Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 11 março 2024

     # 581

    Mais de um milhão de pessoas vitaram no Chega. Não vale a pena procurar razões para isso a partir de opinioes pessoais, havera de tudo. O choque deve ter sido tal, que nao vai demorar muito até comecar a aparecer por aí algum trabalho académico que dê pistas para a compreensão do que se passou.
    Para já só parece ser seguro afirmar que boa parte daquele resultado veio da acentuada descida da abstenção, agora quem são essas pessoas, ninguém sabe. Há muitas suspeitas p.e. de que serão sobretudo jovens, em particular os muito novos, o que também acontece com muitos dos partidos congéneres do CH, mas não há certeza nenhuma.
    • AMG1
    • 11 março 2024

     # 582

    Colocado por: Joao Dias
    ...A única solução possível para termos estabilidade politica seria se o LMN governasse com o AV. Sempre tinham 4 anos para se entenderem e tentarem pôr ordem na pocilga....


    Essa seria a solução ideal...para o PS.

    O André não quer entrar em governo nenhum a não ser o dele, pelo menos enquanto estiver convencido de que isso é possivel.
  1.  # 583

    por aqui se ve a lavagem cerebral que levam das tvs , vieram todos do tiktok vieram e isso continuem em negação
  2.  # 584

    Colocado por: AMG1O André não quer entrar em governo nenhum a não ser o dele

    Acabei de o ver dizer o contrário.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 585

    Colocado por: AMG1Não vale a pena procurar razões para isso
    claro que não. Tem sido essa a estratégia, e que bem que tem corrido. Depois se o chega vier a ser o partido mais votado, nessa altura logo se procuram as razões. Tem razão AMG1 :)
    • AMG1
    • 11 março 2024

     # 586

    Colocado por: Pickaxe
    Acabei de o ver dizer o contrário.


    Como é óbvio!
    Perante a posição do LM só tem de aproveitar e vitimizar-se, culpando-o de ir constituir um governo fraco quando o podia fazer forte, mas com ele.
    Se o LM o estivesse a convidar iria apresentar condições que já sabia serem inaceitáveis...
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Quilleute, monicaM, desofiapedro
  4.  # 587

    Parece-me que o LMN só tem duas opções para governar.

    Ou negoceia com o Chega e governa com maioria (há bastantes medidas semelhantes entre os partidos, no entanto isto implicaria falhar ao que tanto reforçou durante a campanha), ou então, espera pelos resultados dos emigrantes na expectativa de ganhar pelo menos 3 deputados e do PS não ganhar nenhum.

    Se ganhar os 3 deputados dos emigrantes consegue ter maioria comparando com a esquerda se juntar a IL e o PAN (se não me falham as contas). Neste cenário, vai governando mas precisa sempre da aprovação ou abstenção do Chega para passar as medidas.

    De qualquer forma, governar com governo minoritário nesta fase (estado geral do país) parece-me receita garantida para o insucesso.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, desofiapedro, ANC
  5.  # 588

    Colocado por: AMG1

    Essa seria a solução ideal...para o PS.

    O André não quer entrar em governo nenhum a não ser o dele, pelo menos enquanto estiver convencido de que isso é possivel.


    E eu não duvido absolutamente nada que esse é o jogo , chumbar orçamento, vitimizar-se a culpar PSD por falta de interesse em compromisso e vencer as próximas legislativas… lá para Novembro ou Janeiro …
    • AMG1
    • 11 março 2024

     # 589

    Colocado por: HAL_9000claro que não. Tem sido essa a estratégia, e que bem que tem corrido. Depois se o chega vier a ser o partido mais votado, nessa altura logo se procuram as razões. Tem razão AMG1 :)


    Ja tinha percebido que por vezes o HAL_9000 resolve comentar citações que faz de forma descontextualizada. Admito que o faça inadvertidamente, até porque julgo que trabalha em ciência, e por isso ate bem mais habituado a estas "tecnicalidades" (chamemos-lhe assim), do que eu.
    Se for verificar verá que eu escrevi:
    "Não vale a pena procurar razões para isso a partir de OPINIÕES PESSOAIS..."
    Já no paragrafo seguinte so falo mesmo da necessidade de se procurar perceber o que se passou, mas com informação trabalhada e que permita tirar conclusões que vão além da achologia.
    Mas é evidente que esta minha posição é manifestamente minoritária, porque por aqui já há imensa gente a ter todas as certezas. Melhor só mesmo entre is comentadores das TVs que acertaram em cheio no resultado do Chega.
    Claro que eu também tenho uma teoria, mas prefiro ter mais informação fidedigna antes de desatar a debitar postas de pescada.
    Mas ja aprendi imenso hoje, só lendo o que por aqui se escreveu sobre o tema.
  6.  # 590

    Colocado por: FilipeS.Neste cenário, vai governando mas precisa sempre da aprovação ou abstenção do Chega para passar as medidas.


