Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: PalhavaA factura é para os nossos netos?

    Sim é verdade, por isso eu já comecei a ajudar para o futuro. Já têm contas bancárias com poupanças e espero que quando eu morrer tenham uma casa cada um. È claro que esta filosofia de proteger a família e manter uma estabilidade pessoal e económica é um pouco fascista mas já estou velho para mudar.
  2.  # 2

    Colocado por: Carvaiesta filosofia de proteger a família e manter uma estabilidade pessoal e económica é um pouco fascista mas já estou velho para mudar.


    Cada um faz, em consciência, aquilo que pode e acha melhor.

    Muitos ensinam a pescar em vez de dar o peixe.
    Outros pescam e ainda recebem peixe.

    Haja saúde e amor:a Família é um dos pilares da sociedade. E sem a chancela de nenhuma ideologia.
    • AMG1
    • 14 março 2024

     # 3

    Colocado por: Quilleute

    A esperada reação de todos os partidos … sente-se o cheiro de sangue na água .
    Enquanto isto … não se legisla , PRR desperdiçado, e agrava-se o estado da nação/ povo , que é ouro sobre azul para o CHEGA.

    Arrisco a dizer que o chega vai ser segunda força política nas próximas legislativas ( quiçá primeira) pois a DT está fracturada e claramente não é de confiança .


    A questão é que esse posicionamento por parte da IL comporta um risco muito significativo. Convem termos em conta wue estas eleições não correram assim tão nem a IL. É verdade que aumentou o numero de votos, mas a sua posição relativa manteve-se a mesma. Ou seja o país virou a direita, mas como que ignorou a IL, que nao tirou qualquer proveito dessa viragem.
    Perante isto que desvantagem advinha para a IL em alinhar com a AD, se o hoverno cair por via de uma "coligação" entre CH e PS também podia capitalizar a onda da vitimizacao que a AD não deixara de fazer, estando de fora será muito mais dificil.
    Eu so vislumbro uma justificação, que a IL esteja a prever que o governo da AD até consiga aguentar-se por um periodo relativamente longo, mas menos do que uma legislatura e simultaneamente não acredite que nessa altura existam resultados positivos visiveis para recolher dividendos.
    De qualquer modo será sempre uma jogada muito arriscada porque durante o tempo que o governo durar estará na oposição, mas entalada entre a sede de protagonismo opositor do PS e á oposição seguramente ruidosa do Chega, seja ela mais ou menos inconsequente.
    • AMG1
    • 14 março 2024

     # 4

    Colocado por: CarvaiComo já tinha dito o IL não entrar no Governo é o melhor para eles e para o PSD+CDS.
    Afinal qual o problema de um governo minoritário. O do PS em 2015 durou 4 anos embora com uma ajudinha do Presidente Cavaco que obrigou o BE e o PCP a assinarem uns papeis que não iriam torpedear o acordo. O que acabaram por fazer no governo seguinte á sem papeis.
    Mas o mais interessante nesta nova situação é que é a 1ª vez em dezenas de anos que o PSD+CDS vai governar com as finanças publicas estáveis e não em bancarrotas herdadas. Vai ter uma certa piada ver o PS a reclamar no Parlamento pelas contas certas.


    Mas se correr bem, que desvantagem havia para a IL em participar, não será melhor participar e recolher os louros numa futura eleição?

    Diz bem governar com as finanças publicas estáveis. Bom seria mesmo que se mantivessem assim, ou que até melhorassem, mas porque será que eu não acredito muito nisso?
  3.  # 5

    Colocado por: AMG1Eu so vislumbro uma justificação, que a IL esteja a prever que o governo da AD até consiga aguentar-se por um periodo relativamente longo, mas menos do que uma legislatura e simultaneamente não acredite que nessa altura existam resultados positivos visiveis para recolher dividendos.
    De qualquer modo será sempre uma jogada muito arriscada porque durante o tempo que o governo durar estará na oposição, mas entalada entre a sede de protagonismo opositor do PS e á oposição seguramente ruidosa do Chega, seja ela mais ou menos inconsequente.
    E enquanto todos se vão entretendo a delinear as estratégias que melhor salvaguardam o interesse pessoal dos candidatos e dos respectivos partidos, o futuro do país mais uma vez vai ficar adiado….É triste, mas não deve fugir muito disto
  4.  # 6

    Colocado por: PalhavaPrimeira medida: acabar com o Sistema Nacional de Saúde de uma vez!


    Por isso adjudicaram em tempo recorde a construção do novo Hospital de Todos os Santos, em Governo de Gestão...

    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/novo-hospital-de-lisboa-oriental-e-um-escandalo-a-nivel-de-engenharia-alertam-academicos/


    Com graves deficiências em caso de Sismo, pode até colapsar no caso de uma catástrofe, sem capacidade de assistência numa situação extrema.


    Para quê?

    Para darem os Hospitais antigos: São José, Capuchos, Estefânia, Maternidade Alfredo da Costa...etc para Condomínios de Luxo e Hotéis.

