Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nunca irei compreender a conversa do “voto no Chega como voto de protesto ) …

    Votem em branco … escusam de dar relevância a um partido só porque sim.

    Compreendo mais quem vota no chega por convicção ( concordando ou não com eles, ao menos acreditam em algo ) do que a treta do protesto …
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  2.  # 2

    .
  3.  # 3

    Colocado por: RUIOLI

    Se assim fosse, já sabia em quem votar.

    Problema é esse, o AV teve/tem a perserverança que os líderes da IL não têm.
    Quando um partido novo aparece não pode mudar de cara constantemente. Até o CDS morreu (agora está em coma graças ao PSD) com a saída do portas.
    Aquele último candidato às presidênciais do IL então não lembra a ninguém, fraquinho. Até lhe dei o meu voto, só mesmo para ver se n perdiam a coragem, mas enfim, parece outro partido condenado.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  4.  # 4

    Afinal qual a razão para o negro monte não ser carismático? porque não tem ideias? é um testa de ferro apenas? parece que a unica coisa que sabe fazer é apontar pecadinhos dos outros, assim é complicado, quer ganhar como? não consigo entender.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 5

    Colocado por: NTORIONParticipem, sejam corteses, apresentem argumentos e poupem a moderação SFF.


    Ora, para já não houve novidades nos debates.
    Pelo que a opinião mantem-se:
    ...da Esquerda pá Direita:

    - PCP e BE nem sei como têm lugar no séc. XXI, só trazem pobreza. Gosto da Mortágua como profissional, mas não consigo concordar com o que defende;
    - PS, enfim... já ninguém se lembra deste PNS e as trapalhadas que fez... ou dos 8 anos de desgraça. O ponto positivo foi a descida da dívida.
    - Livre tem aquele que para mim é o líder mais coerente, o mais organizado, o mais honesto intelectualmente, mas mantem a dependencia do Estado. Ainda assim tem algumas ideias avulsas com as quais simpatizo (como a questão da concorrencia desleal dos privados face ao SNS pelo acesso à informação ou falta dela);
    - PAN vem perdendo fulgor, ainda assim parece ser um partido necessário;
    - AD, uma desilusão completa, sobretudo depois de trazer o tipo do PPM para a coligação. Tanto CDS como PSD vêm perdendo nomes sonantes e gente qualificada nos quadros. LM promete demasiado mas não tem crédito, nem o carisma dum Passos Coelho. Como é que trocaram o Rui Rio por este Luis Montenegro? Por outro lado, espero que tenhamos a Cecilia Meireles de volta ao parlamento;
    - IL, nulidade de líder, minha nossa. Ideias demasiado utópicas. Ainda assim, parece-me útil para balancear as negociações da Esquerda. Já nem digo que consigam diminuir o tamanho do Estado, mas xiça, que não aumente mais... enquanto os temas em que mete não funcionarem bem.
    - Chega, seria curioso ver o AV e os seus deputados que têm toda a pinta de gandins, de aldrabões, de malabaristas, de oportunistas, terem acesso às verbas públicas, influência/poder, iam roubar pouco iam... Se nem sequer respeitam as mais básicas regras do saber estar ou educação, tom de voz, etc, queria-os ver com acesso ao poder a ver que iriam fazer. Só sabem armar "peixeirada", mas pronto, representam uma parcela real da população.

    Curiosidade, não vi nehum partido ainda discutir relações externas... num mundo globalizado, na era das tecnologias, com 2 guerras importantes... gostaria de perceber qual a posição nos assuntos dos negócios estrangeiros... num ano em que podemos ter de volta o maluco do Trump, mais um Putin psicopata, Taiwan, crise migratória na America Latina, violência entre castas indianas (veja-se o que isso fez em Toronto por exemplo), etc.

    Por outro lado, seria tão mais simples se estes nossos politicos (de todos os partidos) saíssem da bolha portuguesa uns momentos... para perceberem o rídiculo que são algumas ideias... há tantas soluções testadas fora. Não é preciso inventar a polvora. Afinal, isto de andar atrás dos outros e estar atrasado uns anos, até dá jeito... pois podemos ver o que correu melhor e menos bem noutros sítios.

