Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 21 março 2024

     # 1

    Colocado por: Carvai
    No caso do Chega com o crescimento o Ventura vai ter de delegar, por isso a agressividade do discurso vai depender dos intervenientes (caso da AR).


    Esperemos que o AV não delegue a politica de emigração a este novo deputado da nação ou então ainda vamos ter essa politica a coincidir com a do BE.

    https://www.publico.pt/2024/03/20/politica/noticia/deputado-chega-europa-imigrante-ilegal-franca-expulso-duas-vezes-2084322


    Colocado por: Carvai
    Claro que o discurso vai mudar, aliás acho piada que um orçamento retificativo era algo pouco relevante e agora tanto o Chega como o PS já estão na fila para aprovar sem ver.
    ...


    Provavelmente não há qualquer contradição. A aprovação prévia e sem conhececimento, pode apenas traduzir a irrelevancia de ter ou não um OE rectificativo.
    Depois, convém ter em conta que tanto o CH como o PS, apenas se comprometeram com um OE que dê cobertura a algo que todos prometeram, ou seja, a recuperação do tempo dos professores, os subsidios para os policias e uns trocos a mais nas reformas mais baixas.
    No fundo o que disseram ao Montenegro foi uma coisa simples: em vez de estares com contabilidade orçamental criativa para acomodar essa despesa, podes fazer um OE rectificativo, que nós aproveitamos para também cavalgar a onda.
    • Soliva
    • 21 março 2024 editado

     # 2

    Colocado por: AMG1A aprovação prévia e sem conhececimento, pode apenas traduzir a irrelevancia de ter ou não um OE rectificativo.
    Depois, convém ter em conta que tanto o CH como o PS, apenas se comprometeram com um OE que dê cobertura a algo que todos prometeram, ou seja, a recuperação do tempo dos professores, os subsidios para os policias e uns trocos a mais nas reformas mais baixas.


    Posição que concordo a 100% seja qual o partido em questão , é absolutamente ridículo a posição imediata de chumbar OR ou até OE, sem que sequer se tenha visto uma página do documento.

    Esqueceram-se que estão a governar um país ?
    Foram eleitos para representar os interesses do povo que os elegeu?

    Como é possível que um partido há partida nega categoricamente um OR e OE só porque o mesmo advém do espectro político oposto e não porque a medida XYZ é má para o país .
    Este é um dos problemas do espectro político actual que faz crescer o descontentamento… o descolar dos interesses do país em prol da “bíblia” dos mesmos.
    Depois chora-se os “votos de protesto”…
  1.  # 3

    Quando vetam propostas do chega sejam elas boas ou más , por isso não me surpreende.

    A cegueira política é um de muitos atributos dos idiotas
    • justme
    • 22 março 2024 editado

     # 4

    Colocado por: AMG1Esperemos que o AV não delegue a politica de emigração a este novo deputado da nação ou então ainda vamos ter essa politica a coincidir com a do BE.

    https://www.publico.pt/2024/03/20/politica/noticia/deputado-chega-europa-imigrante-ilegal-franca-expulso-duas-vezes-2084322

    Comparar situações totalmente diferentes, de épocas totalmente opostas, onde a imigração daquele tempo era totalmente diferente da de hoje (valores diferentes), em que a pessoa em causa fugia da "guerra", isto é de uma desonestidade atroz e de quem só procura "casos, ou casinhos" gratuitamente, apenas e só para forçar temas de critica.

    Mas como vem sempre dos mesmos jornais do costume até se entende qual o objectivo lol depois reclamam que estão em sobrevivência e que têm de ser financiados pelo governo.

    Na entrevista da SIC ontem ao AV tentaram fazer o mesmo, mas as jornalistas saíram com uma imagem totalmente ridicularizada, é tão mau este jornalismo nada isento politicamente. Só não entendem é que é precisamente este tipo de atitudes e comportamento que tem feito o Chega crescer tão rápido.

    Na RTP há 2 dias foi o mesmo resultado, os jornalistas estão a sujeitar-se a uma figura ridícula, além de deixar de ser uma entrevista e passa a ser um debate ideológico entre jornalista e AV.
    • Soliva
    • 22 março 2024 editado

     # 5

    Colocado por: justmeComparar situações totalmente diferentes, de épocas totalmente opostas, onde a imigração daquele tempo era totalmente diferente da de hoje (valores diferentes), em que a pessoa em causa fugia da "guerra"


    E não é o mesmo porquê ?

    Confesso que não percebo a “diferença”, emigra-se para fugir da guerra, perseguição religiosa e de orientação sexual ou para simplesmente procurar melhor qualidade de vida ou sequer poder viver longe da precariedade e pobreza .

