Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: CarvaiProvavelmente vão nomear o Mithá Ribeiro. Um gesto profundamente racista terem um negro como Vice-Presidente no Parlamento


    Porquê?
    Sê-lo-á apenas pela sua cor de pele?
    Não pelo seu mérito?


    -----

    É como a outra Transexual que ganhou a Miss Portugal.
    Já se picou o ponto de uma mulher transexual ganhar o concurso, só a partir deste ano é que haverá igualdade entre todas as mulheres.
    • SrR
    • 14 março 2024

     # 2

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai, Vítor Magalhães
      IMG-20240314-WA0003.jpg
  2.  # 3

    Colocado por: SrR.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carvai,Vítor Magalhães
      IMG-20240314-WA0003.jpg

    E se o Bloco se juntasse ficava o quê? Bodega?
  3.  # 4

    Uma coisa que me "intriga".

    A coligação "AD" não governa certo? As coligações não governam. São desfeitas após eleições certo?

    Assim...
    O PS não tem mais deputados que o PSD? - Ok. Ainda falta a imigração.
    Mas ainda assim...

    A "AD" ganhou as eleições mas se é desfeita depois de eleições que legitimidade tem efectivamente?
    Sendo que o PSD não reuniu deputados suficientes para superar o PS e precisar SEMPRE (cenários à parte de necessitar de outros)do CDS para aprovar o que quer que seja.
    Tem legitimidade para formar governo?
  4.  # 5

    Colocado por: gil.alvesTem legitimidade para formar governo?

    Nenhuma, só se tivesse perdido as eleições como o Costa em 2015.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  5.  # 6

    Formando uma geringonça portanto... pós eleitoral.
    Mas se neste caso não querem fazer com o CH têm legitimidade para fazer uma gerinconça que não dá estabilidade/não garante maioria?
  6.  # 7

    bolas tanta treta á volta disto
    o pais escolheu virar á direita então que haja um governo com geringonça ou sem gerigonça que represente essa vontade seja lá como for ou acordos que entenderem. Já cheira mal.
    democracia é isto, o povo cá estará depois para avaliar.
    Concordam com este comentário: gil.alves, Iko, Dias12, Carvai, rguerreiro79, Fresias, Pickaxe, desofiapedro
    • AMG1
    • 15 março 2024

     # 8

    Colocado por: gil.alvesFormando uma geringonça portanto... pós eleitoral.
    Mas se neste caso não querem fazer com o CH têm legitimidade para fazer uma gerinconça que não dá estabilidade/não garante maioria?


    A regra é o PR indigitar o partido mais votado. Isso não significa sequer que tenha de ser o que tem mais deputados no parlamento.
    Em 2015 a PAF também foi indigitada a formar governo e só depois de chumbado o programa desse governo no parlamento é que surgiu a geringonça.
    É certo que ainda nao se conhecem os resultados finais, mas nada leva a querer que as posições relativas de cada partido, seja em votos ou deputados se venha a alterar significativamente
    A razão pela qual o PR vai receber os dirigentes da AD em conjunto e não cada um individualmente é exactamente para respeitar esse preceito constitucional, apesar de neste contexto ser apenas um mero proforma, porque tal como o PNS reconheceu logo na noite das eleições, o PS, ou se quisermos toda esquerda junta, nunca terão condições de formar o governo com possibilidades de sobreviver à aprovação do programa.
    No limite, os votos da imigração poderiam criar uma situação idêntica a de 2015, agora de sinal contrário, mas nada indica que seria isso que iria acontecer, então porquê estar a gastar tempo. Eu acho muito bem que PR e PS e muito provavelmente também PSD se tenham entendido e nos tenham poupado aquele espectáculo absurdo de 2015 que foi dar posse a governo que ja se sabia iria cair 15 dias depois. Claro que na altura isso convinha a "narrativa" do roubo eleitoral que uma das partes estava a fazer, mas que parece ja ter esquecido e ainda bem.
    No nosso sistema, não é o PR que escolhe o governo, mas o parlamento. O PR apenas indigita o representante do partido mais votado para formar governo e ele vai, ou não, recolher apoios no parlamento para o fazer. No actual quadro parlamentar o PS nunca teria condições de formar governo, mesmo que tivesse mais uns milhares de votos do que o PSD e mais 2 ou três deputados, ou até (por absurdo) os quatro da imigração.
    Anda por aí a popular a ideia de que o PNS se precipitou na noite das eleições. Eu acho que ele fez o que tinha de fazer, reconhecer o obvio e partir para outra.
    Concordam com este comentário: Carvai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
    • hangas
    • 15 março 2024 editado

     # 9

    Colocado por: marco1o pais escolheu virar á direita então que haja um governo com geringonça ou sem gerigonça que represente essa vontade seja lá como for ou acordos que entenderem. Já cheira mal.
    democracia é isto, o povo cá estará depois para avaliar.


