Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O CHEGA no programa eleitorial diz que vai acabar com o IVA na aquisicao de habitacao.
    Ontem ao ver o RAP na sic foi engraçado vê-lo a gozar.
    Eu por exemplo estou a ponderar votar no CDS. Aquele partido precisa de voltar à AR.
    Votos de protesto fazem-se em branco. Nunca num partido de pessoas vazias. Mas o país é livre e cada um faz as asneiras que quiser.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira, Mike_too
  2.  # 2

    sinceramente de todos os debates que vi, tentando ser imparcial, apenas o Rui Tavares parece ser um politico que não está para joguinhos nem telenovelas. Depois vem a questão relativa aos outros partidos e ás suas propostas que são identicas na sua maior parte e o pensamento de não quererem deixar o outro governar, portanto, estamos perante um grupo de pessoas birrentas que se estão nas tintas para o povo, e o povo, em vez de encontrar soluções apenas encontram divisões (como podemos observar nas redes sociais). Gostaria de ver democracia em portugal e não mais telenovelas...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira
  3.  # 3

    Colocado por: SirruperO CHEGA no programa eleitorial diz que vai acabar com o IVA na aquisicao de habitacao.

    No sábado mandaram-me isso, fui consultar o programa, não constava ou já estava retificado.

    Fazendo um primeiro balanço dos comentários, já 4 ou 5 pessoas manifestaram a sua preferência pelo CHEGA, são atualmente os mais decididos.

    Os restantes (onde me incluo) parecem ainda na indecisão, para decidir entre o menos mau, e incrivelmente já 3 ou 4 manifestaram alguma concordância com o RT... a ter de dar voto à esquerda (para que haja governo), será por certo a minha opção.

    o PNS ontem apelou aos "Camaradas"....... os camaradas que na sua maioria trocaram a CDU pelo CHEGA...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 4

    Só para deixar a minha última posta de bacalhau, interessante ver que quem diz que vota Chega é logo atacado, parecem hienas, o facto de não perceberem o porquê de o pessoal votar Chega ou tentarem entender o que os leva a virar-se para o Chega é o mal de muitos países da UE inclusive Portugal.
  5.  # 5

    Eu vou ser bastante claro, não estou aqui para me mudarem de ideias e certamente não o irei fazer aos outros .
    Posso não concordar com a intenção de votos de outros mas a isso chama-se democracia .

    Estamos aqui a debater, não para nos atacar constantemente.

    Dito isto, não me vejo de absoluto a votar nos extremos , radicalismos de parte a parte não representam em nada o que quero para o país . E no entanto repito que em questões de liderança partidária o que me parece mais qualificado nos debates é sem dúvida Rui Tavares.

    A mim nada me incomoda que digam que votam no chega, e ninguém o atacou … ( muito pelo contrario) a questão é quando chega ao porquê, a resposta é invariavelmente, votos de protesto ou tal como disse “quero ver o mundo a arder “.

    Simplesmente entendo que votar dessa maneira é voto não pensado, ponderado, para não dizer “cuspir num direito que para mim é básico numa democracia “

    Devemos todos tentar escolher um partido que no nosso entender encaminhe o país para algo estável , de crescimento económico e social.
    Se acho que os Extremos dao essa opção ? Absolutamente não .
    No caso do Chega ( aqui mencionado ) , o exemplo da Itália é claro .
    É mais do mesmo ….
    Iam acabar com tudo e mais qualquer coisa … está visto que já se aperceberam que a coisa não é assim tão fácil.
    E atenção que vejo Meloni com melhores olhos que vejo Ventura.

    De um taberneiro só se pode esperar mais taberna, não é isso que quero para o meu país .

    Querem votar no Chega , votem caramba , tal como disseram acima é um partido como todos os outros , agora façam-no com convicção e não com imaturidade e a brincar com coisas sérias .
    Concordam com este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira, Mike_too
  6.  # 6

    Colocado por: Quilleutevotos de protesto ou tal como disse “quero ver o mundo a arder “.