    Pelo que em Março, entŕe PAN, AD, IL ou Branco, algum será. Muito dificil de facto. É procurar votar no menos mau, pois não vejo nenhum que me represente.
    Concordam com este comentário: marco1, desofiapedro, vmontalvao
  6.  # 6

    Boas,

    Há una anos fazia isto por aqui, hoje apeteceu-me:

    O que é e faz o SNS
    ...
    "Resumindo, os portugueses, mesmo aqueles que infelizmente não têm ainda médico de família, esperam nas Urgências demasiado tempo ou para certas especialidades e doenças têm listas de espera enormes, têm consciência de que, para a esmagadora maioria das doenças que põem em risco a sua vida, é no SNS que têm resposta? Que, para certas doenças, só equipas médicas multidisciplinares que funcionam com uma hierarquia baseada na experiência e na competência podem ter capacidade de resposta? Que perante um acidente grave com traumatismos complexos só as urgências do SNS têm capacidade de resposta?"
    ...

    https://www.dn.pt/3671959048/o-que-e-e-faz-o-sns/

    Os assassínios no PREC ***
    ...
    "Os vários ‘exércitos’ da contrarrevolução, alguns avulsos, foram responsáveis por 566 ações violentas no país entre maio de 1975 e abril de 1977, uma média de 24 atos de terrorismo por mês, quase um por dia, causando mais de 10 mortes e prejuízos incalculáveis no património de vítimas e instituições. Os partidos de esquerda, como o PS, com o PCP à cabeça, foram os alvos preferenciais de quase 80% das bombas incendiárias, espancamentos, apedrejamentos e atentados a tiro”, inventaria Miguel Carvalho no seu livro."
    ...
    https://www.dn.pt/2652615055/os-assassinios-no-prec/

    A crise económica que levou Portugal a provar pela primeira vez a receita do FMI ***
    ...
    "Em 1980, o Governo da Aliança Democrática (AD), era Cavaco Silva ministro das Finanças, promoveu políticas que, no entender do ex-governador do banco central Silva Lopes, tinham o único fim de "promover a vitória eleitoral do PSD-CDS".

    Subiram os gastos orçamentais, valorizou-se o escudo, dificultou-se a vida aos exportadores, subiram as importações. Em resultado, o défice das transacções correntes subiu de cinco por cento do PIB em 1980 para 11,5 por cento em 1981 e 13,2 em 1982. A dívida externa aumentou de 467 milhões de contos em 1980 para 1199 milhões em 1982. Os mercados financeiros aproximavam-se do país.

    Um programa de estabilização foi sendo introduzido desde final de 1982. O Governo AD ainda aumentou, no início de 1983, as taxas de juro em quatro pontos e vendeu 50 toneladas de ouro para financiar as contas externas. Mas face ao avolumar dos problemas e fragilizado pelas críticas internas no PSD - com Cavaco Silva a conspirar contra Francisco Balsemão - a AD desfez-se e, nas eleições de Abril de 1983, o PS ganhou as eleições, com 36 por cento. Nasceu então o Governo do Bloco Central (PS-PSD), de Mário Soares e Mota Pinto.

    Umas das primeiras medidas foi desvalorizar o escudo em 12 por cento e aumentar as taxas de juro. Aumentaram-se os preços de produtos básicos. Congelou-se o investimento público e criou-se um imposto extraordinário sobre os lucros. Mas não chegou. Iniciaram-se negociações com o FMI. O Governo falava da inevitabilidade do acordo, o que não era consensual. João Salgueiro, à data membro do PSD e hoje ex-presidente da CGD, estava contra. Fernando Ulrich, então jornalista e hoje presidente do BPI, escreveu: "Esta via anestesiante da inevitabilidade de negociação corre o risco de nos fazer esquecer que o Fundo também tem os seus objectivos, um prestígio e uma credibilidade a defender.""
    ...
    https://www.publico.pt/2011/04/07/jornal/a-crise-economica-que-levou-portugal-a-provar-pela-primeira-vez-a-receita-do-fmi-21786788


