Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Felizmente houve uma diminuição das necessidades energéticas da nossa casa (janelas novas, nota-se bem a diferença). Em resultado disso estou aqui à luta com a afinação da caldeira de condensação a GN.

    Equipamento e setup do aquecimento central:
    Caldeira Vaillant Ecotec aqs + aquecimento;
    11 pontos de Radiadores (ferro fundido) com dimensões 30% maiores ao normal (para poderem atingir a potência necessária à divisão a um delta T menor que o normal 50)
    Válvula balanceadora do sistema
    Crono-termostato Vaillant


    problemática: Na minha ideia a temperatura de ida da água pode ser menor (e até potência o rendimento através do aproveitamento da função de condensação). Anteriormente nas definições, a temperatura estava definida para os 65º, notava-se que podia ser menor, e fui às definições baixar para os 55º.
    A temperatura da casa está dentro do esperado, mas o comportamento da caldeira é estranho na minha opinião. Eis o que acontece: - A caldeira dá o arranque do aquecimento, a queima ocorre mas a caldeira parece que tem dificuldade em manter os 55º, trabalha cerca de 1min e quando atinge os 60º interrompe a queima. A bomba continua a circular e passado poucos minutos repete-se o ciclo.

    Parece-me que a caldeira devia manter a queima à temperatura máxima durante mais tempo (não ultrapassando) e fazer menos arranques, não parece normal este comportamento.

    Será que isto é um problema de afinação de parâmetros da caldeira?

    Será a questão demasiado específica e devo contactar um técnico?

    Vou anexar os parâmetros descritos no manual e pode ser que alguém consiga ajudar.
    Obrigado
      Screenshot_2024-02-11-15-36-03-62_965bbf4d18d205f782c6b8409c5773a4.jpg
      Screenshot_2024-02-11-15-36-00-69_965bbf4d18d205f782c6b8409c5773a4.jpg
      Screenshot_2024-02-11-15-35-57-66_965bbf4d18d205f782c6b8409c5773a4.jpg
    • SrR
    • 11 fevereiro 2024

     # 2

    Tem o radiadores todos aberto?
  2.  # 3

    Colocado por: SrRTem o radiadores todos aberto?


    Mais ou menos. Os do piso 1 tive que fechar as válvulas em baixo para balancear porque senão os radiadores do piso 0 aquecem muito menos.
  3.  # 4

    Válvulas em baixo refiro-me às válvulas de retorno. As válvulas onde entra a água quente não tem cabeças termóstaticas, está tudo aberto
    • SrR
    • 11 fevereiro 2024

     # 5

    Veja se nao esta muito fechado e esteja a restringir o caudal aos radiadores
  4.  # 6

    Vou testar isso.
    Mas alguma ideia para alteração de parâmetros na caldeira?
    • SrR
    • 13 fevereiro 2024

     # 7

    Nos parâmetros nao sei so vendo, mas outras coisas k ajuda a baixar os consumos é instalar uma sonda exterior e um termostacto interior modelante.
  5.  # 8

    Colocado por: SrRNos parâmetros nao sei so vendo, mas outras coisas k ajuda a baixar os consumos é instalar uma sonda exterior e um termostacto interior modelante.


    Já tenho um termostato Vaillant V-smart. Não tem sonda exterior mas vai buscar a temperatura aos dados do local na Internet.
    Concordam com este comentário: SrR
 
0.0134 seg. NEW