    Às vezes pode fazer sentido, pq é a forma mais rápida de todos abrirem os olhos. O custo é o de ter alguém assim a governar ou no governo (até os USA tiveram o Trump e vão voltar a ter). Mas se servir para se começar a mudar algo...

    já não me lembro da última vez que tivemos em protesto simultâneo:
    Professores
    Médicos
    Policias
    Agricultores...
  7.  # 7

    Considerando-me apartidário, normalmente voto em pessoas, projectos e programas... Não em ideologias.

    Estou um pouco como o Miguel Oliveira, Indeciso...

    Vou tentar intervir construtivamente neste post e ao longo dele partilhar algumas opiniões.

    Um dos segredos das economias poderosas é o preço baixo da energia.


    Portugal em particular e a uniao Europeia quase no geral (exceptuando a Polónia e Alemanha) abdicaram de quase totalidade das centrais de producao de energia a carvao.
    Em Portugal tinhamos duas (Pego e Sines) em bom estado de conservacao e capazes de mais uma decada de producao energética a baixo custo.
    Não considerando ambientalmente a medida errada até porque temos em Portugal outras opcoes bem menos poluentes, gostava de deixar só a informacao de que a China nos proximos dois anos vai abrir por semana, reforco, todas as semanas novas centrais a carvao equivalente as estas duas que fecharam... com uma vida util de no minimo 20 anos. A India tem planos identicos... Indonesia e paquistao também usam maioritariamente carvao... São 4 dos 5 paises mais populosos no mundo.
    Vai ser a União Europeia a salvar o mundo ambientalmente? (a UE representa apenas 5% da Populacao mundial).
    Não... näo sou negacionista relativamente às alteracoes climaticas!!! Mas ser´este o caminho certo?
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Pickaxe
    • nvale
    • 12 fevereiro 2024 editado

     # 8

    Colocado por: xiripitiSó para deixar a minha última posta de bacalhau, interessante ver que quem diz que vota Chega é logo atacado, parecem hienas, o facto de não perceberem o porquê de o pessoal votar Chega ou tentarem entender o que os leva a virar-se para o Chega é o mal de muitos países da UE inclusive Portugal.


    Até poderia concordar se desse voto não resultassem consequências, e não são das melhores. O povo diz, e sabiamente, digo eu, junta-te aos bons e serás como eles, junta-te aos maus e serás pior que eles... Agradeço todo o futuro que se almeja com o contributo do ventura.
    • Joseba
    • 12 fevereiro 2024 editado

     # 9

    Para mim o PS não pode continuar no poder....
    Assim sendo estou entre PSD e IL. Como vivo num grande centro urbano vou votar IL, pelos meus cálculos ficam mais perto de eleger um deputado extra com o meu voto do que o PSD....
    Concordam com este comentário: desofiapedro, hangas, N Miguel Oliveira
    • hangas
    • 12 fevereiro 2024 editado

     # 10

    Colocado por: JosebaAssim sendo estou entre PSD e IL.


    Estou na mesma.

    Nenhum dos extremos é opção. Para a CDU e o BE só está tudo bem quando houver igualidade e tudo bitolado por baixo. O Chega é só conversa de café com um discurso muito eficiente para "pitchfork mobs", mas com medidas que ou não são exequiveis, ou se o forem não trazem o beneficio que eles proprios julgam que trazem.

    PS já chega da mesma escola e o que ai vem é um Socrates v3. Não, obrigado!

    Gostava de ver um governo AD + IL sem maioria absoluta.. uma maioria relativa de direita que tivessem que fazer concessoes. Idealmente até com o apoio do PS em alguns temas. Mas já sabemos que na politica o que prevalece é o clubismo e o PS por mais que a ideia estivesse alinhada com os principios deles jamais validariam uma medida só porque sim.

    Por isso a questão é mesmo essa.. perceber qual a melhor estrategia de voto para quando aplicado o metodo de hondt a coisa incline para esse lado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 11

    Colocado por: ecteixeiraNão... näo sou negacionista relativamente às alteracoes climaticas!!! Mas ser´este o caminho certo?