    *** Importante devido a:

    Argumentos e contra-argumentos
    ...
    "Argumentos e contra-argumentos
    Um dos aspectos do actual debate político-mediático é a facilidade, e a superficialidade, com que determinados argumentos se disseminam, e como contra-argumentos, que são igualmente válidos, não aparecem ou, se aparecem, não circulam com a mesma velocidade e visibilidade. Falo de processos interpretativos que são racionais, argumentos e contra-argumentos que são aceitáveis em si mesmos, só que a disparidade da sua utilização remete para aspectos de politização do espaço público que existem, mas são ignorados, escondidos ou disfarçados. "
    ...
    https://www.publico.pt/2024/02/10/opiniao/opiniao/argumentos-contraargumentos-2079937

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  7.  # 7

    Não me identifico com várias posturas do André ventura mas admitir já que vai ser pior que os outros é julgar alguém já sem roubar.
    O Trump é maluco mas retirando a parte do COVID que esteve muito mal mesmo ele até colocou os EUA a seguir bom caminho e não se esqueçam que foi ele que retirou as tropas.dp Afeganistão...
    Agora PS que neste último governo de maioria foi uma desgraça e ainda aparece em 2 nas sondagens é uma vergonha.
    Se ainda estivesse centeno até concordava
    • njs
    • 11 fevereiro 2024

     # 8

    Colocado por: hadoko
    Resta AD e IL. O único argumento que vejo para votar AD e não IL é que se a AD perder, será o PS a governar e isso é um grande não.


    Acho que podes dormir descansado, pois mesmo que o PS vença as eleições, pelas sondagens recentes e as suas progressões desde há uns meses para cá, não acho que a esquerda - caso se consigam entender todos - tenha deputados suficientes para governar, mesmo em minoria.

    A minha leitura destas eleições é que ou não há governo e vamos andar em eleições durante algum tempo, ou então há uma coligação/geringonça de direita para governar com ou sem o Luis Montenegro, e aí é importante dar voz a partidos como o CHEGA e o IL.

    Eu sinceramente não sei o meu sentido de voto, acho que irá em branco ou um dos "votos úteis" à direita, quando sempre votei na esquerda :)
  8.  # 9

    Colocado por: spvaleTrump é maluco mas r


    Acho que tipos como o Ventura, Trump, Bolsonaro, até poderiam ter os principios/valores certos a meu ver (orientados para as empresas, etc), mas no momento em que cria fricção entre a população, que mete uns contra os outros para causar o caos e reinar... perdemos a noção da economia ou progresso. Focamo-nos do que tem o vizinho, e nas diferenças que nos separam.

    O crime de ódio começa por pequenas coisas, e por propaganda. Veremos quem ganha as primárias. Eu consigo ficar 2h a ver/ouvir um comício da Nikki Haley (republicana)... enquanto sobre o Trump não vejo ideias, apenas desculpas e mais desculpas por todos os crimes que fez durante a presidência.

    O Ventura faz-me lembrar a do: "parece pato, cheira a pato, sabe a pato, oh pá, se calhar deve ser pato".

    Imagino como deve ser naqueles estados dos USA, em que são todos caucasianos, que odeiam imigrantes, que votaram Trump em 2016, o que devem pensar sobre os chineses ou mexicanos... Estados sem nenhuma relevancia na economia, ghost towns, todos iguais, todos mais pobres. Uma pena. Veja depois, o que opiniam os residentes dos estados ricos...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, vmontalvao
      Screenshot_20240211_090943_Chrome.jpg
  9.  # 10

    A política nacional actual mais parece um concurso de popularidade, medição de carisma (como se isso fosse a principal Valência) em oposição à projetos de presente e futuro. Partidos demasiado dogmáticos e polarizados. Aqui, tal como noutros países os principais partidos ou se actualizam ou tendem a desaparecer em 20 anos.

    Há, naturalmente, pessoas muito inteligentes e com sentido de serviço público e bem comum no parlamento.

