Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: CarvaiOs Emigrantes é que são estúpidos por votarem no partido errado.
    E depois temos uns FP altamente especializados e formados que escrevem este tipo de instruções. Mas nada de grave porque vão ser novamente penalizados com uns aumentos de ordenados...
      voto.jpg

    Atenção, eu sou emigrante e também recebi as mesmas instruções, e não coloquei a cópia do meu CC dentro do envelope verde, até porque, vieram mais instruções, até com imagens, passo a passo, como proceder, portanto, quem não percebe bem o português, bastava ter seguido as ilustrações.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 2

    Colocado por: Vítor MagalhãesAliás, todo este tópico esta repleto de exemplos desses e refletem bem a nossa sociedade atual.


    A mim o que me aborrece mais é as generalizações que se fazem facilmente neste tópico, tipo esta deixa do Diogo Faro (que nutro um certo ódio de estimação pela sua burguesia esquerda caviar):


    “Queria só deixar um grande abraço a toda a gente que votou à direita. Estava mau? Então preparam-se para como vai ficar agora. As pessoas a viver na rua, os divorciados que vivem na mesma casa, as pessoas que não conseguem sair de casa nem aos 35, os estudantes que desistem da faculdade por não conseguirem pagar um quarto. Enfim, todos agradecem mesmo muito“
    • Soliva
    • 21 março 2024 editado

     # 3

    Colocado por: Carvai
    Não está sozinho
    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/diogo-faro-furioso-com-votos-no-chega-j%C3%A1-n%C3%A3o-h%C3%A1-palavras-para-esta-estupidez/ar-BB1khG4U?cvid=5a30a183ca3d492c86ac8bef52c74766&ei=18


    O que ele diz é diferente .
    Acho errado a categorização generalista do votante de direita.
    O povo votou … o resultado nunca iria agradar a gregos e troianos.
    Acusar de “estupidos e ignorantes” a massa votante do chega isso sim é perigoso.

    Confesso que não percebo , aceito ou interiorizo os motivos deles , mas têm direito á sua opinião . Podemos vir a viver sob Governo deles, mas eles também levaram com os dos outros, tem menos direito ?

    Leva-se a crer que estes 40% de votos anulados poderiam ter mudado algo … eu cá digo que não e é uma manobra de diversão … sabe-se lá para quê.
    Ofender a massa votante dos partidos que não se gosta … serve para que ?

    Criar ódios e apontar os dedos aos outros como culpa dos males , é manobra conhecida e usada da direita á esquerda .
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  3.  # 4

    Eu a ler essas instruções achei que era pra colocar a copia da identificação lá dentro, mas, como cidadã com 2 dedos de testa e sabendo como funciona um voto iria perceber rapidamente que não era pra colocar dentro do verde porque é suposto ser anónimo. Se ainda por cima havia aquele esquema de imagens menos provavel ainda seria de fazer isso.
  4.  # 5

    Curioso termos assistido durante os últimos anos a reações exacerbadas contra o "discurso de ódio" do Chega. Agora com o Chega a crescer vemos o "discurso de ódio" contra o Chega tanto para os militantes do Partido como para quem neles votou.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • Soliva
    • 21 março 2024 editado

     # 6

    Colocado por: Vítor MagalhãesE com isto temos um user a registar-se de proposito para questionar a inteligência dos votantes que não souberam interpretar corretamente as instruções de voto. Isto é mais um exemplo da atualidade em que nos sentimos ofendidos muito facilmente com pormenores. Aliás, todo este tópico esta repleto de exemplos desses e refletem bem a nossa sociedade atual.
    Concordam com este comentário:Nostradamus,Carvai,vmontalvao,desofiapedro


    Este comentário acabou por me ser ainda mais relevante, para a discussão em questão :

    Houve algo que me chamou a atenção e quis deixar a minha opinião , registei-me e como membro de igual valor dei a dita opinião .
    Resultado : registado como “novo” , dita virgem ofendida que se achou importante o suficiente para vir dar a sua opinião , opinião essa desvalorizada e categorizada como algo ofensivo e divergente.

