Iniciar sessão ou registar-se
    • fhff
    • 11 fevereiro 2024 editado

     # 1

    Boa noite.
    Agradecia a V/ajuda.
    Precisava de conseguir localizar uma série de terrenos herdados. Tenho as cadernetas, mas não consigo utilizar a matriz para os localizar. Os terrenos estão em Seia.
    No site da DGT, Seia não tem as secções digitalizadas.
    No entanto, no visualizador do Cadastro Experimental, o concelho até tem parcelas delimitadas, mas o número utilizado não tem nada a ver com números de matrizes. O termo de pesquisa é um "Nº de Declaração". Há alguma forma de fazer a correspondência entre este número de Declaração e a matriz?
    Como poderei resolver esta questão? Agradecido a todos.
  1.  # 2

    O melhor será ir à Conservatória do concelho de Seia para ver se têm lá os mapas.

    Também há isto.
    https://bupi.gov.pt/

    Acho que está a decorrer um prazo para os proprietários reclamarem as suas propriedades sob pena de passarem para o estado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fhff
    • fhff
    • 12 fevereiro 2024

     # 3

    Colocado por: PalhavaO melhor será ir à Conservatória do concelho de Seia para ver se têm lá os mapas.

    Também há isto.
    https://bupi.gov.pt/

    Acho que está a decorrer um prazo para os proprietários reclamarem as suas propriedades sob pena de passarem para o estado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fhff


    Muito obrigado. No Bupi diz que, como Seia tem cadastro, não está disponível. No entanto, eu também não as conseguiria identificar via fotografia áerea, pois não as conheço. As propriedades estão em minha posse e devidamente identificadas nas cadernetas prediais (com áreas e confrontações). O meu problema é localizá-las no terreno...
    Vou experimentar ligar para a Câmara de Seia.
    • size
    • 12 fevereiro 2024

     # 4

    Tente encontrar/consultar os vizinhos confinantes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fhff
    • fhff
    • 12 fevereiro 2024

     # 5

    O problema é que estou completamente às cegas. Não conheço as parcelas, não conheço os vizinhos.
    • size
    • 12 fevereiro 2024

     # 6

    Colocado por: fhffO problema é que estou completamente às cegas. Não conheço as parcelas, não conheço os vizinhos.


    O não conhecer os vizinhos confinantes não impede que na localidade procure informações sobre os mesmos. Será um passo importante que terá de dar,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fhff
  2.  # 7

    Colocado por: fhffO problema é que estou completamente às cegas. Não conheço as parcelas, não conheço os vizinhos.
    Mas nas aldeias todos nos conhecemos, e há sempre os mais velhos que até conheciam as extremas e os donos. Falo assim porque sou do concelho de Seia e recordo.me que quando havia essas dúvidas chamavam alguém dos mais idosos para identificarem as extremas no local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fhff
    • fhff
    • 12 fevereiro 2024

     # 8

    Colocado por: A. MadeiraMas nas aldeias todos nos conhecemos, e há sempre os mais velhos que até conheciam as extremas e os donos. Falo assim porque sou do concelho de Seia e recordo.me que quando havia essas dúvidas chamavam alguém dos mais idosos para identificarem as extremas no local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fhff


    Obrigado. Sim, ainda tenho alguns conhecidos e familiares que viveram perto até há pouco. Vou fazer investigação. Também já contactei a DGT e a CMSeia. Vamos ver...
  3.  # 9

    Colocado por: fhff"Nº de Declaração". Há alguma forma de fazer a correspondência entre este número de Declaração e a matriz?
    participei na execução desse cadastro e esse número de declaração tem associado todas as informações seja matricial ou conservatória, assim como titulares e localização exata.

    Existe um portal da dgt onde acho que consegue aceder
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fhff
    • fhff
    • 12 fevereiro 2024 editado

     # 10

    Colocado por: tiagodiafparticipei na execução desse cadastro e esse número de declaração tem associado todas as informações seja matricial ou conservatória, assim como titulares e localização exata.

    Existe um portal da dgt onde acho que consegue aceder
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fhff


    Já enviei um pedido à DGT para esclarecer como poderei aceder a essa informação. Não encontrei essa informação no site. Nesta página do site há uma explicação sobre o assunto:

    As operações de execução de cadastro predial experimental decorreram sem que tenha sido possível proceder-se à harmonização dos dados cadastrais com os das descrições prediais e das inscrições matriciais, razão pela qual, em conformidade com o disposto no nº 2 do artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 224/2007, de 31 de maio, os prédios se consideram em situação de cadastro transitório.

    Consequentemente, não é possível identificar de forma assertiva os artigos matriciais e as descrições prediais correspondentes aos prédios cadastrados uma vez que os artigos matriciais presentemente associados aos prédios são os que foram declarados pelos titulares cadastrais, aquando do preenchimento e submissão da respetiva declaração de titularidade.


    No entanto, e embora no visualizador de prédios do Sistema Nacional de Informação Cadastral só seja possível a pesquisa de um prédio através do número da declaração de titularidade correspondente, é possível a DGT, através da consulta base de dados, procurar referência aos artigos matriciais ou às descrições do registo predial eventualmente associados pelo titular cadastral através da declaração de titularidade.

    Retirado daqui:

    https://www.dgterritorio.gov.pt/node/577
  4.  # 11

    Isso não quer dizer que não possa ter os dados que precisa, unicamente foram recolhidos os dados e não foram depois validados com as várias entidades daí eles dizerem que é cadastro transitório.

    Diga-me em que zona é e os nomes e pode ser que tenha sido eu ou um dos meus colegas e que ainda tenhamos isso na memória
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fhff
    • fhff
    • 14 fevereiro 2024

     # 12

    Colocado por: tiagodiafIsso não quer dizer que não possa ter os dados que precisa, unicamente foram recolhidos os dados e não foram depois validados com as várias entidades daí eles dizerem que é cadastro transitório.

    Diga-me em que zona é e os nomes e pode ser que tenha sido eu ou um dos meus colegas e que ainda tenhamos isso na memória
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fhff


    Obrigado. Concelho de Seia, Freguesia de Paranhos da Beira.
 
0.0167 seg. NEW