Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mas se vê os debates, já vários disseram pq votam contra as propostas do CHEGA, não tem relação com as propostas em si, eventualmente até poderiam trabalhar em convergência para as melhorar, mas com o partido em questão. No fundo há uma segregação geral de todos os partidos contra o CHEGA.

    Na realidade são assim para o CHEGA e o CHEGA para os outros, mas se virmos um qualquer debate na AR, é uma pouca vergonha como se tratam entre si, e como nos tratam a nós sendo os nossos representantes, não se vê um debate construtivo, um esforço comum para atingir um objetivo. Era preferível terem um ringue (sem luvas) e andarem ao murro.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 2

    Interessante este tópico. Páginas e páginas a discutir um Partido que pelo menos agora não será poder. Os 2 que verdadeiramente interessam são iguais e prontes não vale a pena discuti-los.
    Depois acho piada ás narrativas:
    - O Chega é racista e xenófobo. Por acaso é o único partido actualmente que tem um vice-presidente negro, nascido em África e filho de pai muçulmano.
    - O PCP histórico das "liberdades" e defesa das minorias nunca teve um negro no Parlamento nem no Comitê Central. Nem homossexuais e mulheres muito poucas.
    - O Chega é neonazi tal como os ucranianos. Será que podíamos pedir ao PCP que chamasse o amigo Putin e fazer um bombardeamentos seletivos por aqui. Mas só mesmo para matar gajos do Chega e ucranianos tal como fazem há 2 anos ali pelo leste em que nenhum inocente é atingido.
    - O Socrates original atirou o País para a falência e agora o Socrates 2.0 diz que o Ventura é que não sabe fazer contas. Já agora podia explicar ao AV com se atingem recordes de saque fiscal para terem as contas certas, que numa temporada antes eram um crime.
  3.  # 3

    in: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/eleicoes-saiba-quais-as-propostas-dos-partidos-para-a-habitacao?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

    Saiba quais as propostas dos partidos para a habitação

    Nota pessoal...
    De todos apenas o Chega e a Iniciativa Liberal aprazem-me alguma claridade e caminho de alguma eficácia efectiva.
    Todos os outros ou são vagos, tipo complexo/burocrático e mão cheia de nada efectiva ou irrealista...
    Concordam com este comentário: Quilleute
    • AMG1
    • 15 fevereiro 2024

     # 4

    Relativamente a proposta do PS para "obrigar" os medicos a ficarem no SNS, julgo que anda aqui muita conversa a moda do Ventura.
    Eu, por principio, não me agradam soluções limitem a livre escolha de cada um e por isso preferia que se envontrassem outras soluções para reter médicos no SNS.
    Posto isto, tanto quanto percebi, o que está em causa não são os medicos que fizeram a licenciatura em medicina nas universidades públicas, mas medicos que tenham feito a especialidade no SNS.
    Na verdade, até pode fazer algum sentido criar condições para que a formação complementar seja ou paga por quem a aufere ou que esteja apenas disponível para quem aceite algum periodo mínimo de permanência. Nada de novo, isto também acontece até no sector privado.
    Para quem gosta de ver o mercado a funcionar, talvez deva ter em conta que o SNS compete com os hospitais privados pela contratação dos mesmos profissionais. Seria bom que os hospitais privados também pudessem formar especialistas e que não estivesse exclusivamente dependente dos que obtem 3ssa formação no SNS.
    Depois julgo que a ideia será negociar isto com os médicos, cujos sindicatos já vieram dizer hoje que não concordam, mas também não seria de esperar outra coisa. Agora é o governo (se for do PS) colocar em cima da mesa uma proposta com detalhes e partir para a negociação.
    Goste-se, ou não, já todos percebemos que a visão do PS relativamente ao SNS não é a mesma que os partidos de direita. Para o PS o sistema de saúde em Portugal deve ter como base o SNS e ser complementado pelos privados. A direita não quer toda a mesma coisa, o PSD p.e. quer maior integração entre publico e privado, leia-se privados a gerirem partes do SNS. Já a IL e o Chega (tanto quanto consigo perceber) querem um sistema misto, com possibilidade de escolha do utente.
    A meu ver e sobre este tema, quem pode vir a ter responsabilidades governativas tem propostas que me parecem realistas, embora não coincidentes, os outros podem dar-se ao luxo de efabularem a vontade. Agora cabe aos eleitores decidirem se querem viver na realidade, ou na fantasia.
    Concordam com este comentário: NTORION
    • MS_11
    • 15 fevereiro 2024