    E no entanto só quis deixar a minha opinião num fórum presume-se democrático

    Agora apliquemos a situação ao contexto político :

    Temos o Chega , pessoas que observam algo ( o estado da nação) registam-se como partido político para dar as suas opiniões sobre um assunto …
    Dão a sua opinião , propõem medidas …

    Resultado : a massa votante é desvalorizada e categorizada como “nova” e “ignorantes” e quando atingem relevância política acusam-os de estupidos , iletrados.


    Isto sim é triste … e o reflexo da não aceitação automática e desvalorização de algo que não nos agrada pessoalmente .
    Foi assim que o partido em questão chegou onde chegou. , não foram só eles a criar os ódios .


    Caro Vitor, se me puder dizer quanto tempo tem de passar até poder ser ouvido como um igual no fórum , agradecia .
    De longe querer importunar e ir além da minha “categoria”.
  5.  # 7

    Vou explicar a minha "posta".
    Estamos num fórum de casas, arrisco a dizer que 90% (percentagem inventada por mim) registam-se cá com questões relacionadas com o âmbito geral do fórum, não é muito usual alguém fazê-lo para justamente ir comentar num tópico "quente" e de conteúdo pouco relevante para a temática.
    A minha mensagem foi igualmente uma opinião e que se enquadra na discussão.
    No fórum todos são "ouvidos" por igual, desde que respeitem as regras do mesmo pelo que se a minha opinião o ofendeu lamento o fato mas não foi essa a intenção.
  6.  # 8

    Posso deixar o meu exemplo, a carta com o boletim de voto saiu de Portugal a 7 de Fevereiro, chegou dia 9 de Março. No último dia possivel. Chegou-me às mãos porque andei atrás do carteiro. Pouco depois fui ao posto dos correios para garantir que me colocavam um selo em que aparecesse a data daquele dia, pois se simplesmente a metesse no marco do correio, poderia acontecer de só ser triada na 2a feira seguinte. (Como muitos episódios pelo meio, emails ao consulado para tentar votar presencialmente pois a carta tardava a chegar, 3 idas ao hub dos correiros, dicussão num deles pois queriam cobrar-me 30$ por um selo com a data, fazer tudo a escassos minutos dos correios fecharem, etc).

    Tudo isto porque existiam duas regras, a carta tinha que ser enviada até dia 9, e chegar a Portugal até dia 20. O meu dever está feito. Mas se a carta tardou 30 dias a chegar-me, duvido muito que tenha regressado em apenas 11 dias.

    Isto sem mencionar que o circulo "Fora da Europa" apenas elege 2 deputados, pelo que votar num partido pequeno é deitar o voto ao lixo.

    Moral da história: não pude votar presencialmente pois precisava de avisar o consulado 2 meses antes, até 10 de Janeiro. Pois a carta tendo saído de Portugal, eu teria a possibilidade de votar 2x. Mas caramba, se o CC vai na carta, e ao votar presencial também fico registado no livro da mesa de voto, eles teriam modo de verificar.

    Eu só sei que a carta anda atrasada, quando efectivamente vejo que começa a tardar. Eu teria que ter adivinhado que a carta chegaria atrasada antes dela me ter sido enviada...

    Por outro lado, a privacidade do meu voto, não está garantida... pois junto com o envelope verde foi o meu CC.

    Uma vergonha ainda não termos voto eletrónico.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  7.  # 9

    Colocado por: AJS1974É mais um partido a governar como os anteriores fizeram.


    Interessante era perceber o que fizeram os "messias" para melhorarem a situação?
    Se alguma se resolveu, ou se por outro lado, ainda se cavou mais o buraco?

    Entretanto o Milei já leva uns meses pelo que já se poderá começar a ver resultados.

    A este Dream Team de artistas, ainda lhe incluiria o presidente de El Salvador, qualquer parecença com o Ventura é mera coincidência.

    Acabar com o bi-partidarismo parece em teoria uma boa ideia... mas não basta meter no governo um terceiro partido. Convém que este tenha algo a acrescentar... o que trará o Ventura?

