Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    
Boa tarde a todos.
    Vivo num prédio de 4 andares onde o telhado apresenta vários problemas.
    Há infiltrações, as telhas têm mais de 50 anos e o ideal seria substituí-las embora alguns proprietários pensarem que basta lavar e impermeabilizar o telhado. O problema é que este telhado nunca teve manutenção e que está agora completamente verde do musgo e plantinhas que nasceram ao longo dos anos. O que evitou maiores danos até agora é o facto que há uns 25 anos foi colocada sub-telha tipo ondulions por baixo das telhas em cerâmica. Os barrotes ainda estão bons mas todas as empresas aconselham mudar a totalidade das ripas e as telhas.
    Existem várias soluções técnicas e não sei qual será a melhor. Em termos de aspecto exterior tem que se manter a telha tipo Marselha. Em termos da utilização das várias técnicas é que tenho dúvidas.
    * Uma das empresas sugeriu a colocação de painel OSD por baixo das ripas para fornecer uma estrutura de apoio maior, por cima colocar sub-telha nova (marca onduline), afixada em ripas de PVC e por fim a telha propriamente dita.
    * outra empresa sugeriu a simples substituição das telhas colocando ripas em PVC ou em pinho tratado, e mantendo a sub-telha existente (substituindo somente as sub-telhas danificada)

    Gostaria de saber a opinião do fórum:
    * Vale a pena trocar toda a sub-telha?
    * Vale a pena colocar as placas OBS?
    * A opção de lavagem a alta pressão das telhas é opção dado o número de anos do telhado e seu estado de deterioração ?
    • size
    • 10 fevereiro 2024 editado

     # 2

    A opção de lavagem do telhado não resultará viável, dado os anos decorridos das telhas.

    Dado os condóminos apresentarem alguma resistência sobre o possível encargo da obra, talvez seja aconselhável propor o orçamento para a opção;

    ---* outra empresa sugeriu a simples substituição das telhas colocando ripas em PVC ou em pinho tratado, e mantendo a sub-telha existente (substituindo somente as sub-telhas danificada)
  2.  # 3

    Muito obrigada pela resposta! Em realidade o orçamento da empresa que propõe a substituição da ondulina e colocação das placas OBS não é muito mais elevado do que o das outras empresas que propõem substituir somente a ondulina danificada. São 4000 euros a mais (o orçamento de só substituir as telhas e ripas, com os rufus das cheminés é de 30000 euros). A minha pergunta é se vale a pena ou não pagar estes 4000 euros a mais.
    Em relação á lavagem que argumento posso dar aos outros proprietários para explicar-lhes que está opção não é viável? Há uma empresa que apresentou um orçamento para lavagem e impermeabilização mas o meu receio é que isto ainda fragilize mais o telhado
  3.  # 4

    Colocado por: Rosa123Há uma empresa que apresentou um orçamento para lavagem e impermeabilização mas o meu receio é que isto ainda fragilize mais o telhado
    e tem razão em ficar receosa pois esta é uma operação de mera cosmética não eliminando os focos de infiltração
  4.  # 5

    50 anos não é nada demais para telhas e 25 anos é um prazo pequeno para uma substituição de telhado. Quão grandes são essas infiltrações? Já foi alguém desinteressado na obra avaliar a necessidade de intervenção?
  5.  # 6

    Já foram várias empresas ver o telhado. Também foi um empreiteiro reformado conhecido meu que já não trabalha e todos concordam que o telhado está em muito mau estado pois nunca teve manutenção. O prédio foi feito há quase 60 anos, 58 exactamente e a sub-telha foi colocada uns bons anos depois.
 
0.0101 seg. NEW