Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou no site da Shelly a ver produtos para medir os consumos reais de cada equipamento em minha casa, e estava decidido em comprar várias tomadas Shelly Plus Plug S, no entanto a potência máxima para as mesmas é de 2500W - 12A, e portanto não poderei ligar a minha máquina de secar roupa à mesma - 2,65-2,85 kW / 16A.

Deste modo terei que escolher outro produto. E é aqui que me perco. A minha instalação é monofásica, e no site da Shelly apenas existem dois medidores monofásicos, com 2 canais e com 1 canal. Qual ou quais deverei escolher?

- Opção A - https://shelly.pt/shelly-em/
    - Opção B - https://shelly.pt/shelly-plus-pm-mini/

Coloco em anexo uma imagem do meu quadro. Irei obviamente chamar um eletricista para efetuar esta montagem, mas gostaria de ter aqui já todo o equipamento preparado para ser apenas "chegar e montar".

Penso que também deverei optar por algo do género para o forno, visto que o consumo do mesmo pode chegar aos 3,6 kW.

Para os restantes eletrodomésticos (frigorifico, microondas, etc) deverei optar pelas tais tomadas Plus Plug S, ou não!?

Muito obrigado!

2.  # 2

Se prefere algo no formato de tomada tem esta:

https://www.shelly.com/en/products/shop/shelly-plug
    Estas pessoas agradeceram este comentário: modular
    • Paio
    • 31 março 2024 editado

# 3

Boas pessoal posso substituir este disjuntor Wi-Fi (Shelly pro 1)por um normal ou é necessário ligar este Shelly ao disjuntor para poder ligar e desligar o disjuntor (congelador) remotamente
    Obrigadinho
      IMG_2196.png
  3.  # 4

Colocado por: PaioBoas pessoal posso substituir este disjuntor Wi-Fi (Shelly pro 1)por um normal ou é necessário ligar este Shelly ao disjuntor para poder ligar e desligar o disjuntor (congelador) remotamente
    Obrigadinho
      IMG_2196.png

Fiquei confuso com a pergunta.
    Isso que está na imagem não é um disjuntor, é um relé.
    O que quer dizer com substituir por um normal?
    A instalação tem de estar sempre protegida por disjuntores quer queira ou não ligar/desligar equipamentos remotamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
    • Paio
    • 31 março 2024 editado

# 5

Colocado por: elfo106

Fiquei confuso com a pergunta.
    Isso que está na imagem não é um disjuntor, é um relé.
    O que quer dizer com substituir por um normal?
    A instalação tem de estar sempre protegida por disjuntores quer queira ou não ligar/desligar equipamentos remotamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paio

Encontrei este esquema, deve ser isto ?
    Pensei que podia fazer a ligação sem passar pelo disjuntor ,
    O problema é que o disjuntor tem apenas 1P, e o da imagem tem dois
      IMG_2198.png
  4.  # 6

Colocado por: PaioEncontrei este esquema, deve ser isto ?

Se percebi o que quer, não.

Pretende ligar/desligar a tomada onde tem o congelador ligado a partir do telemóvel. Certo?
    • Paio
    • 31 março 2024

# 7

Colocado por: elfo106

Se percebi o que quer, não.

Pretende ligar/desligar a tomada onde tem o congelador ligado a partir do telemóvel. Certo?

Exato , não é propriamente uma tomada, mas um ponto de luz onde o congelador vai ligar através de conectores
    Obrigado elfo
  5.  # 8

Colocado por: Paionão é propriamente uma tomada, mas um ponto de luz onde o congelador vai ligar através de conectores

Ok vai dar ao mesmo. Deixe ver se me consigo fazer entender de como acho que isso se liga. Atenção que não tenho esse Shelly para dizer isto com 100% de certeza.

Vamos imaginar que as 2 linhas horizontais (vermelha e azul) no topo da sua imagem são respectivamente Fase e Neutro de entrada do seu circuito.

A vermelha liga na entrada do disjuntor. A fase que vai sair do disjuntor vai ligar no L e no I do shelly.
    O neutro liga diretamente ao N do shelly e vai também direto ao neutro da tomada (ou conector).
    Depois, o O do shelly liga à fase da tomada.
    Não se esqueça de ligar a terra da tomada embora não aí esteja representada.
  6.  # 9

Frigoríficos, arcas congeladoras, bombas de calor e afins não devem ser desconectados da alimentação eléctrica.
    Concordam com este comentário: Paio
    • Paio
    • 31 março 2024

# 10

Deve ser assim ?
      IMG_2204.jpeg
  7.  # 11

Colocado por: PaioDeve ser assim ?
      IMG_2204.jpeg

Quase isso. A ligação do L ao L do shelly está a mais.

Tome atenção ao que o @jorgealves lhe está a dizer.
  8.  # 12

Colocado por: PaioDeve ser assim ?
      IMG_2204.jpeg

Muito cuidado com o que vai fazer.
    Já deu para perceber que lhe faltam as noções básicas de como funciona a eletricidade.
    E ter um curioso a mexer em 220v pode dar asneira.
    Concordam com este comentário: elfo106, marize
  9.  # 13

Colocado por: PaioBoas pessoal posso substituir este disjuntor Wi-Fi (Shelly pro 1)por um normal ou é necessário ligar este Shelly ao disjuntor para poder ligar e desligar o disjuntor (congelador) remotamente
    Obrigadinho
      IMG_2196.png
    não era propriamente necessário teres investido
    50€ nisso, um mini sonoff por 5€ fazia a mesma coisa
  10.  # 14

Colocado por: zetonão era propriamente necessário teres investido
    50€ nisso, um mini sonoff por 5€ fazia a mesma coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paio

Onde compro isso Zeto?
  11.  # 15

Colocado por: Paio
    Onde compro isso Zeto?

Por exemplo AliExpress, coloca no campo de busca sonoff mini,,
    muito simples, vai com a fase ao borne do sonoff L in ,o Neutro ao
    N in, a fase do congelador liga ao borne L out, e o neutro liga ao N in,
    o terra podes ligar direto, o S1 S2 (Switch) deixa assim é para interruptores, espero ter ajudado

0.0199 seg. NEW