Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sala cozinha à esquadria.
    A área útil que perde , não faz falta .
    Por outro lado , aumenta a área exterior de lazer, eventualmente criar uma área coberta adjacente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  2.  # 2

    Colocado por: NielsBohrPlanta engraçada e bem conseguida mas acho que a casa não tem espaço nenhum de arrumação, nem interior nem exterior.


    E não é que todos os cães têm sorte? :) Falei com o arquitecto sobre esta situação da falta de espaço no exterior para arrumos e apesar de não podermos fazer mais nada em termos de total de implantação, existe um termo de obras de escassa relevância urbanistica que podemos usar para uma hipotética casa de máquinas para justificar a sua implantação. Não pode ter pé direito superior a 2,20m e não pode ultrapassar os 6 m2, que julgo ser mais que suficiente para os artigos da piscina, carros e uma ou outra cadeira de piscina.

    A proposta para a sua implantação é no canto direito do terreno, reduzindo a área da pérgola. Não estou muito satisfeito com o muro levantado, parece-me que está mal resolvido aquela entrada para esta nova zona de arrumos e estrangulada também, contudo o arquiteto diz que protege de ventos de noroeste que são predominantes nesta área e cria uma zona de arrumos/máquinas mais resguardada e em simultâneo aumenta a privacidade para o lounge exterior.
    Que acham desta abordagem? Obrigado.
      Moradia__V6.jpg
    • EFHV
    • 23 fevereiro 2024

     # 3

    boa tarde,
    obrigada pela sua partilha.
    a vivência é, efetivamente, definida por quem vai habitar. quando diz que não precisa de lavandaria, pergunto se a sua cozinha anterior é independente ou também em openspace, porque a vivência é bem diferente. ter as máquinas a trabalhar e estar a ouvir na sala, a zona social por excelência...
    concordo com o forista que menciona ter muito pouca arrumação, e também não percebo a porta da despensa, se a mesma for de apoio à cozinha e máquinas da roupa, não me faz sentido andar ali à volta para entrar na despensa... poderá ter outra ideia para o uso da mesma que eu desconheça. Eu gosto duma boa lavandaria, de preferência dentro de casa e não ao fundo do quintal como vejo muitas moradias :)
    Concordam com este comentário: João Ribas
    • EFHV
    • 23 fevereiro 2024

     # 4

    esqueci de mencionar que, por muito que a nossa vivência seja importante, tem de haver um certo equilíbrio. refiro-me por exemplo na possibilidade de a vender por exemplo, uma moradia com 3 quartos logo, familiar, sem uma lavandaria, roupas das crianças sempre a bombar na cozinha. resumindo acho que desvaloriza e pode ser um impedimento para muita gente. para mim seria. mas compreendo a sua posição pois eu também bati a porta a certas sugestões que não me agradaram por me afetar a vivência, mas noutras cedi pelo motivo que apontei antes...na eventualidade de ter de a vender. obrigada
  3.  # 5

    Colocado por: EFHVquando diz que não precisa de lavandaria, pergunto se a sua cozinha anterior é independente ou também em openspace, porque a vivência é bem diferente. ter as máquinas a trabalhar e estar a ouvir na sala, a zona social por excelência...


    Olá, o meu apartamento é em open space também, normalmente não me preocupo com isso porque as minhas máquinas trabalham após as 23:00 hrs e não costumamos estar na sala a essa hora. Em todo o caso e apesar de não ser o ideal em termos de localização, deixei ponto de água e esgoto na área técnica na entrada para poder por uma máquina de lavar e secar (uma em cima da outra) caso no futuro optemos por retirar os equipamentos da cozinha, há alternativa neste caso, mas como disse não me incomoda minimamente, estão as especialidades preparadas mas apenas para dar a opção no futuro caso optemos por vender a casa (o que há partida e com esta idade, já não irá acontecer) :)
  4.  # 6

    parece bem mas eu para mim aproveitava esse anexo para por ai a wc de apoio ocupando os tais 6 m2, ou seja ocupava o volume com as dimensões que tem agora o muro e a cmaq. e para wc entrava pelo lado do jardim lateral e a c maq. pela extrema ou vice versa.
  5.  # 7

    Colocado por: LAdreBoa noite,

    Estou a tentar fazer o mesmo que o João, para me ajudar nas ideias, podia explicar ou detalhar o orçamento? Quanto para construção e projeto? Quanto conseguiu o metro2?

    Obrigado.