    Isto não joga com os interesses do AV…
    Queiramos ou não aceitar os resultados , Portugal sofre agora do mesmo mal dos restantes países europeus … o crescimento da extrema-direita , muito devido ás suas política migratórias , progressistas, ambientais e economistas que foram tomadas sem noção do que o povo queria ou até com prazos de cumprimento irreais , juntando isso a guerras europeias , inflação e resquícios da pandemia … deu tudo para dar treta.

    Por muito que defenda medidas ambientais e a necessidade de descarbonizar, se a maioria do povo não tem como pagar uma renda … como pode ser prioridade europeia, legislar sobre sacos plásticos ( exemplo …)

    O que se perdeu foi a ligação entre o povo e os seus representantes políticos e se há alguém exímio em “pescar” esse ressentimento são os movimentos populistas, nacionalistas, conservadores e religiosos.

    É uma doença… cabe aos políticos actuais e futuros de encontrar o remédio .
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, HAL_9000, desofiapedro
  7.  # 591

    Colocado por: Quilleuteprioridade europeia


    Disse bem, europeia. Mas há Europa e Europa e se todos tivéssemos salários alemães ou suíços ou luxemburgueses podíamos falar nessas e muitas outras questões porque não iam fazer mossa a ninguém. Já num país com um dos salários médios mais baixos, custo de vida mais caro que muitos (carros supermercado, combustíveis, etc) e carga fiscal desajustada e que ninguém percebe exatamente para que buracos vai, é difícil falar dessas questões. Porque são os combustíveis tão caros cá??? Ou os impostos tão altos nos carros??? Ou até os supermercados, sobretudo em bens de higiene pessoal, limpeza, etc??? O meu irmão diz que muitas coisas é mais barato comprar na Alemanha!

    Claro que Portugal gosta é de fazer ver para a Europa que tem números e percentagens e tal. Tudo fogo de vista a tapar a miséria.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
  8.  # 592

    Colocado por: AMG1"Não vale a pena procurar razões para isso a partir de OPINIÕES PESSOAIS..."
    Já no paragrafo seguinte so falo mesmo da necessidade de se procurar perceber o que se passou, mas com informação trabalhada e que permita tirar conclusões que vão além da achologia.
    Tem razão, a minha citação foi descontextualizada, e não posso dizer que tenha sido inadvertidamente. Pareceu-me que o AMG1 não queria de facto comentar (ou que se comentasse) o tema, e apeteceu-me “pica-lo”. Desculpe a desonestidade intelectual, mas tinha um propósito:, as causas por detrás deste resultado do chega devem mesmo ser abordadas sobre todos os pontos de vista, nomeadamente a partir da opinião pessoal. As opiniões pessoais que cada user aqui vai expondo serve também de amostragem para analisar o que poderá ter catapultado o chega.

    Comentar com base em opiniões, percepções e experiências pessoais não é o que fazemos por aqui? Estar a adiar a discussão para quando surgirem os trabalhos académicos, não é uma maneira de ignorar problema? Como tem sido feito até aqui sempre que se recorre aos chavões do fascismo e do racismo para explicar o crescimento do chega.
    Os trabalhos académicos virão, mas no meu entender não vão trazer nada de novo. O crescimento deste tipo de partidos não é um fenómeno novo, e inclusivamente chegou tarde a Portugal. Acha que esses trabalhos vão surgir com algum dado novo que já não se saiba de antemão?
    Concordam com este comentário: Caravelle
  9.  # 593

    Colocado por: AMG1Claro que eu também tenho uma teoria, mas prefiro ter mais informação fidedigna antes de desatar a debitar postas de pescada.
    Poderá dar-se o caso de o AMG1 não gostar muito das conclusões a que chegou, e por isso é que não as quer partilhar para já?

    O AMG1 considera que houve um choque grande. Sinceramente isto só foi um choque para quem andou muito distraído nos últimos 2 anos.
    Concordam com este comentário: Caravelle
    • AMG1
    • 12 março 2024

     # 594

    Colocado por: HAL_9000Poderá dar-se o caso de o AMG1 não gostar muito das conclusões a que chegou, e por isso é que não as quer partilhar para já?

    O AMG1 considera que houve um choque grande. Sinceramente isto só foi um choque para quem andou muito distraído nos últimos 2 anos.


