Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    e quem lhe disse que não estou atento, só voçê é que faz isso? estamos a falar do presente de Portugal. Está ou não está num pantano?
  2.  # 2

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão foi nada disso que disse. Idealmente não deveria haver abstenção alguma. O que questiono é atribuir o aumento da Abstenção ao aumento dos votantes no Chega, pois não acredito que haja 700k de incoerentes.

    Votaram mais 600K eleitores nestas legislativas do que nas anteriores, só por coincidência o Chega cresceu 700K votos... há coincidências curiosas :)
    Lógico que não foi toda a abstenção, eu falei que foi uma grande parte e não todos!
  3.  # 3

    Colocado por: rguerreiro79e quem lhe disse que não estou atento, só voçê é que faz isso? estamos a falar do presente de Portugal. Está ou não está num pantano?


    Nas coisas menos boas, estarmos atrasados é uma benção... pois podemos ver o resultado do divisionismo noutras paragens.

    Bem sabemos do "como esperar coisas diferentes se fazemos/votamos sempre igual?". E tem razão nisso.
    Porem, convém percebermos se já estamos no fundo do poço ou se ainda há mais lodo por debaixo.

    Respeito completamente um partido legitimado nas urnas. E até fará falta para que o cidadão comum comece a dar mais atenção à politica. Contudo, e depois da prestação de 12 deputados nestes ultimos anos, não consigo vislumbrar como é que isto vai melhorar, sendo agora 50. Mas isto sou eu é claro... e 82% dos votantes.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 4

    Colocado por: justmeeu falei que foi uma grande parte


    Pois, é a esses que me refiro. Não acredito que haja tanta gente descontente e cheio de queixas dos anteriores governos... quando nem votar foram.
  5.  # 5

    Colocado por: N Miguel OliveiraBem sabemos do "como esperar coisas diferentes se fazemos/votamos sempre igual?". E tem razão nisso.
    Porem, convém percebermos se já estamos no fundo do poço ou se ainda há mais lodo por debaixo.

    Eu também não sei qual é a solução e qual é a melhor solução, mas caramba podiamos estar bem melhor. Andaram a brincar ao bi-partidarismo estes anos todos.

    Em 2024 continuam as mesmas greves de professores que muitos de nós apanharam nos anos 90, a sáude pública está como está, o estado lava as mãos de problemas graves como apoio a idosos e dos seu cuidadores, bem como de crianças/adultos com deficiência que poucos ou nenhuns apoios têm.

    Todos vemos os organismos públicos mal geridos e muitas vezes com mau serviço, em algumas áreas existem alternativas privadas, noutras como câmaras, finanças, etc é aguentar a bucha
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • justme
    • 20 março 2024 editado

     # 6

    Colocado por: N Miguel OliveiraSair de casa. Visitar, viver ou estar atento ao que se passa com os EUA, o Brasil, a Argentina, os Países Baixos, a Itália, França... onde o Chega local tem/teve poder.

    Ui que medo... Já nem vou dormir esta noite.

    Não deveria estar mais preocupado no estado em que o país actualmente se encontra?!
    Foi o Chega o culpado do aumento da pobreza no país?! Assim como o aumento de impostos, destruição da saúde e educação, corrupção, etc. É que se tivesse sido eu até lhe dava toda a razão.

    Não tenho partido político fixo como muita gente (a tal clubite), sou flexível, posso até votar de forma diferente em todas as legislaturas.
    E voto de acordo com o estado em que o país se encontra e com os candidatos disponíveis, votar nos mesmos de sempre só serviria para manter tudo igual.
    Só votando no Chega permitiria abanar o sistema político de forma aos políticos (do sistema) começarem a refletir nos próprios erros, e parece que funcionou mesmo, agora é que começaram com preocupações de fazer estudos e refletir no que correu mal.

    Só que agora já é tarde. Temos pena...

    O país precisava de uma abanadela grande e acho que ainda não foi suficiente, só quando o Chega tiver equiparado em % com PS e PSD é que a política em Portugal poderá mudar um pouco, até lá vão continuar a desvalorizar, a inventar mentiras, teorias da conspiração e a fazer estudos para dizer que só os "burros" votam Chega, é as noticias do costume, nada de novo.

    Enquanto isso os "burros" vão continuar a demonstrar que também têm voz e que existem.
  6.  # 7

    O Chega ganha por causa da Suica epá na Suíça onde os tugas são todos burros e escolaridade básica , PS a ganhar na Franca onde estão concentradas as grandes elites intelectuais
    • joni
    • 20 março 2024

     # 8

    Colocado por: justme
    O vosso fanatismo chega a ser cómico, o problema é que transforma-se em activismo ridículo com as argumentações mais absurdas, recorrendo a tudo o que é mentiras e teorias da conspiração, na tentativa de desinformar os mais desatentos.
    O curioso é os moderadores pactuarem com este tipo de atitudes e permitirem a difusão de mentiras, sem o mínimo de sanções ou chamadas de atenção.
    Deve ser as tais noticias credíveis retiradas do site cheganos.

