Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    vou instalar piso radiante hidráulico num piso com cerca de 100m2 coberto em tijoleira que penso ser a mais eficiente.
    Apenas quero uma solução para aquecer a agua do piso a lenha e que gastasse o minimo de eletricidade possível. Não quero aquecer mais aguas nenhumas, nem aquecer ar nem nada. Só quero mesmo um sistema a lenha (tenho lenha gratuita) que aqueça a agua do piso radiante. Existe alguma forma de fazer isso sem ter nada ligado à canalização da casa? Um circuito fechado, tipo uma caldeira a lenha que dê para despejar lá para dentro uns garrafoes de agua destilada e com uma torneira para tirar a agua quando for preciso trocá-la. Se isto for possível qual a caldeira que recomendam?
  2.  # 2

o circuito de PRH, é em circuito fechado, composto simplificadamente por: caldeira, deposito, órgãos de controle e manobra, colectores e os circuitos radiantes.

Deve estar a fazer confusão com sistema para aquecimento de águas quentes sanitárias - Estes claro está é integrado na rede de distribuição de água do edifício.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jhalves
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradaso circuito de PRH, é em circuito fechado, composto simplificadamente por: caldeira, deposito, órgãos de controle e manobra, colectores e os circuitos radiantes.

Deve estar a fazer confusão com sistema para aquecimento de águas quentes sanitárias - Estes claro está é integrado na rede de distribuição de água do edifício.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jhalves

Obrigado pela resposta. Sim, estou super confuso com a quantidade de informaçao e soluçoes mistas que existem. Sendo assim que tipo de caldeira aconselha (potencia, litros, chama ivertida ou não, etc ...) se me puder indicar algumas marcas agradecia. Não me importo de pagar algo mais caro mas que seja o mais eficiente possivel.
  4.  # 4

Eu não sei.
    Tem de contactar um instalador e este propõe uma solução dimensionada para a sua realidade. Não é o mesmo que escolher um simples esquentador a gás.😅
    • SrR
    • 12 fevereiro 2024

# 5

Colocado por: jhalves

Obrigado pela resposta. Sim, estou super confuso com a quantidade de informaçao e soluçoes mistas que existem. Sendo assim que tipo de caldeira aconselha (potencia, litros, chama ivertida ou não, etc ...) se me puder indicar algumas marcas agradecia. Não me importo de pagar algo mais caro mas que seja o mais eficiente possivel.
    nisso de marcas é um sem fim de possibilidades e opções, mas muito resumidamente vai precisar de uma caldeira a lenha (recuperador, caldeira a lenha, caldeira chama invertida etc) vai precisar de um acumulador/ depósito de inercia que basicamente vai lhe guardar e absorver os picos de temperatura da agua para utilizar posteriormente, e por fim vai precisar de uma central de misturada que lhe vai regular a temperatura de ida pro sistema radiante, tudo isto necessita de electricidade pelo menos pras bombas circuladoras mas nada de extraordinário nem muito relevante em relação aos consumos.
  5.  # 6

Colocado por: SrRnisso de marcas é um sem fim de possibilidades e opções, mas muito resumidamente vai precisar de uma caldeira a lenha (recuperador, caldeira a lenha, caldeira chama invertida etc) vai precisar de um acumulador/ depósito de inercia que basicamente vai lhe guardar e absorver os picos de temperatura da agua para utilizar posteriormente, e por fim vai precisar de uma central de misturada que lhe vai regular a temperatura de ida pro sistema radiante, tudo isto necessita de electricidade pelo menos pras bombas circuladoras mas nada de extraordinário nem muito relevante em relação aos consumos.

Obrigado ... já tou a ver o esquema mais ou menos. Pensava que a agua circulava pela pressão sem necessidade de bomba (ignorante no assunto). Nunca tinha ouvido falar na central de mistura. Serve para misturar agua fria com a quente? Nesse caso precisa de estar ligada a uma torneira de agua fria? Isso é que me iria complicar a coisa. Queria uma coisa simples mas já me parecem coisas a mais para o que queria fazer. Acho que não tenho ali condições para por isso tudo. Se calhar vai ficar só por um bom recuperador de calor no lugar da lareira e pronto. A casa é na Serra do Açor a cerca de 800m de altitude (é bem fresquinho no Inverno). Piso radiante era 5 estrelas mas para 100m2 um bom recuperador com um melhor isolamento das paredes a Norte deve funcionar. Obrigado pelas informações.
    • SrR
    • 13 fevereiro 2024

# 7

Colocado por: jhalvesNesse caso precisa de estar ligada a uma torneira de agua fria?
    nao.
    • SrR
    • 13 fevereiro 2024

# 8

É um sistema relativamente simples, fonte de calor, acumulador e uma misturadora, tem tb outras soluções, caldeira a gas, caldeira a pellets, bomba de calor, ou invés do radiante uns radiadores, convectores, ventiloconvectores, radiadotes rodapé, ar condicionado etc
  6.  # 9

Colocado por: SrRÉ um sistema relativamente simples, fonte de calor, acumulador e uma misturadora, tem tb outras soluções, caldeira a gas, caldeira a pellets, bomba de calor, ou invés do radiante uns radiadores, convectores, ventiloconvectores, radiadotes rodapé, ar condicionado etc

Então como é feita a mistura com agua fria? Terei de ter outro deposito para agua fria? A fonte de calor vai ter de ser a lenha (gratuita). Acho que para já vou mesmo ficar só por um recuperador de calor a lenha que já tenha capacidade para no futuro aquecer piso radiante, e caso veja que é necessário instalo. Assim poupo espaço e dinheiro para poder isolar melhor a casa que se calhar neste momento até é o mais importante.
  7.  # 10

Colocado por: jhalvesEntão como é feita a mistura com agua fria?

Colocado por: Pedro Barradaso circuito de PRH, é em circuito fechado
    um circuito fechado tem uma ida e um retorno, a ida é quente e o retorno é "frio"(nos sistemas somente aquecimento), para modular temperatura mistura-se a ida com o retorno.
    • SrR
    • 13 fevereiro 2024

# 11

Colocado por: jhalvesEntão como é feita a mistura com agua fria? Terei de ter outro deposito para agua fria?
    não, a mistura é feita com a agua do retorno do aquecimento,.
  8.  # 12

Colocado por: jorgealves

um circuito fechado tem uma ida e um retorno, a ida é quente e o retorno é "frio"(nos sistemas somente aquecimento), para modular temperatura mistura-se a ida com o retorno.

Colocado por: SrRi

Esclarecido amigos! Muito obrigado ;)

0.0166 seg. NEW