    E entregarem a construção, com as derrapagens do costume, aos Amigos .


    -------

    Nada vai mudar.
    Porque mudam as moscas 🙄...

    E os Amigos são sempre os mesmos...

    Para o Aeroporto a mesma coisa.
  5.  # 7

    Colocado por: AMG1A questão é que esse posicionamento por parte da IL comporta um risco muito significativo. Convem termos em conta wue estas eleições não correram assim tão nem a IL. É verdade que aumentou o numero de votos, mas a sua posição relativa manteve-se a mesma. Ou seja o país virou a direita, mas como que ignorou a IL, que nao tirou qualquer proveito dessa viragem.

    Acho que falta carisma ao Rui Rocha, 8 deputados é uma desilusão, se n subiram desta vez não vejo como vão melhorar. Ou mudam novamente a liderança, ou nas próximas eleições começam a perder deputados.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, psergio57
    • spvale
    • 14 março 2024 editado

     # 8

    Votei IL nas últimas e neste não gostei basicamente do responsável...
    Quanto á coligação a única solução é o LM sair já que disse que não á coligação.
    2 hipótese é o orçamento no primeiro ano passar com o apoio do CHEGA na oposição e mais para a frente existe uma votação de confiança e eles irem tudos a eleições se não concordar com as medidas propostas pela AD ou algumas propostas solicitas pelo CHEGA relativas a imigração/ corrupção não forem implementadas, ou contra as subvenções vitalícias políticas que também já foi a votos e chumbados por tudos menos BE e CHEGA
    • AMG1
    • 14 março 2024

     # 9

    Colocado por: HAL_9000E enquanto todos se vão entretendo a delinear as estratégias que melhor salvaguardam o interesse pessoal dos candidatos e dos respectivos partidos, o futuro do país mais uma vez vai ficar adiado….É triste, mas não deve fugir muito disto


    Eu não vejo estranheza nenhuma em que os partidos tentem salvaguardar o seu interesse, o do partido obviamente, ja os interesses pessoais dos eleitos é outra conversa. O interesse dos partidos é básicamente chegar ao poder, ou conseguir influenciar o seu exercício. É para isso que eles servem.
    Claro que nessa luta existem dimensões mais estratégicas e outras mais táticas e consoante a ocasião, ora pendem mais para um lado ou para o outro. Talvez em certos momentos devessem ter um comportamento mais cooperativo entre si, mas até nisso espelham a sociedade, a nossa sociedade civil também tem muita dificuldade em consensualizar compromissos duradouros.
    Agora estamos num tempo puramente tático, em que cada um se tenta posicionar-se o melhor que conseguir para a luta parlamentar.
    A tontisse do PCP que quer censurar o que ainda nao existe. A tentativa algo desesperada do BE em procurar "federar" a esquerda, a vitimizacao do CHEGA, ..., não passam disso mesmo encontrar o melhor posicionamento para o que vem a seguir.
    Nesta fase julgo que poucas pessoas conseguirão fazer uma leitura correcta do significado destas movimentações e muito mesmo o que elas nos vão trazer.
    Como certo temos apenas que a AD ira formar governo, cujo programa já tem aprovação garantida, seja pelo PS ou pelo CH, ou pelos dois em simultâneo. Eu até acho que vai ser isso que vai acontecer, nem que seja pela abstenção.
    Depois teremos logo nos primeios dias alguns sinais do que podera ser a legislatura, nomeadamente quanto a relação do PSD com o CH. Até agora o PSD tem votado sempre contra a atribuição de uma vice presidência da AR ao CH, será que vai manter essa posição?
    Quanto a liderança das várias comissões, quais serão as que vão ser atribuidas ao CH, serão mesmo as que o AV quer?
    Depois o governo vai avançar para um orçamento rectificativo, ou vai manter-se com o do PS até ao final fo ano?
    Sao estas soluções que nos podem dar pistas de como vai correr a legislatura e da verdadeira intenção dos partidos.
    Eu diria que se o PSD tiver intenção de manter o governo, irá dar sinais de aproximação ao CHEGA, não serão os que o AV quer, mas devem ser os suficientes para garantir o apoio do CH em assuntos importantes para o programa da AD e que já se sabe não terem qualquer possibilidade de ser aceites à esquerda.
    O CHEGA vai inevitavelmente moderar-se. Uma coisa é o AV sozinho ou com uma dúzia de deputados, outra são 50 deputados, que se mantiverem o nivel de ruido wue conhecemos, vão paralizar o parlamento. Eu não acredito nisso, nem acho que os eleitores do CHEGA o compreendessem. Muito menos compreenderiam o chumbo liminar dum governo de direita.
    Eu começo a achar que esta legislatura ainda vai surpreender muita gente, pelo menos no que toca a sua duração.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, monicaM
  6.  # 10

    Colocado por: AMG1Eu não vejo estranheza nenhuma em que os partidos tentem salvaguardar o seu interesse, o do partido obviamente,
    Eu também não, desde que o interesse do país não fique em segundo plano, que era o que eu pretendia criticar.