    E acho que esse é um dos principais problemas. Os partidos parece terem esquecido o que é um parlamento e têm uma mentalidade de clubismo em que ou se ganha ou se perde.
    A esquerda (mais o BE) diz logo que vota qualquer orçamento ou iniciativa de direita, sem saber qual é à partida. Mesmo que até seja algo que eles defedem, se vier da direita.. que nojo, não lhe tocam nem com um pau.

    O LM disse que "não é não" e embora se perceba que a ideia era que não se ia cologiar, parece estar a ser extremista em que nem coloca a hipotese de trabalharem em medidas em que estão alinhados.

    O parlamento é isso mesmo, propoem-se, discutem-se e negociam-se medidas em colaboração e consenso. Mas esta mentalidade clubista leva a que só seja possivel governar com maiorias absolutas. Para isso mude-se o sistema eleitoral para um modelo de winner takes is all, caramba!

    O LM preferia um governo AD+IL, percebo. Eu também, mas não são essas as cartas que estao em cima da mesa. Deixar o jogo abaixo porque causa disso so custa tempo e dinheiro a portugal.

    E depois admiram-se que o povo se farte destas politiques em vez de politica.
    Depois admirem-se de o CH um dia ter maioria absoluta.. ja vai em 70/70/50.. se calhar na proxima ja vai ser 60/60/70.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Joao Dias, Dias12, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  7.  # 10

    Colocado por: AMG1Em 2015 a PAF também foi indigitada a formar governo e só depois de chumbado o programa desse governo no parlamento é que surgiu a geringonça.

    Apenas um pormenor : não existe aprovação de programas de Governo (só nos Açores). Existe é moções de rejeição que fazem cair um Governo em qualquer altura. Por isso os compadres do Putin já anunciaram que iriam fazer. Mas para isso era preciso que o Chega e o PS votassem a favor.
    O PSD+CDS têm agora uma enorme oportunidade de fazer aquilo que a gerigonça fez em em 2015. Fazer a "reposição" dos cortes que o PS fez para apresentar as contas certas, baixar impostos, e outras demagogias. Vai ser divertido ver a esquerda a criticar essas medidas em favor de um menor d´fice orçamental.
    Por isto e por outras razões não acredito que vão buscar o Paulo Macedo para o Governo. O mais provável é levarem-no para o BdP.
    • AMG1
    • 15 março 2024

     # 11

    Tem toda a razão foi com uma moção de rejeição do programa que o governo da PAF caiu e não com o chumbo do programa, embora o efeito pratico seja o mesmo. Isto a custa de tanto se misturar Açores com continente e também da memória ja ter conhecido melhores dias, acaba nestas confusões.
    Agora quanto à substância, eu diria que o LM está "obrigado" a construir um governo politica e tecnicamente bastante forte, com vontade de envolver muito a sociedade civil e com capacidade de diálogo quer com o PS quer com o Chega, o que não se afigura nada fácil. Ele devia fugir o mais que possa dos aparelhistas do partido e escolher independentes, com provas dadas e de idoneidade reconhecida publicamente. O Paulo Macedo está claramente nesse grupo, embora eu ache que ele deveria evitar muitos nomes ligados ao PPC, isto se quiser um governo para durar, se for para 6 ou 7 meses, qualquer funcionário de serviço serve.
    Não será fácil para o PSD alinhar as suas propostas p.e. sobre pensões, adicionar mais alguma coisa que tenha de dar ao CHEGA e depois vir falar de sustentabilidade do sistema. Isto até pode ser conseguido, mas têm de abandonar o discurso da dramatização sobre a insustentabilidade, senão ninguém vai compreender.
    Neste tema eu até concordo com esse caminho, pode ser que assim alguns dos nossos companheiros aqui do forum, que se mostram sempre muito preocupados com sustentabilidade do sistema e com as pensões que irão ter no futuro, possam aliviar essa preocupação e ver que mesmo os partidos em quem eventualmente votaram, se mostram pouco preocupados com o assunto.
    Concordam com este comentário: Carvai
  8.  # 12

    Concordo plenamente com a sua intervenção, mas Pai Natal nem os meus netos já acreditam. O PSD+CDS o que vão fazer no imediato é copiar o Costa de 2015-16. Distribuir benesses sobretudo as que mais favorecem o eleitorado do Chega pois é aí que eles vão precisar de ir buscar votos no futuro. E ainda aos velhinhos vitimas do Passos. Esqueçam défices, contas certas nos próximos 2 anos. E esqueçam independentes pois o Governo paga muito mal e exige muito. Cada vez mais ter sido Secretário ou Ministro é cadastro e não curriculum. Também por isso o Il está a pôr-se á margem por uma questão de coerência. O drama é que a coerência e o bom senso não dá votos. Recordando a MFL era preciso uns meses de ditadura para implementar medidas sensatas.
  9.  # 13

    Colocado por: AMG1Neste tema eu até concordo com esse caminho, pode ser que assim alguns dos nossos companheiros aqui do forum, que se mostram sempre muito preocupados com sustentabilidade do sistema e com as pensões que irão ter no futuro, possam aliviar essa preocupação e ver que mesmo os partidos em quem eventualmente votaram, se mostram pouco preocupados com o assunto.
    Grande descoberta. Que ninguém quer mexer no sistema de pensões, já todos percebemos, muito menos o PSD depois do trauma que o PPC criou aos pensionistas.