    Até o México quebrou o centenário bi-partidarismo nas eleições de há 6 anos. Melhorou alguma coisa?
    • Soliva
    • 21 março 2024 editado

     # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesVou explicar a minha "posta".
    Estamos num fórum de casas, arrisco a dizer que 90% (percentagem inventada por mim) registam-se cá com questões relacionadas com o âmbito geral do fórum, não é muito usual alguém fazê-lo para justamente ir comentar num tópico "quente" e de conteúdo pouco relevante para a temática.
    A minha mensagem foi igualmente uma opinião e que se enquadra na discussão.
    No fórum todos são "ouvidos" por igual, desde que respeitem as regras do mesmo pelo que se a minha opinião o ofendeu lamento o fato mas não foi essa a intenção.



    Entendo , mas lá está eu faço parte dos 10% que não entrou com o mesmo propósito.
    Sempre gostei de política e de debate e análise política, sempre foi tema em casa, com opiniões iguais ou divergentes.
    E por acaso encontrei o fórum nesse âmbito, o que achei espectacular, pois finalmente achei um em que se pode debater ideias com pessoas reais e não bots como é frequente nas redes sociais.
    Foi é errado associar a minha entrada ( e a dos restantes 10% ) e a minha opinião inicial como algo negativo e a ser minorizado para o assunto e comunidade.
    Aliás associando-o a algo que não aconteceu “apelidar outros de estupidos”… ( tenho 25 anos e os meus pais deram-me educação suficiente para saber debater com educação )

    Siga-se com o tópico …
    • Soliva
    • 21 março 2024 editado

     # 11

    Voto electrónico não concordo muito , porque “até onde poderá ser seguro” , será sempre um tema em discussão .
    Logo seria sempre uma arma de arremesso, (veja-se EUA ou Brasil ), só me faz espécie é como o voto imigrante é efectuado de forma tão retrógrada …
    Porque será que não funciona como o voto antecipado, que me parece muito mais organizado …
  8.  # 12

    Colocado por: SolivaSou só eu que sei ler português e perceber que a cópia do documento de identificação vai no envelope branco juntamente com o envelope verde que contém somente o boletim de voto ?

    Desculpe lá , mas colocar a culpa da anulação dos votos nas instruções , em vez de nos votantes que não perderam 2 segundos para ler as instruções devidamente é absurdo.
    Só falta um desenho…


    Colocado por: SolivaFoi é errado associar a minha entrada ( e a dos restantes 10% ) e a minha opinião inicial como algo negativo e a ser minorizado para o assunto e comunidade.
    Aliás associando-o a algo que não aconteceu “apelidar outros de estupidos”… ( tenho 25 anos e os meus pais deram-me educação suficiente para saber debater com educação )


    Bem-vindo(a) ao fórum. Siga com a discussão 👍
    • Soliva
    • 21 março 2024 editado

     # 13

    Se me puder elucidar onde chamei alguém de “estupido” agradecia para que não o voltasse a repetir .

    Simplesmente afirmei que a culpabilização da anulação não recai sobre as instruções e sim sobre as pessoas que não as entenderam.
    Opinião que mantenho.
  9.  # 14

    Soliva, a palavra "estupido" foi escrita por si, não foi em momento algum escrita por mim. Se ler a minha mensagem eu faço referência a:
    Colocado por: Vítor Magalhãesquestionar a inteligência dos votantes que não souberam interpretar corretamente as instruções de voto.
    • Soliva
    • 21 março 2024 editado

     # 15

    Colocado por: Vítor MagalhãesSoliva, a palavra "estupido" foi escrita por si, não foi em momento algum escrita por mim. Se ler a minha mensagem eu faço referência a:


    Dizer que não souberam ler as instruções é questionar a inteligência destes ?
    Não acha a conclusão demasiado extrema ?

    Enfim … estou a prolongar algo que já expirou.
    • Soliva
    • 21 março 2024 editado

     # 16

    Voltando ao tema :

    Quais as possibilidades de o Chega , chegando agora a uma participação significativa do parlamento e que dificilmente poderá ser ignorada , elegendo certamente um Vice-presidente da Assembleia , quais as reais possibilidades de moderação ?
    Quem viu AV antes e agora , nota-se moderação de discurso quando fala com a imprensa ou para o país .
    Isso irá repercutir para a Assembleia?
  10.  # 17

    Colocado por: SolivaQuem viu AV antes e agora , nota-se moderação de discurso quando fala com a imprensa ou para o país .
    Isso irá repercutir para a Assembleia?