    Vou fazer o que tenho feito, perco umas horas a ler programas dos partidos, pondero e voto de acordo com o que acredito ser o melhor para o futuro dos meus filhos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 11

    Colocado por: oxelfeR (RIP)Boas,

    Há una anos fazia isto por aqui, hoje apeteceu-me:

    O que é e faz o SNS
    ...
    "Resumindo, os portugueses, mesmo aqueles que infelizmente não têm ainda médico de família, esperam nas Urgências demasiado tempo ou para certas especialidades e doenças têm listas de espera enormes, têm consciência de que, para a esmagadora maioria das doenças que põem em risco a sua vida, é no SNS que têm resposta? Que, para certas doenças, só equipas médicas multidisciplinares que funcionam com uma hierarquia baseada na experiência e na competência podem ter capacidade de resposta? Que perante um acidente grave com traumatismos complexos só as urgências do SNS têm capacidade de resposta?"
    ...

    https://www.dn.pt/3671959048/o-que-e-e-faz-o-sns/

    Os assassínios no PREC***
    ...
    "Os vários ‘exércitos’ da contrarrevolução, alguns avulsos, foram responsáveis por 566 ações violentas no país entre maio de 1975 e abril de 1977, uma média de 24 atos de terrorismo por mês, quase um por dia, causando mais de 10 mortes e prejuízos incalculáveis no património de vítimas e instituições. Os partidos de esquerda, como o PS, com o PCP à cabeça, foram os alvos preferenciais de quase 80% das bombas incendiárias, espancamentos, apedrejamentos e atentados a tiro”, inventaria Miguel Carvalho no seu livro."
    ...
    https://www.dn.pt/2652615055/os-assassinios-no-prec/

    A crise económica que levou Portugal a provar pela primeira vez a receita do FMI***
    ...
    "Em 1980, o Governo da Aliança Democrática (AD), era Cavaco Silva ministro das Finanças, promoveu políticas que, no entender do ex-governador do banco central Silva Lopes, tinham o único fim de "promover a vitória eleitoral do PSD-CDS".

    Subiram os gastos orçamentais, valorizou-se o escudo, dificultou-se a vida aos exportadores, subiram as importações. Em resultado, o défice das transacções correntes subiu de cinco por cento do PIB em 1980 para 11,5 por cento em 1981 e 13,2 em 1982. A dívida externa aumentou de 467 milhões de contos em 1980 para 1199 milhões em 1982. Os mercados financeiros aproximavam-se do país.

    Um programa de estabilização foi sendo introduzido desde final de 1982. O Governo AD ainda aumentou, no início de 1983, as taxas de juro em quatro pontos e vendeu 50 toneladas de ouro para financiar as contas externas. Mas face ao avolumar dos problemas e fragilizado pelas críticas internas no PSD - com Cavaco Silva a conspirar contra Francisco Balsemão - a AD desfez-se e, nas eleições de Abril de 1983, o PS ganhou as eleições, com 36 por cento. Nasceu então o Governo do Bloco Central (PS-PSD), de Mário Soares e Mota Pinto.

    Umas das primeiras medidas foi desvalorizar o escudo em 12 por cento e aumentar as taxas de juro. Aumentaram-se os preços de produtos básicos. Congelou-se o investimento público e criou-se um imposto extraordinário sobre os lucros. Mas não chegou. Iniciaram-se negociações com o FMI. O Governo falava da inevitabilidade do acordo, o que não era consensual. João Salgueiro, à data membro do PSD e hoje ex-presidente da CGD, estava contra. Fernando Ulrich, então jornalista e hoje presidente do BPI, escreveu: "Esta via anestesiante da inevitabilidade de negociação corre o risco de nos fazer esquecer que o Fundo também tem os seus objectivos, um prestígio e uma credibilidade a defender.""
    ...
    https://www.publico.pt/2011/04/07/jornal/a-crise-economica-que-levou-portugal-a-provar-pela-primeira-vez-a-receita-do-fmi-21786788


    *** Importante devido a:

    Argumentos e contra-argumentos
    ...
    "Argumentos e contra-argumentos
    Um dos aspectos do actual debate político-mediático é a facilidade, e a superficialidade, com que determinados argumentos se disseminam, e como contra-argumentos, que são igualmente válidos, não aparecem ou, se aparecem, não circulam com a mesma velocidade e visibilidade. Falo de processos interpretativos que são racionais, argumentos e contra-argumentos que são aceitáveis em si mesmos, só que a disparidade da sua utilização remete para aspectos de politização do espaço público que existem, mas são ignorados, escondidos ou disfarçados. "
    ...
    https://www.publico.pt/2024/02/10/opiniao/opiniao/argumentos-contraargumentos-2079937

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    seja bem aparecido, e como está o gato?...
    • AMG1
    • 11 fevereiro 2024

     # 12

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Acho que tipos como o Ventura, Trump, Bolsonaro, até poderiam ter os principios/valores certos a meu ver (orientados para as empresas, etc), mas no momento em que cria fricção entre a população, que mete uns contra os outros para causar o caos e reinar... perdemos a noção da economia ou progresso. Focamo-nos do que tem o vizinho, e nas diferenças que nos separam.