     # 5

    Colocado por: gil.alvesin:https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/eleicoes-saiba-quais-as-propostas-dos-partidos-para-a-habitacao?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

    Saiba quais as propostas dos partidos para a habitação

    Nota pessoal...
    De todos apenas o Chega e a Iniciativa Liberal aprazem-me alguma claridade e caminho de alguma eficácia efectiva.
    Todos os outros ou são vagos, tipo complexo/burocrático e mão cheia de nada efectiva ou irrealista...


    Bem o Chega quer isentar IVA na compra de casa...!
  4.  # 6

    Colocado por: MS_11

    Bem o Chega quer isentar IVA na compra de casa...!


    Ao menos ler a notícia..
    O Chega quer ainda abolir a obrigação de pagamento do IMI e o IMT quando está em causa a habitação própria e permanente e a revogação imediata do Adicional ao IMI e isentar de IVA a construção da primeira habitação.
  5.  # 7

    Colocado por: MS_11

    Bem o Chega quer isentar IVA na compra de casa...!


    Não sejas desonesto, já foi retificado
  6.  # 8

    Colocado por: NTORIONisentar de IVA a construçãoda primeira habitação
    populismo à parte porque não sou fiscalista do impacto da medida mas acredito ser uma medida interessante.
    Problema talvez, como fazer com que empreiteiros não “absorvessem” esta isenção… digo eu…
    Ou então aliar essa medida à simplificação burocrática do processo de construção…
  7.  # 9

    O chega deve ser alguém muito bonito só falam nele
  8.  # 10

    É aqui no fórum e nas TVs, só falam do chega, depois admiram-se de ter tantos votos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 11

    Quanto mais me bates mais gosto de ti . Dão liberdade de voto as mulheres e o que dá este histerismo com o chega
  10.  # 12

    Colocado por: Reduto25Quanto mais me bates mais gosto de ti . Dão liberdade de voto as mulheres e o que dá este histerismo com o chega


    E no entanto … o grupo maioritariamente votante do chega são homens …
    Os “histéricos” que andam por ai escondidos a gritar contra a ideologia de género .😏😏😏
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11.  # 13

    O Reduto25 de vez em quando lá aparece, manda umas larachas para o ar e depois quer ser levado a sério, enfim...
    Concordam com este comentário: Quilleute, desofiapedro
    • MS_11
    • 15 fevereiro 2024

     # 14

    Colocado por: xiripiti

    Não sejas desonesto, já foi retificado


    E como isso é em momento algum redigido num programa de um partido?
  12.  # 15



    Estas são as medidas fiscais que propõem os partidos


    in: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/eleicoes-estas-sao-as-medidas-fiscais-que-propoem-os-partidos

    Ora em termos fiscais denoto a mesma ambiguidade e “burocratização” de PS e AD.
    A típica “complexidade” que depois resulta em mão cheia de nada.

    Interessante e concisa a posição da Iniciativa Liberal.
    Chega, parece-me parcialmente populismo tendo alguma clareza pelo meio.
    Bloco e PCP demagogia do costume de ir buscar às “fortunas”…
    Concordam com este comentário: MS_11, Zé Meirinho
  13.  # 16

    Colocado por: Quilleute

    E no entanto … o grupo maioritariamente votante do chega são homens …
    Os “histéricos” que andam por ai escondidos a gritar contra a ideologia de género .😏😏😏


    Mas quem fica histérico com o chega são as mulheres e os homens emocionais eu sei bem o porquê.

