verde, bastava um pequeno rasgo tipo porta para ir fumar uma cigarrada :)


    Excelente ideia. Ajudava a cortar um bocado aquela largura toda daquela parede.

    Mesmo para quem esteja no sofá poder desviar o olhar da TV um bocadinho e desfrutar do que vê lá fora. Quem sabe uma bonita amêndoeira ou outra árvore de fruto... o cão e os filhos a correr na relva, a chuva a cair, etc. Isto sem contar com alguma iluminação natural (sobretudo ao final da tarde), ventilação e acesso... Poderia haver eventualmente a questão da privacidade, mas também seria facilmente ultrapassavel com alguma vegetação, arbustos, sebes, etc...
    Concordam com este comentário: João Ribas
  7.  # 7

    Outro detalhe, poderia inverter a cabeceira do primeiro quarto, evitando assim ter uma vista para uma parede (seta vermelha).

    Vistas desafogadas desde a cama, eventualmente sol de inverno a chegar à almofada...
    Quartos pequenos iguais, nicho/pia + ilha + mesa tudo alinhado, eventualmente com janela a poente nesse eixo, ou entre as salas tal como mencionou o marco1.
    Um sistema de paineis de correr aparentes (ripado, madeira, etc etc), poderia fechar a área técnica, o corredor e a despensa. No limite, quando tem visitas fecha tudo de lado a lado, vendo um elemento único, em vez de 3 portas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
      2b.JPG
  8.  # 8

    Colocado por: marco1está melhor claro mas ainda a precisar de uns ajustes.
    por exemplo:
    -o quarto da ponta devia ser bem mais curto por forma a possibilitar que o volume da suite ficasse saliente e permitisse abrir uma janela da suite para o lado da piscina
    -na sala devia "endireitar" o envidraçado e criando ali uma proteção ao mesmo ( ver esboço)
    -na entrada dava ainda uma volta aquilo para que a porta de entrada fosse lateral
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:N Miguel Oliveira,João Ribas
      esboço.jpg


    Obrigado pelo feedback Marco.

    Um dos meus filhos já é adulto e já mora no estrangeiro e vem cá 2 semanas por ano apenas com a mulher, fica no quarto mais pequeno que estará sempre desocupado. O outro já é quase adulto e fica com o quarto maior, na realidade tenho 1 filho a morar comigo e o quarto maior será para por uma secretária para o computador dele e material da faculdade, prefiro portanto ter um quarto maior e outro mais pequeno que estará sempre desocupado ou será de visitas.

    Em relação à suite, não necessito de vista para a piscina, estou contente como está e tenho o quarto maior em cima para ter mais espaço para o miudo.

    A janela ou porta a poente na sala sim, faz sentido e vou pedir essa alteração :)

    Passou-me nos pedidos anteriores, o Nuno já tinha falado disso.

    Obrigado a ambos.
  9.  # 9

    Colocado por: N Miguel OliveiraOutro detalhe, poderia inverter a cabeceira do primeiro quarto, evitando assim ter uma vista para uma parede (seta vermelha).

    Vistas desafogadas desde a cama, eventualmente sol de inverno a chegar à almofada...
    Quartos pequenos iguais, nicho/pia + ilha + mesa tudo alinhado, eventualmente com janela a poente nesse eixo, ou entre as salas tal como mencionou o marco1.
    Um sistema de paineis de correr aparentes (ripado, madeira, etc etc), poderia fechar a área técnica, o corredor e a despensa. No limite, quando tem visitas fecha tudo de lado a lado, vendo um elemento único, em vez de 3 portas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:João Ribas
      2b.JPG


    Obrigado Nuno, tal como respondi ao Marco, não pretendo alterar os quartos, só um será permanente, o outro será de hóspedes/passagem e não necessito de vista na suite para a retaguarda. Estamos contentes com esta solução, e desta forma os roupeiros nos quartos são bastante maiores, preveligiamos áreas de arrumação. Faltou de facto foi a abertura do vão na parede poente da sala! Vou pedir para incluir faz todo o sentido.

    O ripado/madeira que sugere ficaria mal se fosse aplicado apenas no corredor? Não ficará estranho toda a parede desde o hall de entrada até à dispensa com um conjunto de portas de correr?