    Os portugueses fizeram-no durante décadas… mas esquecemo-nos de como éramos vistos na Europa nos anos 80 e 90 ? Racismo e xenofobia nos países do norte da Europa , Suíça … onde éramos vistos como se fôssemos roubar o trabalho deles ?
    A ilegalidade da nossa imigração nos anos 60 e 70 para ir para a construção civil na Inglaterra , França , Alemanha …

    Qual a diferença ?
    A diferença é que agora em vez de sermos nós a fazer , estão a fazer-nos a nós .

    Não consigo conceber porque não terão, os imigrantes de agira menos direito de o fazer.
    Deve ser efectuado obviamente de forma legal e com controlo , mas a oportunidade de uma vida melhor não deve ser negada, só porque quem vem, tem valores diferentes dos nossos … terão obviamente de se adaptar á realidade do meio em que se inserem e viver, tal
    como os nossos antepassados o fizeram …

    Estes picos a azedo, porque são muçulmanos tresanda a xenofobia.
    Concordam com este comentário: vmontalvao, desofiapedro
    • justme
    • 22 março 2024 editado

     # 6

    Colocado por: SolivaDeve ser efectuado obviamente de forma legal e com controlo , mas a oportunidade de uma vida melhor não deve ser negada, só porque quem vem, tem valores diferentes dos nossos … terão obviamente de se adaptar á realidade do meio em que se inserem e viver, tal
    como os nossos antepassados o fizeram …

    Mas isto é precisamente o que o Chega defende... nunca os vi defenderem algo diferente.
    Nunca ouvi ninguém do Chega dizer que quer expulsar tudo o que é imigrante do país, ou que querem impedir os imigrantes de entrar e de procurar uma vida melhor.

    Simplesmente querem que seja feito dentro da legalidade e com algum controlo. Isto é assim tão absurdo e xenófobo?!
    Se até você concorda com a ideia. Fica claro que critica só porque sim e porque está na moda criticar tudo o que vem do Chega.

    A parte de que o partido é contra os imigrantes e não os quer deixar entrar é simplesmente mais uma mentira e invenção da esquerda e extrema-esquerda.
    Concordam com este comentário: Dias12
  2.  # 7

    Colocado por: SolivaEstes picos a azedo, porque são muçulmanos tresanda a xenofobia.

    Pois temos que ser fofinhos com esta malta. Como eles tratam as mulheres abaixo de cão deviam ter apoio especial do PAN...
    Porque isso de tratar as mulheres por igual é tique de brancos que pagam impostos.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • Soliva
    • 22 março 2024 editado

     # 8

    Colocado por: justmeFica claro que critica só porque sim e porque está na moda criticar tudo o que vem do Chega.


    Alguém mencionou o chega ?
    Pois eu não … a minha crítica refere-se somente á sua frase :

    Colocado por: justmeonde a imigração daquele tempo era totalmente diferente da de hoje (valores diferentes)


    Esta frase está completamente errada .
    Tal como o Chega defende e outros partidos , sou completamente a favor de imigração mas que a mesma seja de forma controlada e legal.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • Soliva
    • 22 março 2024 editado

     # 9

    Colocado por: Carvai
    Pois temos que ser fofinhos com esta malta. Como eles tratam as mulheres abaixo de cão deviam ter apoio especial do PAN...
    Porque isso de tratar as mulheres por igual é tique de brancos que pagam impostos.


    Carvai, não consigo compreender a observação ?
    De facto a cultura em questão rejeita qualquer “igualdade de género” a nível religioso e cultural , mas acredito que a geração mais nova vê estes conceitos de forma diferente.

    Aliás , como eu disse … eles têm de se adaptar ao meio onde se inserem , logo qualquer abuso seja na rua ou em casa no contexto de violência doméstica não está sujeito ao mesmo quadro penal que qualquer outro cidadão?

    Então qual o problema ?
    Quer forçar uma “reeducação cultural” a todos os estrangeiros?, porque só a eles ?
    Avancemos para os portugueses conservadores que ainda acham que a mulher não é uma igual e só serve para criada e mãe de casa ?
    Avançamos para os religiosos evangelistas ?

    Onde traçamos o limite ?
    Aceitamos o abuso cometido por nativos portugueses , mas aos estrangeiros já é altamente condenável ?

    As pessoas tem de ser respeitadas e tem de se dar ao respeito, quem somos nós para forçar os nossos costumes culturais nos outros ?
    Desde que a lei portuguesa seja cumprida não vejo qualquer problema.
    E não é necessário sermos “fofinhos” basta ser educado e respeitoso … funciona para os dois lados.