    A resposta a esse absurdo está aqui...
    https://observador.pt/factchecks/fact-check-chega-rejeitou-mocao-para-retirar-ovarios-a-mulheres-que-abortam/


    A proposta vai incompleta, deveria incluir os homens que engravidaram a mulher e que os mesmos fossem castrados, retirando então os seus testiculos, para justiça social
    Concordam com este comentário: monicaM
  7.  # 9

    O perfil das pessoas é importante ou a sua qualidade, mas como sabemos qualquer partido pode ter bons ou maus lideres e dirigentes, ou seja, considero errado votar só no candidato por ter um determinado perfil, não desvalorizo que deve ter o perfil e as qualidades de acordo com a responsabilidade dos cargos, mas não devíamos ligar mais as propostas e aos projetos que cada partido defende?
    Também não devíamos exigir que os partidos quando exercem o poder por via das eleições, devam cumprir ao máximo o seu programa eleitoral.
    Todos os partidos que estiveram no governo tiveram casos de corrupção e todos os futuros governos também os vão ter, infelizmente é assim e sempre foi, está no genes do ser humano.
    Já as propostas de leis que visão combater a corrupção e as "leis" do enriquecimento ilícito nunca são aprovadas na assembleia da republica, porque será?
    É a esquerda que não querer?
    É a direita que não deixa?
  8.  # 10

    O pior "burro" é aquele que estudou e não aprendeu.
    Pode ter muita formação, mas no essencial não tem visão.
  9.  # 11

    Atualmente quem tem mais estudos também possui mais conhecimentos para criar formas mais elaboradas para enganar o próximo!
    Concordam com este comentário: monicaM
  10.  # 12

    E por isto que sou a favor da contagem dos votos eletrónica há muita gentussa que acredita na democracia só quando pinta para o lado deles
  11.  # 13

    ah ok agora os que votam chega sao os mais inteligentes mas a enganar os outros ok fiquei esclarecido ! ou seja ou são burros ou são vigaristas e burlões ahah quem vota a esquerda e tudo malta do melhor que há
  12.  # 14

    Não são melhores nem piores, nem mais nem menos burros ou vigaristas.
    O que digo é que o poder é tentador!
    E quem passa por lá, tem tentações seja de que partido for!
    Mas o que eu considero é que ideologicamente temos que ser coerentes com aquilo que defendemos, e até podemos mudar de opinião, agora bons, maus e corruptos há em todos os partidos, nem a igreja escapa a isso.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  13.  # 15

    Colocado por: FTavaresNão são melhores nem piores, nem mais nem menos burros ou vigaristas.
    O que digo é que o poder é tentador!
    E quem passa por lá, tem tentações seja de que partido for!
    Mas o que eu digo é que ideologicamente temos que ser coerentes com aquilo que defendemos, agora bons, maus e corruptos há em todos os partidos, nem a igreja escapa a isso.


    Totalmente de acordo , mas não e essa a tela que pintam aqui , o lobo mau o chega e o capuchinho encarnado o ps e os seus namorados de esquerda
  14.  # 16

    Eu só considero é que os governos do PS não cumprem os seus princípios nem as suas promessas eleitorais, ou seja em determinadas matérias econômicas quando estão no governo são tão liberais como o PSD/CDS e ocupam esse espaço.
    Já na oposição são de esquerda porque o discurso é mais fofinho...
    Concordam com este comentário: monicaM, desofiapedro
  15.  # 17

    Colocado por: rguerreiro79Eu também não sei qual é a solução e qual é a melhor solução, mas caramba podiamos estar bem melhor. Andaram a brincar ao bi-partidarismo estes anos todos.


    Colocado por: justmeNão deveria estar mais preocupado no estado em que o país actualmente se encontra?!


    Quando não sabemos, podemos estimar o que acontecerá com base em exemplos mais ou menos similares, ou não?
    A questão aqui é simples. Muita gente acha que isto com o Chega pior não fica. E muita outra gente acha que além do Chega não ser a solução, ainda virá agravar coisas que estavam minimamente controladas. Eu também não tenho clubite, nem votei sempre nos mesmos, e não me revejo na Esquerda... e ainda assim incluo-me dos do segundo grupo, naqueles que acham que um Chega forte piora o pouco que temos. Talvez me engane, quem sabe. A julgar pelos exemplos precedentes estrangeiros, não tenho razão para pensar de outra forma.

    Talvez com a nova legislação sobre o tiro aos pombos isto melhore :)

    A táctica não é nova. O AV vai buscar votos ao eleitorado descontente e difuso. Não inventou nada. Mas é hábil e inteligente o suficiente para saber que não é a debater que ganhará o poder. É a dividir.
    Estar atento ao que se passa fora ajuda muito.