    Claro que não gostei das conclusões a que cheguei. Como sabe, tenho aqui defendido e continuo a defender que quem votou no chega sabia perfeitamente a escolha que estava a fazer e no que estava a votar e não se importava com isso, portanto só posso estar mesmo muito desgostoso por haver quase 20% dos eleitores a pensar desta forma.
    Digamos que não concordo completamente com o PNS quando ele ontem disse que não existem um milhão de pessoas racistas e xenófobos. Podem nao ser um milhão, mas são muito mais do que eu imaginava e isso preocupa-me, porque não compro a ideia de que a culpa disso é dos partidos tradicionais.
    Eu admito que o espaço para o Chega crescer mais, já será limitado, mas não acho que o que se passou ontem vai ser um episodio passageiro. Isto ja ocorreu noutros lados e ainda ninguém encontrou a receita para lidar com o fenomeno.
    Em meu entender, estamos perante uma alteração muito substancial sobre a forma como se organiza o espaço publico e o espaço politico. Os moderados e a tolerância estão a ceder o lugar a visões mais radicais da vida em sociedade e isso naome agrada mesmo nada.
    Concordam com este comentário: monicaM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  10.  # 595

    Já há pessoas minhas conhecidas que com a conjuntura política actual estão a pensar ir emigrar. Não querem viver num país com o fascismo incipiente.
    • AMG1
    • 12 março 2024

     # 596

    Sem querer tirar o protagonismo à dimensão do resultado do Chega, julgo que estas eleições também têm outros aspectos curiosos, desde logo a oportunidade da sua realização.
    Será que se o PR tivesse antecipado este resultado teria dissolvido a AR?
    O que dizer da pressão exercida sobre o PR para a dissolução, pela oposição de direita, durante todo o ano de 2023, será que acabou por ter o resultado pretendido?
    A escassa vitória da AD, depois de 8 anos de poder do PS e do enorme desgaste dos ultimos meses, sendo uma vitória numérica será também uma vitoria politica. Em sentido inverso a derrota do PS nestes termos, e no contexto existente, corresponde mesmo a uma derrota politica?
    Agora algo de que ninguém fala. Ja repararam que houve outro partido que também teve uma subida espetacular, o Livre, e que se esses novos votos do Livre tivessem ido para (ou ficado?) no PS, o vencedor seria outro?
    Em conclusão, salvo o enorme crescimento do Chega, estas eleições serviram exactamente para resolver que problema do país. Qual foi a clarificação politica decorrente destas eleições, excluindo a obvia: o excepcional crescimento do Chega.
  11.  # 597

    Sinceramente não vale a pena culpar o chega ou quem votou neles de nada.

    Se querem combater o chega, mostrem maturidade e façam um bloco central AD/PS... Simples.

    Ora, como o que é tão simples se mostra complicado, quem vai continuar a beneficiar dessa incapacidade de entendimento é o Chega...

    48 deputados num partido com meia dúzia de anos, devia de os fazer pensar muito, são votos de protesto, são os racistas.... Mas todos esses são pessoas que se fartaram da política em Portugal, o que essas pessoas querem mesmo, não é protestar, é CASTIGAR, VINGAR-SE, dos políticos e políticas vergonhosas de todas estas décadas.
    Concordam com este comentário: rguerreiro79, spvale
  12.  # 598

    Isto vai ser assim,
    LM irá formar governo, o orçamento de estado para 2025 irá passar com a abstenção do CH, pois LM irá colocar algumas medidas que o CH tinha e também eram parecidas com as do LM e assim o CH não pode votar contra, se votar contra só demostra que só quer Governar...
    E assim o CH tem mais um ano para se preparar e para o orçamento 2026 o CH irá votar contra para deitar o governo abaixo... e la vamos nós a eleições outra vez...
  13.  # 599

    E acredito que o CH teve este resultado, por causa da abstenção mas essa abstenção foi dos mais jovens a 2 anos atrás, pois não acredito que as pessoas idosos(falos dos 70 anos para cima)deixem de votar no seu partido .
    Sim no meio disto tudo também tem os que estão descontentes e querem a mudança, mas acredito que a maior parte foi dos jovens, pois o CH utiliza as redes sociais para captar os seus votos e como todos sabemos as redes sociais actualmente tem muito poder...
    Concordam com este comentário: monicaM
  14.  # 600

    Colocado por: NTORION48 deputados num partido com meia dúzia de anos, devia de os fazer pensar muito,
    Precisamente, mas duvido que vá acontecer. Temos o presidente da assembleia da república a dizer que este crescimento do chega "deve ser matéria de reflexão, mas não se lhe deve dar grande importância" está tudo dito..
 
0.1644 seg. NEW