    Aliás qualquer partido (do PCP ao CHEGA) , defendem o respeito e a educação enquanto cidadão em sociedade.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 10

    Colocado por: SolivaDe facto a cultura em questão rejeita qualquer “igualdade de género” a nível religioso e cultural
    A única coisa que me questiono na imigração descontrolada é o seguinte:

    - A cultura em questão estará disposta a adaptar-se à nossa cultura e modo de viver?

    - Se não estiver diposta, interessará a Portugal (ou à europa num cenário mais amplo), importar de forma significativa essa "cultura em questão"?

    Se esses imigrantes não se adaptarem aos nossos costumes, não corremos o risco de descaracterizar o modo de vida europeu que os atraiu?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  4.  # 11

    Tratar os muçulmanos mal e racismo e xenofobia mas gozar com os evangélicos e ser correto e boa pessoa
    • Soliva
    • 22 março 2024 editado

     # 12

    Até agora e pelos contactos que tenho tido , o comportamento deles tem sido de grande adaptação aos nossos costumes .
    Não posso crer, que caso existam casos de não adaptação , que os processos legais não tratem dos casos em questão,
    mas não vejo como pode haver uma não adaptação generalizada.

    (Lembro-me vagamente dos casos de mutilação genital, que é algo cultural num povo , mas que a sociedade / justiça portuguesa tem tomado medidas , como educação , vigilância e óbvio quadro penal e social )
    Até porque o mais comum é que estas culturas após contacto com o ocidente tendem a moderar de forma abrangente .

    No entanto é importante que os governos em vez de se “dobrarem” aos costumes de quem vem , faça exactamente o contrário, senão aí sim pode advir uma “corrupção de valores” que não pode ser tolerada, por ser regressiva

    Apesar de tudo o modo de vida europeu está desde os seus primórdios em constante mutação e evolução , não vejo porque deveria parar por aqui, com a continuidade da sociedade é normal que existam “mutações” para o futuro.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 13

    Colocado por: Reduto25Tratar os muçulmanos mal e racismo e xenofobia mas gozar com os evangélicos e ser correto e boa pessoa


    A título pessoal não “gozo” com religiões … posso é não aceitar as premissas pelas quais se baseiam e manifesto as opiniões de acordo, mas pautando pelo respeito pelas crenças de outros .
  6.  # 14

    Colocado por: Soliva
    Esta frase está completamente errada.
    Tal como o Chega defende e outros partidos, sou completamente a favor de imigração mas que a mesma seja de forma controlada e legal.

    Não, não está errada...
    Este seu comentário só comprova a sua desinformação e em como vive na sua "bolha" isolada da realidade.

    Na década de 70 a grande fatia de pessoas que emigravam era gente com espírito de sacrifício, humilde, honesta, trabalhadora e sem informação (não havia internet).
    Totalmente contrário da imigração que recebemos hoje, que já vem bem informada de como beneficiar dos apoios sociais. Basta entrar em qualquer grupo fechado de brasileiros por exemplo e fica elucidada dos milhares que procuram os esquemas para beneficiar dos apoios sociais por cá. Ainda nem saíram do Brasil e já estão à procura de como beneficiar assim que chegam. Claro que não são todos mas é a maioria.

    Além de que têm acesso aos serviços gratuitos do SNS, educação e creches, mesmo sem contribuir nada. Nas creches ficam mesmo com vagas à frente dos portugueses.

    Não tenho nada contra imigrantes beneficiarem de apoios sociais, desde que tenham direito a eles, mas não da forma como acontece por cá, no mínimo que contribuam primeiro X tempo para a segurança social e só depois passam a beneficiar.

    Não se pode comparar imigração do passado com a que existe nos dias de hoje, as pessoas hoje só têm interesse em facilidades e dar-se bem em cima dos outros, as qualidades que mencionei lá atrás dos antigos emigrantes portugueses, é algo raro nos dias de hoje.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • AMG1
    • 22 março 2024

     # 15

    Colocado por: justme
    Comparar situações totalmente diferentes, de épocas totalmente opostas, onde a imigração daquele tempo era totalmente diferente da de hoje (valores diferentes), em que a pessoa em causa fugia da "guerra", isto é de uma desonestidade atroz e de quem só procura "casos, ou casinhos" gratuitamente, apenas e só para forçar temas de critica.

    Mas como vem sempre dos mesmos jornais do costume até se entende qual o objectivo lol depois reclamam que estão em sobrevivência e que têm de ser financiados pelo governo.