    O crime de ódio começa por pequenas coisas, e por propaganda. Veremos quem ganha as primárias. Eu consigo ficar 2h a ver/ouvir um comício da Nikki Haley (republicana)... enquanto sobre o Trump não vejo ideias, apenas desculpas e mais desculpas por todos os crimes que fez durante a presidência.

    O Ventura faz-me lembrar a do: "parece pato, cheira a pato, sabe a pato, oh pá, se calhar deve ser pato".

    Imagino como deve ser naqueles estados dos USA, em que são todos caucasianos, que odeiam imigrantes, que votaram Trump em 2016, o que devem pensar sobre os chineses ou mexicanos... Estados sem nenhuma relevancia na economia, ghost towns, todos iguais, todos mais pobres. Uma pena. Veja depois, o que opiniam os residentes dos estados ricos...
      Screenshot_20240211_090943_Chrome.jpg


    Não consigo perceber de que forma é que os "principios/valores" de estadistas com o perfil desses "três estarolas" podem ter interesse para qualquer empresa que se preocupe com o futuro do seu negócio. Os homens são portadores de uma incerteza que imagino sejam o oposto do que qualquer empresa responsável deva querer, mas claro que qualquer deles consegue apresentar um bom séquito de empresários na sua "corte", até porque a sua chegada ao poder representa também novas oportunidades para novos protagonistas.
    Vejo que o Nuno ainda mantém a esperança que possa não ser o Trump o candidato republicano às eleições de novembro proximo, infelizmente todos os sinais que temos até agora parecem apontar em sentido inverso. A NH representava a esperança possível, mas que parece cada vez mais distante. O Partido Republicano está rendido ao Trump. A tropa de choque do "Deus laranja" controla tudo, já não há lugar para moderados. Veja o que aconteceu na câmara dos representantes, em que 20 capangas do dito conseguiram impimgir um lider aos restantes 200 congressistas do PR. O resultado está à vista, em votações como a da semana passada em que um pacote de ajuda a Ucrânia, que já estava negociado, acabou por cair apenas para que o Trump possa cantar vitória e já se percebeu que, para mal da Ucrânia, vai ser assim até novembro. Veremos o que acontece depois, mas eu não espero nada de bom, nem para os americanos nem para o mundo.
    Quanto à alternativa é o que se vê. O Partido Democrata também não foi capaz de gerar nada mais eficaz do que a continuidade do Biden, só espero que ao menos escolham outro vice.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 13

    Eu por mim vou votar Chega, não porque concordo com algumas políticas do mesmo mas porque já lá vão uns bons 30 anos a ver PS/PSD a mamarem a grande do estado (nosso dinheiro) e mesmo assim ninguém é preso por termos sucessivas banca rotas e cada vez mais sermos os últimos da UE, a saúde é o que é, a educação também, impostos cada vez mais altos, vida cada vez mais difícil, poder de compra cada vez menos, casos e mais casos de corrupção, por mim já chegou ao ponto de querer ver isto tudo a arder
  12.  # 14

    Colocado por: xiripitipor mim já chegou ao ponto de querer ver isto tudo a arder


    Isto é que é votar a pensar no futuro do país … 🤌🏼🤌🏼🤌🏼

    Está cansado de tudo e opta por votar num partido que crê ir por tudo a arder … não há como adorar estes métodos de raciocínio.

    Vai correr tudo bem…
    Concordam com este comentário: brunoa, vmontalvao
  13.  # 15

    Colocado por: Quilleute

    Isto é que é votar a pensar no futuro do país … 🤌🏼🤌🏼🤌🏼

    Está cansado de tudo e opta por votar num partido que crê ir por tudo a arder … não há como adorar estes métodos de raciocínio.