    Custa-nos a entender como o Hitler chegou ao poder, certo? Pois, em pleno sec XXI temos um Trump a usar as mesmas palavras, tal e qual... e pior que isso, nem se tinha dado conta. À sua escala, temos depois os Bolsonaros, as Le Pen, Salvini, Milei, etc... e temos um artista no nosso quintal também, a trazer para a mesa assuntos que deviam estar encerrados já há muito tempo.

    Pena as bibliotecas estarem vazias, e o TikTok cheio de votantes, mas é o que há.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Dias12
    • AMG1
    • 20 março 2024

     # 18

    Colocado por: FTavares
    ...
    Todos os partidos que estiveram no governo tiveram casos de corrupção e todos os futuros governos também os vão ter, infelizmente é assim e sempre foi, está no genes do ser humano.
    Já as propostas de leis que visão combater a corrupção e as "leis" do enriquecimento ilícito nunca são aprovadas na assembleia da republica, porque será?
    É a esquerda que não querer?
    É a direita que não deixa?


    Sem querer menorizar a relevância da corrupção entre os titulares de cargos públicos, também me parece que há uma diferença abissal entre a percepção dessa corrupção e o número de situações identificadas e levadas a tribunal, onde as condenações nos ultimos 5 anos se ficaram por pouco mais de 20 casos e muitas delas sem relevância suficiente para resultarem em penas de prisão.
    Os crimes de corrupção no âmbito da administração pública são muito dificeis de provar, não vale a pena batalhar no aumento das penas, ou na criação de novos crimes, isso já provou que pouco resolve. O Chega até pode propor a prisão perpétua para quem enriquece de forma ilicita à conta do estado, se depois não conseguir provar isso, não resolveu nada.
    A criação do crime de enriquecimento ilicito, injustificado, de ausencia declarativa e mais umas quantas formulações que ja foram tentadas esbarram sempre na mesma coisa, são praticamente impossiveis de provar e por isso a tipificação desses crimes resultam invariavelmente na inversão do ónus da prova. É essa a razão pela qual nunca se chegou a uma formulação de crime que passe no crivo do TC. A aceitação de que em justiça criminal possam existir condenações, com presunção de culpa, mas sem prova dessa culpabilidade, está no limites do estado de direito. Continuar a querer ir por aí é a receita para não mudar nada.
    A solução tem de ser pela prevenção, apostar na maior transparência possivel de todos os actos e decisões. Identificar riscos e criar mecanismos de controlo para que não se dêem tentações. Os políticos são como todos os outros e já todos sabemos que muitas vezes "a ocasião faz o ladrão", portanto criem-se condições para que a ocasião não surja, senão nada muda.
    Depois temos a censura social, que entre nós por vezes tende a relativizar estes casos, quando não os desculpa por completo.
    Como é que é possível, p.e., que o Miguel Albuquerque coloque a possibilidade de se recandidatar, apesar de ser arguido por eventuais crimes cometidos no exercicio de funções?
    A resposta é simples, ele suspeita que os eleitores não o vão penalizar por isso e provavelmente não se engana. É só ver o caso do Isaltino.
    • AMG1
    • 20 março 2024

     # 19

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Custa-nos a entender como o Hitler chegou ao poder, certo? Pois, em pleno sec XXI temos um Trump a usar as mesmas palavras, tal e qual... e pior que isso, nem se tinha dado conta. À sua escala, temos depois os Bolsonaros, as Le Pen, Salvini, Milei, etc... e temos um artista no nosso quintal também, a trazer para a mesa assuntos que deviam estar encerrados já há muito tempo.


    Acresce que todos eles chegaram ao poder através de eleições. Isto diz-nos que em democracia o povo é soberano, mas não necessáriamente sábio.
    Quanto ao Trump não conhecer o léxico do nazismo, talvez sim, mas conhece e bem o do Klan que sempre foi o mesmo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, MdeW, desofiapedro
  16.  # 20

    Colocado por: N Miguel Oliveira. e temos um artista no nosso quintal também, a trazer para a mesa assuntos que deviam estar encerrados já há muito tempo.

    Um indivíduo que não tem categoria nenhuma.
    Inventa problemas e as pessoas ainda acreditam nele.
    Nunca houve problemas com as comunidades árabes, asiáticas...e agora está a crescer a desconfiança entre as pessoas.

    Os trabalhadores "escravos" estão trabalhar e a gerar lucros aos grandes empresários agrícolas...e contribuem para a Segurança Social. Alentejo e Fundão (apanha de cereja 🍒)...etc etc
    Mas o que o povo vê é o Martim Moniz.
    Também não se percebe como na Rua do Benformoso há um prédio que dá morada a 2000 pessoas...


    Os Portugueses são os responsáveis pela globalização!
    Por isso deviam ter outra abertura para receber outros povos e culturas no seu território. Nós fomos primeiro aos países deles há 500 anos!
    Concordam com este comentário: vmontalvao, desofiapedro, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MdeW
 
0.3036 seg. NEW