    Infelizmente não é…
    Por muitas ambições que a UE tem, é irreal que resolvemos sozinhos um problema que implica cooperação séria a nível global.
    No entanto , quanto mais depressa nos tornarmos energéticamente independentes, tenho para mim que nos demarcamos que futuras crises energéticas que rondam á volta dos combustíveis fósseis de origem médio oriente , russa e até americana e que isso possa ter impacto positivo na nossa economia.

    Sempre fui muito “pé atrás” com o nuclear devido aos seus resíduos, mas hoje em dia com a evolução da tecnologia vejo o nuclear ou hidrogénio como alternativas.

    Daí um dos pontos importantes para mim nestas eleições é um partido que olhe em pró de medidas de independência energéticas ( reais ) mas com equilibrio de preservação ambiental.

    Ainda ontem PNS mencionou que temos a quarta maior reserva de lítio da Europa a sétima do mundo ( salvo erro ) , mas vejo a exploração deste material como de alto risco ambiental e apesar de perceber o potencial lucro económico, não consigo confiar nestes para defender o país do impacto ambiental .

    Eu sei que isto parece muito PAN , não é a minha intenção.

    Mas é um aspecto importante para mim também .

    A independência energética , crescimento económico equilibrados com defesa ambiental.
    Concordam com este comentário: ecteixeira
  9.  # 12

    Só para acrescentar que acredito que a UE tem de sair da sua dependência americana e tornar-se um bloco económico que possa ser auto-sustentável e competitivo com EUA , China e Rússia.

    Aliás essa era a ideia original que foi totalmente corrompida .
    Concordam com este comentário: ecteixeira
  10.  # 13

    Tal como lido por aí algures: votar chega como protesto equivale a beber água da sanita do restaurante porque o vinho era fraco.
    Concordam com este comentário: Quilleute, MdeW, AMG1, Mike_too, vmontalvao
    • AMG1
    • 12 fevereiro 2024

     # 14

    Colocado por: brunoaTal como lido por aí algures: votar chega como protesto equivale a beber água da sanita do restaurante porque o vinho era fraco.
    Concordam com este comentário:Quilleute,MdeW,AMG1


    Não se trata de protesto nenhum. O voto serve para escolher quem nos representa nas escolhas que são necessarias fazer para a governação do país. Quem vota no PSD, no PS, no Chega, ou em qualquer outro, escolhe aquelas pessoas e o que elas propõe para o futuro do país, o resto são desculpas.
    O voto de protesto foi um conceito que os jornalistas e alguns políticos encontraram para não terem de admitir que existem pessoas que se revêem no que o CHEGA propõe, como também há quem se reveja no PCP, embora estes tenham a clareza de o assumir.
    Concordam com este comentário: Quilleute, desofiapedro
  11.  # 15

    Colocado por: AMG1O voto de protesto foi um conceito que os jornalistas e alguns políticos encontraram para não terem de admitir que existem pessoas que se revêem no que o CHEGA propõe,


    Menos um bocadinho sff.

    O conceito de voto de protesto não foi inventado há 5 anos. Sempre houve partidos "de protesto". Os partidos que se identificam a eles mesmos como "anti-sistema" (o que isso quer dizer dava outra discussão em si mesma...) recolhem os "votos de protesto" dos descontentes.

    Há uns anos atrás o partido "de protesto" mais notório era o BE, mas com a "geringonça" deixou de ser tão conotado como "anti-sistema".
    • hangas
    • 12 fevereiro 2024 editado

     # 16

    Colocado por: ClioIIHá uns anos atrás o partido "de protesto" mais notório era o BE, mas com a "geringonça" deixou de ser tão conotado como "anti-sistema".


    E será o que vai acontecer ao Chega se um dia chegar a ter responsabilidades de governação. Tipo Argentina, Itália...
    Concordam com este comentário: ClioII, desofiapedro
    • AMG1
    • 12 fevereiro 2024

     # 17

    Colocado por: ClioII

    Menos um bocadinho sff.

    O conceito de voto de protesto não foi inventado há 5 anos. Sempre houve partidos "de protesto". Os partidos que se identificam a eles mesmos como "anti-sistema" (o que isso quer dizer dava outra discussão em si mesma...) recolhem os "votos de protesto" dos descontentes.