    Colocado por: AMG1Até agora o PSD tem votado sempre contra a atribuição de uma vice presidência da AR ao CH, será que vai manter essa posição?
    Com 48 deputados? Duvido. Até porquecom este numero de deputados, e com mais de 1 milhão de votos, têm legitimidade (dada pelo povo) para ter um representante seu na vice presidência da AR.
  7.  # 11

    Colocado por: AMG1O CHEGA vai inevitavelmente moderar-se.


    Não conseguirá pois como são indivíduos impreparados, na sua maioria, a sua forma de estar é o espalhafato.

    Casos e casinhos vão surgir...e vão ficar queimados, quando as verdades vierem a público.
    Concordam com este comentário: monicaM
  8.  # 12

    Colocado por: HAL_9000Com 48 deputados? Duvido. Até porquecom este numero de deputados, e com mais de 1 milhão de votos, têm legitimidade (dada pelo povo) para ter um representante seu na vice presidência da AR.

    Aparentemente vai mesmo ter:
    https://eco.sapo.pt/2024/03/14/chega-garante-vice-presidente-no-parlamento-mesmo-com-chumbo-do-ps/
  9.  # 13

    Provavelmente vão nomear o Mithá Ribeiro. Um gesto profundamente racista terem um negro como Vice-Presidente no Parlamento. Para completar a xenofobia de terem um Brasileiro (ainda por cima negro) na bancada. Isto é a seleção de futebol ou quê????
  10.  # 14

    Colocado por: CarvaiProvavelmente vão nomear o Mithá Ribeiro. Um gesto profundamente racista terem um negro como Vice-Presidente no Parlamento. Para completar a xenofobia de terem um Brasileiro (ainda por cima negro) na bancada. Isto é a seleção de futebol ou quê????


    Nunca ouviu falar no termo Negro/Preto da Casa? Nos tempos idos havia os pretos da casa, os pretos que tinham roupa, comiam e bebiam e tinham direitos que os outros pretos não tinham por serem considerados da casa, mas, pasme-se continuavam a ser os pretos e escravos. Engane-se quem acha que um racista por dar oportunidade a um preto seja porque gosta dele... eu sou preta e eu sei bem o que isso é, começa com a ladainha do "mas tu até és diferente" e por aí vai. Eu odeio a tua raça, mas tu até te safas.
    Concordam com este comentário: monicaM
  11.  # 15

    Colocado por: PalhavaMuitos ensinam a pescar em vez de dar o peixe.
    Outros pescam e ainda recebem peixe.

    Por acaso estamos com um dilema na família. Os meus 2 netos andam numa escola básica pública mesmo pertinho de casa. Até agora as professoras têm sido excelentes com muito poucas faltas ou greves. Mas receamos que quando forem para a preparatória a falta de professores venha a ser um problema. Estamos a ponderar irem para o privado, mas pior que os custos acrescidos é a distancia dos colégios. O meu filho andou sempre na privada e isso foi determinante a ensiná-lo a "pescar".
  12.  # 16

    Colocado por: desofiapedroNos tempos idos havia os pretos da casa, os pretos que tinham roupa, comiam e bebiam

    Por cá havia o mesmo tipo de criadagem e tinham os mesmos direitos. Vinham da terrinha par Lisboa e o estatuto era o mesmo dos criados em África. Curiosamente quem mais explorou os escravos em toda a história foram os Árabes que ainda hoje não evoluíram muito.
  13.  # 17

    Colocado por: CarvaiO meu filho andou sempre na privada e isso foi determinante a ensiná-lo a "pescar".
    Cada escola publica é um caso particular. Há exemplos de escolas excelentes e outras que são boas apenas para aqueles que lá querem ir para passar o tempo.

    O seu filho se puder que faça o mesmo pelos filhos que fizeram por ele e que os meta na melhor escola que conseguir. Afinal isso pode ser determinante para o futuro profissional, e consequentemente qualidade de vida deles.

    O problema surge quando já não se consegue dar aos filhos pelo menos as mesmas oportunidades que nos foram dadas.....
  14.  # 18

    Colocado por: CarvaiPor cá havia o mesmo tipo de criadagem e tinham os mesmos direitos. Vinham da terrinha par Lisboa e o estatuto era o mesmo dos criados em África.
    o principal racismo que sempre existiu neste pais é o racismo económico. Esse estará ainda bem mais enraizado que o racismo pela cor da pele.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Carvai, desofiapedro, Dias12
  15.  # 19

    Colocado por: HAL_9000o principal racismo que sempre existiu neste pais é o racismo económico. Esse estará ainda bem mais enraizado que o racismo pela cor da pele.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Carvai

    Como morador na Amadora bem sinto isso. Infelizmente a AT considera-me um privilegiado...
  16.  # 20

    Colocado por: CarvaiO meu filho andou sempre na privada e isso foi determinante a ensiná-lo a "pescar".


    É uma pessoa que sabe o que é a vida.
    A sua família é muito afortunada de o ter como patriarca.
 
0.1010 seg. NEW