    Obrigado.
  10.  # 10

    realmente João, não parece estar a ver a coisa
    o simples encurtar o quarto alguma coisa mesmo que comendo ao outro dos hospedes iria permitir-lhe que o volume da suite ficasse um pouco saliente e podendo ter janelas tanto para nascente como gosta como para sul conferindo muito mais qualidade á suite que só vai ver uns raios de sol meia hora no máximo no inverno ao nascer do dia, ainda por cima com aquele ressalto a alinhar com a "estetica" da pala, a tapar ainda mais o quarto.
    enfim a arquitetura pode sempre ser afinada respondendo aos desejos do cliente e fazendo bem na mesma, é uma questão de afinação de de não condicionar a solução com "assim o quarto já não fica grande" como se não desse para conjugar tudo com a afinação certa.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  11.  # 11

    Colocado por: João RibasUm dos meus filhos já é adulto e já mora no estrangeiro e vem cá 2 semanas por ano apenas com a mulher, fica no quarto mais pequeno que estará sempre desocupado. O outro já é quase adulto e fica com o quarto maior, na realidade tenho 1 filho a morar comigo e o quarto maior será para por uma secretária para o computador dele e material da faculdade, prefiro portanto ter um quarto maior e outro mais pequeno que estará sempre desocupado ou será de visitas.



    No mundo do imobiliário, isso é uma desvantagem. Deveria pensar mais em soluções standard. Hoje a casa é sua, um dia é dum neto seu, e esses quartos são para os filhos deles.

    Isto para dizer, que você hoje não vê como desvantagem determinada coisa estranha, porque encontra uma justificação, mas convém termos em mente, que a sua obra deverá, se tudo correr bem, continuar de pé daqui a 70, 100 anos.

    Isto para lhe dizer que quem vê a planta, assume de antemão que um quarto é maior por mero alinhamento do desenho e posição das portas, é apenas uma consequência formal. A história do filho/hospedes parece mais uma justificação à posteriori para explicar quem fica no melhor quarto. Na minha opinião, num T3, faz todo o sentido que os dois quartos pequenos sejam o mais parecidos possivel, em área, dsiposição e orientação solar.

    No seu caso, acho que tinha tudo a ganhar e nada a perder.

    Pois também pode pensar ao contrário: Porque é que o filho que vive consigo e os hospedes haveriam de ter quartos de tamanho diferente?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  12.  # 12



    No mundo do imobiliário, isso é uma desvantagem. Deveria pensar mais em soluções standard. Hoje a casa é sua, um dia é dum neto seu, e esses quartos são para os filhos deles.

    (...)

    No seu caso, acho que tinha tudo a ganhar e nada a perder.



    É como eu costumo dizer... Cada macaco no seu galho, e como este não é o meu galho, há que ter humildade e reconhecer que de facto o racional do standard faz sentido. Perdi cerca de 4 m2 de área útil em relação ao desenho anterior mas ficamos com o vão na suite voltado para sul e o melhor é que é possível colocar um estore nesse vão, algo que estava com receio de não ser possível e ter que recorrer a um black-out :)

    Planta revista, pedi também para redesenhar o portão para aproveitar todo o espaço disponivel do lote para haver mais área de circulação entre as viaturas para facilitar o acesso ao porta-bagagens.

    Em relação à parede poente optei por não ter o vão, vou colocar um aparador junto à parede e tenho alguns quadros, e é a única parede da casa em que os posso colocar. O pé direito na sala terá 3,50m não ia conseguir colocar nesse vão um cortinado, teria que ficar sempre aberto. Depois de conversar com a minha esposa decidimos manter a parede fechada a poente. Temos um vão enorme a sul e o vão nascente que corre por cima de toda a zona da cozinha.
    .
    No lado direito do desenho, estão descritos os materiais que serão utilizados; agradeço que informem se algo destaca-se pela negativa uma vez que são todos sugeridos pelo empreiteiro.

    Obrigado pela ajuda prestada :)
      Moradia_V6.jpg
  13.  # 13

    ai...está melhor mas isso nas minhas mãos ainda dava umas voltas
    havia de conseguir fazer os roupeiros iguais nos dois quartos, penso que daria perfeitamente para ter os roupeiros no alinhamento da parede do corredor
    e ainda a janela grande da suite ser acima do chão ai uns 50cm permitindo um banco e não tão grande, protegendo mais um pouco a cama e a saida para o exterior seria aquela mais pequena para um mini deck a caminho da piscina.
    quanto á sua questão da sala e os constrangimentos que vê, tambem se daria solução pois é perfeitamente viável.
    lembre-se que naquele janelão a sul vai ali assar no verão, no meu esboço tinha lá uma ideia para colmatar isso
    mas pronto está bem melhor
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  14.  # 14