    Há uns anos atrás o partido "de protesto" mais notório era o BE, mas com a "geringonça" deixou de ser tão conotado como "anti-sistema".


    Nao faço a minima ideia se o conceito de voto de protesto foi inventado há 5 ou 50 anos, nem acho que ele tenha sido criado para identificar a preferência pelo Chega.
    O voto no BE era tanto de protesto, como hoje é no Chega. Aliás, admitir que alguém protestava votando no BE, leva-me a outra pergunta e votando no PCP ou no MRPP quando ele ainda ia votos, nesses casos também não seriam votos de protesto?
    A ideia de que o voto em certos partidos existentes no sistema, significa um voto de protesto contra o sistema, não passa de uma concepção de quem esta de fora, para não aceitar que existem eleitores que se revêem nas propostas desses partidos.
    Eu percebo que para o PS e PSD que tem governado nos últimos 50 anos, não seja fácil aceitar que existem 15 ou 20% de eleitores que se revêm nas propostas do CHEGA, mas isso é um problema deles. Os eleitores do CHEGA sabem o que estão a fazer, tal como também o sabiam os dos BE, embora eu nunca tivesse ouvido nenhum a dizer que votava no BE para protestar, ao contrário do que vejo hoje com o CHEGA.
    O que me parece haver aqui é uma inversão da situação. No passado dizia-se que alguns partidos recolhiam o "voto de protesto", hoje temos os próprios eleitores (do Chega) a dizer que vão votar para protestar.
    Partidos anti-sistema, mas que participam no sistema democratico cumprindo as regras desse sistema?
    Lamento, mas para mim, nesses casos o anti-sistema é uma completa falácia usada como mera propaganda politica, sem qualquer conteúdo. Quer melhor exemplo do que o CHEGA, cuja única preocupação é influenciar ou participar na governação?
    Nisto o Chega é tão anti-sistema como o PS que governou nos últimos 8 anos.
    A diferença está nas propostas e credebilidade de cada um, os eleitores de um e do outro diferenciam-se pela maior ou menor adesão a esses programas e visões de futuro e não porque queiram protestar uns contra os outros. Senão votar no PSD também pode ser visto como um voto de protesto contra o PS, mas ainda não vi ninguém a justificar o voto na AD como um voto de protesto.
  12.  # 18

    Colocado por: AMG1embora eu nunca tivesse ouvido nenhum a dizer que votava no BE para protestar,


    Onde estacionou a nave? :)
  13.  # 19

    A minha posta de pescada…que não sou dado a Política.

    Voto de protesto entendo no sentido de que não existe outra forma efectiva de protesto com poder de mudança.
    Branco ou nulo de nada conta.
    Abstenção de quase 50% idem aspas.

    A haver mudança que se vote.
    Não estando satisfeitos com os desgovernos bipartidários desde 75, que se vote noutros.

    Não me revejo no André Ventura. É populista. Pode ser “perigoso” mas é efectivamente uma pedra no charco.
    Não acredito que fosse “let it burn”, acredito que eventualmente moderasse se lá chegasse.
    O anterior líder da IL colhia-me mais simpatia. O Rui Rocha é muito ”soft” e parece-me faltar-lhe algo para se impor aos lobbies enraizados mas de todos é o mais “comedido” por assim dizer.

    A ver vamos.
    Os debates não estão a trazer nada de muito proveitoso também… por isso a ver vamos…
  14.  # 20

    Os debates estão a ser completamente inúteis …

    Muita lavagem de roupa suja e politiquices sem medidas concretas de futuro a longo prazo …
    Sempre a mesma treta de salários a 1000€, pensões no SMN, TAP, Casos de Corrupção… blá blá blá …Troika, Geringonça, coligações blá blá blá .

    Os comentadores políticos tem mais tempo que líderes de partido… enfim

    Impunham-se soluções reais para problemas reais e não num prazo de 4 anos … mas 10 ou + .
 
0.0442 seg. NEW