Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um T3 e como é uma tipologia um pouco difícil de arrendar estou a considerar arrendá-lo a quartos.

    A principal dúvida que tenho é no caso de ocorrerem danos nas partes comuns e ninguém se responsabilizar como se procede ? É possível pagarem todos uma parte dos danos ou só se o culpado de acusar ?

    E caso haja conflitos entre um dos arrendatários e os restantes, quer do tipo de consumir muita mais energia/água ou de não respeitar o descanso, levar muitas visitas a casa, etc posso precaver contratualmente essas situações ?

    Sei que nestes casos é possível celebrar um único contrato para todos os arrendatários (e depois caso um saia e entre novo faz-se uma adenda ao contrato inicial) ou então realizar vários contratos independentes a cada arrendatário. Que regime é mais vantajoso ?

    Alguém me pode arranjar um contrato de arrendamento a quartos ?
    • size
    • 10 fevereiro 2024 editado

     # 2

    Colocado por: amcsilvaTenho um T3 e como é uma tipologia um pouco difícil de arrendar estou a considerar arrendá-lo a quartos.

    A principal dúvida que tenho é no caso de ocorrerem danos nas partes comuns e ninguém se responsabilizar como se procede ? É possível pagarem todos uma parte dos danos ou só se o culpado de acusar ?

    Só se o culpado se acusar.

    E caso haja conflitos entre um dos arrendatários e os restantes, quer do tipo de consumir muita mais energia/água ou de não respeitar o descanso, levar muitas visitas a casa, etc posso precaver contratualmente essas situações ?

    Relativamente a conflitos entre os habitantes não poderá estabelecer regras cívicas no contrato desse género.
    Quanto ao restante, sim pode formalizar regras no contrato. Exemplo: CONSUMOS- O valor será repartido em partes iguais pelos arrendatários.

    Sei que nestes casos é possível celebrar um único contrato para todos os arrendatários (e depois caso um saia e entre novo faz-se uma adenda ao contrato inicial) ou então realizar vários contratos independentes a cada arrendatário. Que regime é mais vantajoso ?

    Se surgir um grupo pré constituído, coeso, aconselhável um único contrato com todos os arrendatário. Se algum denunciar a sua parte no contrato, o grupo terá que se responsabilizar pelo pagamento integral da renda, devendo angariar outro colega. Neste caso, terá que ser formalizado novo contrato. não é possível a adenda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
  2.  # 3

    Estudantes?
    Será viável de acordo com a localização.
  3.  # 4

    Colocado por: PalhavaEstudantes?
    Será viável de acordo com a localização.


    É central e próximo de uma universidade.

    Está em aberto se para estudantes ou outros.
  4.  # 5

    Alugar a estudantes é muito menos arriscado que alugar a imigrantes. Faça contratos individuais, anuais, legais e com os pais como fiadores.
    Contrate uma empresa de limpezas para manter as partes comuns limpas (cozinha e WC's).
    Não ofereça uma sala para parte comum, use para mais um quarto, se for grande pode ser partilhado.
    Procure mais informação sobre este tipo de arrendamento, eu não tenho experiência nesta área.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
  5.  # 6

    Colocado por: CarvaiNão ofereça uma sala para parte comum, use para mais um quarto, se for grande pode ser partilhado.


    A sala é open space com mais de 50m2. Não me parece que dê para usar como quarto.
  6.  # 7

    Uma sala desse tamanho era uma tentação para festas se for parte comum. Pode dividir com pladur em 2 quartos ou fazer uma suite. Mas para isso convinha ter um WC próprio. Se tiver uma parede comum com um WC é fácil fazer.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
  7.  # 8

    Eu alugaria isso a estudantes, sem pensar duas vezes. Siga o conselho do Carvai, transforme a sala num (ou dois, se tiver janelas/disposição para isso)...
  8.  # 9

    É fácil fazer outra wc havendo uma parede comun com outro quarto? Mas a sanita da outra wc tem de ter triturador?

    Esta é uma situação que me interessaria e muito. A minha sanita na wc faz descarga ao chão, a outra sanita alem do triturador teria de fazer descarga na parede certo?

    Colocado por: CarvaiUma sala desse tamanho era uma tentação para festas se for parte comum. Pode dividir com pladur em 2 quartos ou fazer uma suite. Mas para isso convinha ter um WC próprio. Se tiver uma parede comum com um WC é fácil fazer.
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amcsilva
 
0.0143 seg. NEW