    A campanha eleitoral acabou, volta em Junho mas com pouca emoção.
    Claro que o discurso vai mudar, aliás acho piada que um orçamento retificativo era algo pouco relevante e agora tanto o Chega como o PS já estão na fila para aprovar sem ver.
    No caso do Chega com o crescimento o Ventura vai ter de delegar, por isso a agressividade do discurso vai depender dos intervenientes (caso da AR).
    Agora a narrativa vai menos de querer mudar para querer mais. Um pouco como aconteceu durante a geringonça em que os satélites do PCP - CGTP,FENPROF,etc - também moderaram o discurso até acabarem os compromissos assinados como PS (obrigados pelo Cavaco).
    • AMG1
    • 21 março 2024

     # 18

    Colocado por: SolivaVoltando ao tema :

    Quais as possibilidades de o Chega , chegando agora a uma participação significativa do parlamento e que dificilmente poderá ser ignorada , elegendo certamente um Vice-presidente da Assembleia , quais as reais possibilidades de moderação ?
    Quem viu AV antes e agora , nota-se moderação de discurso quando fala com a imprensa ou para o país .
    Isso irá repercutir para a Assembleia?


    O eterno tema da "vacina", a ideia de que a assunção de responsabilidades e proximidade do poder levará necessáriamente à moderação. Os exemplos conhecidos apontam em sentidos diferentes, consoante a realidade, mesmo na europa temos exemplos muito dispares. O Trump p.e. pouco se moderou e se voltar ao poder tudo indica que será ainda pior. Embora com algumas nuances, passa-se o mesmo com o Orban na Hungria. Já em Itália passou-se o inverso, a sra. Meloni não só se moderou a si propria, como até tem conseguido manter fechada a matraca do Salvini, que é execrável.
    Na Suécia também parece estar a funcionar, o tema da emigração (a base discursiva do partido) acalmou bastante em termos de opinião pública, sem que nada de relevante tenha verdadeiramente mudado, mas p.e. em Espanha o Vox, apesar de já ter muitas responsabilidades regionais e locais não reduz nem as barbaridades, nem os decibeis com que as debita.
    Por cá vamos a ver o que nos sai na rifa. Eu diria que alguma moderação até será necessaria para sossego interno no Chega. Para mim o AV vai escolher uns 4 ou 5 que estão autorizados a falar e outros vão servir para levantar o braço quando lhes pedirem, senão ninguém se vai entender.
    Para mim o que verdadeiramente me preocupa, não é a gritaria inconsequente seja de 1 ou de 50, mas a possibilidade da direita tradicional,acabar por ser "contaminada" pelos temas mais populistas que estes partidos trazem para o debate. Para já, isso não está a acontecer entre nós, o que é um bom sinal. A oposição da IL a qualquer cedência ao Chega, face ao seu posicionamento ideológico e base social de apoio, não me surpreende. Já o PSD, confesso que não esperava tanta clareza nesse distanciamento, mas vejo-o com agrado e um sinal de talvez a democacia em Portugal esteja mais consolidada do que por aí se apregoa.
    Concordam com este comentário: monicaM
    • AMG1
    • 21 março 2024

     # 19

    Colocado por: Carvai
    No caso do Chega com o crescimento o Ventura vai ter de delegar, por isso a agressividade do discurso vai depender dos intervenientes (caso da AR).


    Esperemos que o AV não delegue a politica de emigração a este novo deputado da nação ou então ainda vamos ter essa politica a coincidir com a do BE.

    https://www.publico.pt/2024/03/20/politica/noticia/deputado-chega-europa-imigrante-ilegal-franca-expulso-duas-vezes-2084322
  11.  # 20

    Vamos a apostas??
    Quantos deputados do chega acham que vão chegar ao fim como deputados independentes?
    Eu aposto em 6
 
0.2980 seg. NEW