    Na entrevista da SIC ontem ao AV tentaram fazer o mesmo, mas as jornalistas saíram com uma imagem totalmente ridicularizada, é tão mau este jornalismo nada isento politicamente. Só não entendem é que é precisamente este tipo de atitudes e comportamento que tem feito o Chega crescer tão rápido.

    Na RTP há 2 dias foi o mesmo resultado, os jornalistas estão a sujeitar-se a uma figura ridícula, além de deixar de ser uma entrevista e passa a ser um debate ideológico entre jornalista e AV.


    Eu nao comparei coisa nenhuma. Limitei-me a publicar um link com um entrevista de um novo deputado da nação, que foi emigrante ilegal em França e que confessa ter apoiado outros nas mesmas condições dele.
    Se isto o incomoda e a uma boa parte dos seguidores do CHEGA, problema vosso.
    Agora leu a entrevista, ou limitou-se a debitar a discurseta mal amanhada de que quem critica o CHEGA é desonesto?
    Se se leu a noticia, também viu que a ultima vez que o homem entrou ilegalmente rm França foi em 1978. Nessa altura qual era a guerra em que Portugal estava envolvido e de que o cavalheiro fugiu?
    Depois quantos fugitivos, de facto, da guerra colonial (ja agora terminou em 1975) é que a França explulsou?
    O homem era como muitas centenas de milhares de portugueses um mero emigrante económico, a procura de melhor vida do que aquela que conseguia ter em Portugal. Isso não é nada condenável, o que é absurdo e condenar quem fez ou faz isso hoje.
    Quanto a acusao de falta de independencia dos jornalistas (ou quem quer que seja) quando publicam algo que não agrada ao Chega ou ao seu lider, isso é só um sinal de fraqueza argumentativa. Mas isso é um problema do Chega e dos seus seguidores, com o qual eu não perco um minuto.
    Ainda assim, registo que o justme remata sempre com o aviso de que quem critica o Chega só lhe está a dar força, ora isso não o deveria preocupar, será qur não quer que o seu partido cresça ainda mais, ou será que pelo contrario, na ausencia de argumentos para contrapor opta por "assutar" os seus oponentes com o papão do crescimento do Chega.
    Comigo não vale a pena, não vejo o Chega como uma papão, mas antes como um gatinho assanhado, mas que mede medo nenhum a ninguém.
    Portanto, meu caro venham argumentos sólidos para contrapor o que não gosta e deixe lá se o Chega crescer ainda mais, por ação da comunicação social ou dos seus oponentes, isso só deve ser motivo para você estar feliz.
    Concordam com este comentário: monicaM, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • AMG1
    • 22 março 2024

     # 16

    Colocado por: justme
    Comparar situações totalmente diferentes, de épocas totalmente opostas, onde a imigração daquele tempo era totalmente diferente da de hoje (valores diferentes), em que a pessoa em causa fugia da "guerra", isto é de uma desonestidade atroz e de quem só procura "casos, ou casinhos" gratuitamente, apenas e só para forçar temas de critica.

    Mas como vem sempre dos mesmos jornais do costume até se entende qual o objectivo lol depois reclamam que estão em sobrevivência e que têm de ser financiados pelo governo.

    Na entrevista da SIC ontem ao AV tentaram fazer o mesmo, mas as jornalistas saíram com uma imagem totalmente ridicularizada, é tão mau este jornalismo nada isento politicamente. Só não entendem é que é precisamente este tipo de atitudes e comportamento que tem feito o Chega crescer tão rápido.

    Na RTP há 2 dias foi o mesmo resultado, os jornalistas estão a sujeitar-se a uma figura ridícula, além de deixar de ser uma entrevista e passa a ser um debate ideológico entre jornalista e AV.