    Olá Ladre, o meu orçamento engloba planta, todos os projetos de especialidade, projeto de execução e todas as despesas de licenciamento/camarárias, agua, luz na obra etc, o vulgo chave na mão.

    Solicitei acabamentos de gama média no interior.

    O valor total orçamentado são 410k. O empreiteiro que escolhi não é de todo o mais acessivel em termos de preços na Margem Sul mas é de confiança e entrega em 12 meses a casa pronta a habitar. Dos três orçamentos foi o mais elevado, mas a capacidade de resposta e a atitude das pessoas e o feedback que tive de vários clientes deles fizeram a diferença e optei por eles. Não quero chatices.

    Segue abaixo a listagem detalhada da proposta.
      PAG 1.jpg
      PAG 2.jpg
      PAG 3 .jpg
  6.  # 8

    Continuação - Paginas 4 e 5
      PAG 4.jpg
      PAG 5.jpg
  7.  # 9

    Continuacao - Paginas 6, 7 e 8
      Copy.jpg
      PAG 7.jpg
      PAG 8.jpg
  8.  # 10

    Continuação - Paginas 9, 10 e 11
      PAG 9.jpg
      PAG 10.jpg
      PAG 11.jpg
  9.  # 11

    Continuação - Paginas 12, 13 e 14
      PAG 12.jpg
      PAG 13.jpg
      PAG 14.jpg
  10.  # 12

    Continuação - Paginas 15, 16 e 17
      PAG 15.jpg
      PAG 16.jpg
      PAG 17.jpg
  11.  # 13

    Continuação - Paginas 18, 19 e 20
      PAG 18.jpg
      PAG 19.jpg
      PAG 20.jpg
  12.  # 14

    Espero que ajude LAdre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LAdre
  13.  # 15

    Colocado por: marco1parece bem mas eu para mim aproveitava esse anexo para por ai a wc de apoio ocupando os tais 6 m2, ou seja ocupava o volume com as dimensões que tem agora o muro e a cmaq. e para wc entrava pelo lado do jardim lateral e a c maq. pela extrema ou vice versa.


    Obrigado Marco, mas como estamos a fazer este anexo ao abrigo do tal ponto que referi anteriormente, o pé direito está limitado a 2,20m. Qual a vantagem de usar este anexo como WC de apoio? O que está previsto ao lado da piscina no corpo da moradia não está bem?
  14.  # 16

    a cobertura leva 6 cm de xps mais as lajetas com 4 cm de isolamento?
    o etics é de 8 cm + o bloco de 20 parece-me que ficaria melhor com bloco de 25, até para fazer o alinhamento com os pilares que costumam ter 25 cm
    termico
    as portas e janelas exteriores assim como porta de entrada com 2 m apenas de altura parece-me algo atarracado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 17

    Colocado por: marco1A suite tambem com jeito pode ainda crescer no sentido nascente e ficar maior pois aquele acesso ao closet está muito estrangulado.


    Resolvido também neste último update. Temos 80 cms de passagem entre a cama e o closet, penso que seja suficiente. Obrigado pelo alerta!
    •  
      marco1
    • 23 fevereiro 2024 editado

     # 18

    penso que o wc ali na moradia não é nada famoso, é péssimo, mesmo ali em cima da zona da piscina e 2.2 é bem bom para altura de um wc de apoio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  16.  # 19

    Colocado por: marco1a cobertura leva 6 cm de xps mais as lajetas com 4 cm de isolamento?


    Sim, foi isso que entendi da conversa que tive com o engenheiro. Antecipa problemas com esta solução?


    Colocado por: marco1o etics é de 8 cm + o bloco de 20 parece-me que ficaria melhor com bloco de 25, até para fazer o alinhamento com os pilares que costumam ter 25 cm
    termico
    as portas e janelas exteriores assim como porta de entrada com 2 m apenas de altura parece-me algo atarracado.


    Em relação ao ETIC de 8 cms e bloco térmico de 20 vou questionar o Engº. Em relação aos vidros recomenda que altura? 2,20?

    Obrigado
  17.  # 20

    Colocado por: marco1penso que o wc ali na moradia não é nada famoso, é péssimo, mesmo ali em cima da zona da piscina e 2.2 é bem bom para altura de um wc de apoio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:João Ribas


    Então alocava a zona toda dos arrumos ao WC? E as máquinas da piscina? Onde as poderia colocar?
 
0.0232 seg. NEW