    Os jovens votam chega porque se reve numa sociedade mais conservadora a nível social bom sinal e pena é caírem no engodo porque o chega e uma farsa total

    As mulheres só têm voto de matéria na cozinha não deviam votar nem liderar administrar qualquer empresa.
  14.  # 17

    Colocado por: justme
    Pois eu acho absolutamente o contrário, os terraplanistas são aqueles que vivem apenas no seu mundinho e do qual não saiem a vida toda. São os fieis a um partido como se de um clube de futebol se tratasse, seja bom ou mau é sempre o mesmo, isso sim é cegueira total.
    É importante ter uma visão mais ampla e olhar a 360 graus, a democracia permite mudança, se a mudança é boa ou má só após passar por ela se pode avaliar.
    O Chega como qualquer outro novo partido terá uma única oportunidade para provar o que vale, se for ruim ou mais do mesmo, lhe garanto que os votos serão direcionados para o próximo!
    Viver a vida toda agarrado sempre aos mesmos é que é sadomasoquismo e uma falta de visão/ambição imensa.


    Os terraplanistas não nasceram assim! Pode-se fazer o paralelismo com uma franja de votantes do chega (ou de outros partidos, porque os há com certeza, embora pelo que leio nas redes socias e caixas de comentários, estão em força no chega). São um grupo de pessoas que, mal informadas acerca daquilo que os rodeia, acabam por focar num conjunto de premissas criando uma ideia dogmática que não é demovida pelo factos. Para estas pessoas, a restante população é manipulada, está capturada pelo sistema e vive permanentemente enganada. São viés de pensamento que são impossíveis de contrariar com a lógica. Estas é que são as pessoas que necessitam ter uma visão mais ampla e não conseguem!

    Quando refere que a democracia permite mudança e que se essa será boa ou má, só após passar por ela é que saberemos, tem razão. Mas convém estarmos informados o mais possível para avaliar antes da própria mudança. Aquilo que muita gente faz é votar sem o mínimo de factos, apenas com base em opiniões.
  15.  # 18

    Colocado por: Reduto25Mas quem fica histérico com o chega são as mulheres e os homens emocionais eu sei bem o porquê.


    Deve andar por aqui muita “mulher escondida”, com os comentários que andam por aqui .

    Colocado por: Reduto25As mulheres só têm voto de matéria na cozinha não deviam votar nem liderar administrar qualquer empresa.


    Mommy issues ? 😏😌
    E eu que achei que estava a falar com um adulto …

    Enfim…Adiante.
    Concordam com este comentário: tgferreira, desofiapedro
  16.  # 19

    Colocado por: gil.alvesInteressante e concisa a posição da Iniciativa Liberal.


    De todos , o da IL parece ser de facto o mais descomplicado e bem apresentado.

    Apesar que o ponto 9 é um pouco irrealista .

    Fim imediato do congelamento das rendas de contratos anteriores a 1990, alterando o Novo Regime de Arrendamento Urbano, o qual tem sido recorrentemente adiado nos últimos anos, garantindo realojamento em situações de carência social. Em caso de carência económica, o inquilino terá várias soluções ao seu dispor. Em caso de acordo com o proprietário: Subsídio de renda a ser atribuído pelo Estado, conforme já previsto, e de modo a que inquilino se possa manter no local onde já habita. Em caso de não acordo com o proprietário: o Estado será o responsável direto pelo realojamento das pessoas carenciadas, se possível no seu próprio património devoluto (daí ser fundamental concluir o levantamento que dura há demasiado tempo). Cabe ao Estado assumir essa responsabilização através das diferentes opções disponíveis: o seu próprio património; ou através da oferta municipal; ou através das bolsas de património disperso; ou até de soluções disponíveis no mercado.
  17.  # 20

    O que propõem os partidos para a Saúde?

    in: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/legislativas-o-que-propoem-os-partidos-para-a-saude

    Denominador comum dos partidos instituídos…
    Mãos cheias de propostas vagas. Neste campo inclui-se mesmo o BE e PCP.
    Sem englobar definitivamente os privados vai existir concorrência desleal em relação a salários e condições.
    “Obrigar”
    De novo a IL e o Chega são mais concisos.
    Não consigo aceitar a revogação da lei da Eutanásia por parte do Chega.
    Não é também tão concreto nas medidas que propõe a meu ver.
    “Cria” mais do que o que organiza que acredito ser o caminho.
    A IL parece-me mais focada em distribuir responsabilidades e autonomias para Centros de Saúde e até farmácias que acredito ser o caminho.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
 
0.0552 seg. NEW