    Eu nao comparei coisa nenhuma. Limitei-me a publicar um link com um entrevista de um novo deputado da nação, que foi emigrante ilegal em França e que confessa ter apoiado outros nas mesmas condições dele.
    Se isto o incomoda e a uma boa parte dos seguidores do CHEGA, problema vosso.
    Agora leu a entrevista, ou limitou-se a debitar a discurseta mal amanhada de que quem critica o CHEGA é desonesto?
    Se se leu a noticia, também viu que a ultima vez que o homem entrou ilegalmente rm França foi em 1978. Nessa altura qual era a guerra em que Portugal estava envolvido e de que o cavalheiro fugiu?
    Depois quantos fugitivos, de facto, da guerra colonial (ja agora terminou em 1975) é que a França explulsou?
    O homem era como muitas centenas de milhares de portugueses um mero emigrante económico, a procura de melhor vida do que aquela que conseguia ter em Portugal. Isso não é nada condenável, o que é absurdo e condenar quem fez ou faz isso hoje.
    Quanto a acusao de falta de independencia dos jornalistas (ou quem quer que seja) quando publicam algo que não agrada ao Chega ou ao seu lider, isso é só um sinal de fraqueza argumentativa. Mas isso é um problema do Chega e dos seus seguidores, com o qual eu não perco um minuto.
    Ainda assim, registo que o justme remata sempre com o aviso de que quem critica o Chega só lhe está a dar força, ora isso não o deveria preocupar, será qur não quer que o seu partido cresça ainda mais, ou será que pelo contrario, na ausencia de argumentos para contrapor opta por "assutar" os seus oponentes com o papão do crescimento do Chega.
    Comigo não vale a pena, não vejo o Chega como uma papão, mas antes como um gatinho assanhado, mas que mede medo nenhum a ninguém.
    Portanto, meu caro venham argumentos sólidos para contrapor o que não gosta e deixe lá se o Chega crescer ainda mais, por ação da comunicação social ou dos seus oponentes, isso só deve ser motivo para você estar feliz.

    Colocado por:
    ....
    Não se pode comparar imigração do passado com a que existe nos dias de hoje, as pessoas hoje só têm interesse em facilidades e dar-se bem em cima dos outros, as qualidades que mencionei lá atrás dos antigos emigrantes portugueses, é algo raro nos dias de hoje.


    Diga isso a um dos seus compatriotas que ainda hoje se vê forçado a imigrar para ter conseguir melhores condições de vida, que ele vai gostar de ouvir.
    • Soliva
    • 23 março 2024 editado

     # 17

    Colocado por: justmeBasta entrar em qualquer grupo fechado de brasileiros por exemplo e fica elucidada dos milhares que procuram os esquemas para beneficiar dos apoios sociais por cá. Ainda nem saíram do Brasil e já estão à procura de como beneficiar assim que chegam. Claro que não são todos mas é a maioria.

    Além de que têm acesso aos serviços gratuitos do SNS, educação e creches, mesmo sem contribuir nada. Nas creches ficam mesmo com vagas à frente dos portugueses.


    Portanto vamos fingir que os portugueses que emigram hoje, chegando ao país escolhido não vão atrás dos subsídios também
    ??

    Colocado por: justmeTotalmente contrário da imigração que recebemos hoje, que já vem bem informada de como beneficiar dos apoios sociais.


    Só da que recebemos certo ?
    A que enviamos são todos anjinhos que só vão para trabalhar de sol a sol.

    Aliás todas as reportagens que vi nesse sentido, todas elas foram constantes na situação de que em Portugal os emigrantes descontam mais para a segurança social do que retiram dela .

    Enfim….deixemo-nos de generalizações , recebemos gente boa e gente má , tal como enviamos gente boa e gente má .
    Concordam com este comentário: monicaM, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • AMG1
    • 23 março 2024

     # 18

    Colocado por: justme

    Não tenho nada contra imigrantes beneficiarem de apoios sociais, desde que tenham direito a eles, mas não da forma como acontece por cá, no mínimo que contribuam primeiro X tempo para a segurança social e só depois passam a beneficiar.


    Será que vivemos no mesmo país?
    Tanto quanto eu saiba, os emigrantes que vivem legalmente em Portugal tem direito aos mesmos apoios dos restantes habitantes em igualdade de condições e por mim não consigo perceber como podia ser diferente. Os direitos sociais não distinguem ninguém, aplicam-se a todos, porque todos somos cidadãos em igualdade de direitos e deveres.
    Talvez isto seja complicado de aceitar para quem se julga com mais direitos do que os demais, apenas porque nasceu aqui, mas não é essa a regra entre nós. Podem querer mudá-la e estão no vosso direito, mas para isso terão de ter bem mais do 18% de votos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 19

    Colocado por: AMG1Tanto quanto eu saiba, os emigrantes que vivem legalmente em Portugal tem direito aos mesmos apoios dos restantes habitantes em igualdade de condições e por mim não consigo perceber como podia ser diferente


    que eu saiba no pico da emigração portuguesa para a europa, os portugueses e outros não tinham nesses paises os mesmos direitos sociais.
    • Soliva
    • 23 março 2024 editado

     # 20

    Colocado por: marco1

    que eu saiba no pico da emigração portuguesa para a europa, os portugueses e outros não tinham nesses paises os mesmos direitos sociais.


    Por exemplo ?
    Considerando que o pico foi entre 2010 e 2013 .
    Que apoios sociais foram recusados e em que países ?
 
0.3001 seg. NEW