    O sistema de pensões quando finalmente vier a sofrer reformas suspeito que a dor já não vai ser repartida por aqueles que agora consideram esse um tema meramente secundário.
    Concordam com este comentário: Dias12
  10.  # 14

    Uma vez que durante seis meses o governo não vai abaixo e já tem a certeza que será aprovado (o PNS já deu o aval)....

    1ª medida - orçamento retificativo
    2ª medida - agradar a gregos e troianos - policia, saúde, professores e pensionistas - o excedente e as "não contas certas" a tudo isso vai permitir
    3ª medida - mandar o governo abaixo
    4ª medida - ganhar novas eleições, comendo o chega e o ps, e fazendo acreditar que a 2ª medida só é possivel manter se eles tiverem "maioria"...
  11.  # 15

    Colocado por: nvale1ª medida - orçamento retificativo
    Quem é que o vai aprovar?


    Colocado por: nvale4ª medida - ganhar novas eleições, comendo o chega e o ps, e fazendo acreditar que a 2ª medida só é possivel manter se eles tiverem "maioria"...
    Arrisco-me a dizer, que talvez, e só talvez os jovense a classe média (excluindo policias e professores) não irão achar grande graça ás medidas que agradam aos gregos e aos troianos. Até porque depois de os professores recuperarem o tempo perdido, devem aparecer todas as outras carreiras da FP com a mesma pretenção.
    • nvale
    • 15 março 2024 editado

     # 16

    Colocado por: HAL_9000Quem é que o vai aprovar?


    Arrisco-me a dizer, que talvez, e só talvez os jovense a classe média (excluindo policias e professores) não irão achar grande graça ás medidas que agradam aos gregos e aos troianos. Até porque depois de os professores recuperarem o tempo perdido, devem aparecer todas as outras carreiras da FP com a mesma pretenção.


    1º ponto - Vai aprovar, nem que seja por abstenção, o chega pois eles próprios defendem algumas dessas medidas. e até arrisco dizer que o queijo limiano (pan) terá uma palavra decisiva nessa aprovação (da forma como a distribuição está/vai ficar)

    2º ponto - mas é isso que se quer, primeiro damos a uns e depois dizemos aos outros que para o conseguirem têm de votar neles pois são os seguintes a serem contemplados... até parece que é muito diferente daquilo que sempre ocorreu....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • AMG1
    • 15 março 2024

     # 17

    Com todo este desencanto e pessimismo quanto ao futuro, ate parece que foi o PS que ganhou as eleições. Alegrem-se, porque o PS ja se foi, o resto não interessa.
    Entretanto parece que o LM pode "dispensar" (curiosa expressão) o OE rectificativo e a IL mantém-se na corrida a uns lugarzinhos no governo da nação. Afinal ainda há por lá quem seja capaz de "ver o filme".
    Isto ainda se vai resolver a contendo: governo AD+IL, com apoio do CH quando for necessário, que não se vei fazer rogado, se ainda por cima for bafejado com uns lugarzitos daqueles espalhados pela administração pública, institutos, fundações e similares, que dão prestigio, guito e pouco trabalho. Afinal boa vida todos queremos, até os incansaveis deputados do Chega, que se vão fartar de trabalhar para "limpar" o Pais.
  12.  # 18

    Colocado por: AMG1Entretanto parece que o LM pode "dispensar" (curiosa expressão) o OE rectificativo e a IL mantém-se na corrida a uns lugarzinhos no governo da nação.

    Alterar o orçamento é irrelevante. Os orçamentos do PS foram sempre muito "generosos" depois vinham as cativações para acertar contas. Afinal ainda há pouco tempo "deram" metade de um subsidio aos velhos e 3 mil milhões á TAP sem alterar o orçamento.
    Acho piada ao IL já está interessado no Governo pois percebeu que o próximo governo vai ser de benesses. As contas para pagar vão aparecer daqui a 2 anos.
    • AMG1
    • 15 março 2024

     # 19

    Colocado por: Carvai
    Acho piada ao IL já está interessado no Governo pois percebeu que o próximo governo vai ser de benesses. As contas para pagar vão aparecer daqui a 2 anos.


    Por isso é que ainda ontem eu escrevia aqui que a recusa da IL em participar no governo, comportava riscos, sem qualquer beneficio em troca. Parece que afinal perceberam isso, ainda bem para eles, porque para a governação do pais isso é completamente irrelevante.
    O proximo governo dure uns meses ou anos, o que vai fazer é distribuir o guito existente nos cofres, na esperança de isso lhes dar alga vantagem em futuras eleições.
    Agora o que vai fazer o Chega perante isto?
    Óbviamente participar no banquete!
    Concordam com este comentário: nvale
  13.  # 20

    O ouro do Banco de Portugal tem vigilância?
 
0.1894 seg. NEW