    Vai correr tudo bem…


    Diz me um partido então na tua experiente sabedoria que irá guiar este país a pelo menos voltar a ultrapassar os países de leste
  14.  # 16

    Se lesse um pouco para trás , veria o meu ponto de vista , mas garantidamente não é e nunca será votar com o intuito de calcar o que já foi pisado .

    Votar com o intuito de ver o mundo a arder … maduro , adulto e demonstra imenso senso comum 🤦🏽

    Aja pachorra …
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 17

    Colocado por: QuilleuteSe lesse um pouco para trás , veria o meu ponto de vista , mas garantidamente não é e nunca será votar com o intuito de calcar o que já foi pisado .

    Votar com o intuito de ver o mundo a arder … maduro , adulto e demonstra imenso senso comum 🤦🏽

    Aja pachorra …


    Votar em branco? UAU que grande escolha, disse que o Rui Tavares era um bom líder, ao menos leu o que o homem quer para um país? Não passa de um BE mais suave.. se são essas as suas escolhas também digo lhe já é super adulto
  16.  # 18

    Colocado por: xiripiti

    Votar em branco? UAU que grande escolha, disse que o Rui Tavares era um bom líder, ao menos leu o que o homem quer para um país? Não passa de um BE mais suave.. se são essas as suas escolhas também digo lhe já é super adulto


    Ou seja… não leu nada …
    1. Nunca votei e espero nunca votar em branco
    2. Nunca disse que RT era um bom líder , mas sim que demonstra coerência e é um bom orador subaproveitado num partido como o Livre e que num partido mais visível poderia ser alguém com futuro político.
    3. Não coloco o Livre no contexto BE suave , seja como for, neste momento não votaria em ambos

    O seu comentário só serviu para demonstrar novamente imaturidade.

    Adiante … 🤦🏽🤌🏼
    • AMG1
    • 12 fevereiro 2024

     # 19

    O Chega é um partido legal. Vai apresentar-se a eleições livres e em pé de igualdade com todos os outros.
    Votar no Chega, tal como em qualquer outro corresponde ao exercício de um direito constitucional que todos temos.
    Posto isto, confesso que me escapa por completo a razão porque tanta gente que escolhe votar no Chega tem necessidade de justificar porque o faz.
    Essa justificação não adianta a ninguém, a não ser talvez ao próprio, mas nesse caso tem bom remédio. Não votar no Chega!
    Concordam com este comentário: Mhzn672, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  17.  # 20

    Colocado por: AMG1Vejo que o Nuno ainda mantém a esperança que possa não ser o Trump o candidato republicano às eleições de novembro proximo, infelizmente todos os sinais que temos até agora parecem apontar em sentido inverso. A NH representava a esperança possível, mas que parece cada vez mais distante.


    Será um ano em grande, eleições nos 3 países que mais me dizem respeito, Portugal, México e USA. E em nenhum vejo como as coisas possam melhorar, independentemente dos resultados. Ainda assim, é-me perfeitamente possivel seguir nos debates as ideias (com que não costumo concordar), de politicos como o Rui Tavares ou a Nikki Haley, etc... Agora para miúdos do kinder... não há paciência.

    Isto porque com Trump ou Ventura... a questão é mesmo essa. Eu não percebo como é possivel ter alguém com quem não dá para manter uma conversa a liderar um partido com assento parlamentar. No Ventura vejo um javardo, que acha que está a comentar um jogo de futebol no tasco. E que posso esperar dum javardo, algo diferente de javardice? Maiorias absolutas têm sido más, pelo que precisamos de chegar a consensos no parlamento. Como fazer isso com um tipo que pouco se importa com que ideologia defende? Ele é simplesmente do contra.

    Lamentavel a prestação de muitos dos nossos politicos, que até pareciam ter algum decoro, algum recato, alguma compostura... e se vêm envolvidos em casos de corrupção e outros crimes. Se isso era assim, com tipos que ainda tentavam esconder... imagino com este espalhafatoso Ventura. Esta basófia costuma terminar muito mal. Veja-se o caso do Galamba. A verdade mais cedo ou mais tarde acaba por vir ao de cima...
    Concordam com este comentário: AMG1
 
0.0515 seg. NEW