    Planta engraçada e bem conseguida mas acho que a casa não tem espaço nenhum de arrumação, nem interior nem exterior. Vai sentir imensa falta disso. Parece apenas projectada para o básico do dia-a-dia. Por exemplo: onde vai arrumar utensílios de limpeza e manutenção de piscina ou dos carros? (Só uma coisa básica que me vem à cabeça).
    Depois vai acontecer como na minha zona: fazem a casa e em menos de um ano estão a fazer um barraco ilegal na traseira para arrumos. E os barracos são como os kiwis: nunca mais param de aparecer... ;)
    Concordam com este comentário: MS_11, João Ribas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  15.  # 15

    A solução do Marco1 para o janelão da sala é bem elegante e útil. Por dentro também ficaria melhor a esquadria.
    Concordam com este comentário: João Ribas, diouf_matos
  16.  # 16

    lembre-se que naquele janelão a sul vai ali assar no verão, no meu esboço tinha lá uma ideia para colmatar issomas pronto está bem melhor


    Boa noite Marco, sim, mas a solução ia roubar bastante espaço à sala que já foi reduzida nas alterações que fizemos anteriormente (hall de entrada e as viaturas lado a lado), não quero roubar mais espaço à sala. A moradia está quase com a mesma área útil do meu apartamento :)
    Prefiro arriscar com a solução prevista em termos de vidros e caixilharias escolhidas e ver o que dá - se for mesmo muito quente posso sempre colocar um toldo na janela da sala.
  17.  # 17

    Colocado por: NielsBohrPlanta engraçada e bem conseguida mas acho que a casa não tem espaço nenhum de arrumação, nem interior nem exterior. Vai sentir imensa falta disso.


    Olá e obrigado pelo feedback. Concordo totalmente consigo em relação ao exterior e é um ponto que já referi várias vezes ao arquiteto. O terreno permitia fazer uma garagem/anexo com 30 m2 onde temos neste momento a pérgola, contudo para tal, a implantação teria que ser 130 m2 no máximo para a moradia. Ora, a única solução seria fazer uma moradia de 2 pisos e garagem. Pesei os prós e contras e preferi usar os 160 m2 máximos de implantação e prescindir da garagem/anexo. O arquiteto está a estudar uma forma de prever uma pequena zona de arrumos harmonizada com o corpo da moradia numa zona em que não tenhamos atingido o limite de implantação, talvez disfarçado. Se não for possível há sempre aqueles armários do Leroy. Ao nível interior não concordo consigo, tenho um armário muito grande no hall de entrada, a zona técnica só terá a bomba de calor e o depósito de água sobra espaço suficiente para guardar material de limpeza da piscina e todos os quartos têm armários com dimensões suficientes, a cozinha vai ter muita arrumação e ainda tenho uma dispensa mais que suficiente para todas as mercearias para as 3x pessoas que irão habitar. No exterior, sim, faz falta algo, vamos ver o que a equipa sugere.
  18.  # 18

    Colocado por: ADROatelierA solução do Marco1 para o janelão da sala é bem elegante e útil. Por dentro também ficaria melhor a esquadria.
    Concordam com este comentário:João Ribas


    Obrigado pela partilha da sua opinião. Preferi manter o espaço na sala ao invés de a cortar alguns m2. Já acho a casa pequena como está, as áreas são próximas ao meu apartamento e estar a cortar mais em área útil está fora de questão, mas sim, a solução é ótima para criar uma pala de proteção. Se o calor apertar, há sempre a possibilidade de colocar um toldo, mas o arquiteto diz que os vidros escolhidos irão minimizar o problema.
    • LAdre
    • 23 fevereiro 2024

     # 19

    Boa noite,

    Estou a tentar fazer o mesmo que o João, para me ajudar nas ideias, podia explicar ou detalhar o orçamento? Quanto para construção e projeto? Quanto conseguiu o metro2?

    Obrigado.
  19.  # 20

    João Ribas
    não se dê por vencido, peça ao arquiteto que preconize uma boa pala em ripado por cima dessa janela que até pode ser basculante e baixar para tapar a janela quando estiverem ausentes ou então dividida em secções para poder fechar partes desse grande envidraçado.
    tambem com jeitinho pode ainda aumentar os quartos no sentido da piscina e assim tirar os roupeiros dos pes da camas e passarem para a parede da linha do corredor e assim ficar com a parede em frente á cama livre para um aparador ou secretária tornando o quarto maior. A suite tambem com jeito pode ainda crescer no sentido nascente e ficar maior pois aquele acesso ao closet está muito estrangulado.
 
0.0249 seg. NEW