Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Remodelei uma vivenda e umas das alterações foi mudar janelas e instalar bomba de calor.
    O que acontece é que no quarto devido ao calor do aquecimento e em contacto com as paredes frias da se a condensação e fico com água nas paredes.

    A minha questão é se instalando capoto isto deixa de acontecer? Se não, qual a melhor solução? VMC?

    Obrigado
    • eu
    • 12 fevereiro 2024

     # 2

    Colocado por: MaganoA minha questão é se instalando capoto isto deixa de acontecer?

    Sim, se for bem aplicado deixa de ter essas condensações.
  2.  # 3

    Colocado por: eu
    Sim, se for bem aplicado deixa de ter essas condensações.


    O que é ser bem aplicado?
    VMC também resolveria este problema?
  3.  # 4

    Colocado por: MaganoA minha questão é se instalando capoto isto deixa de acontecer? Se não, qual a melhor solução? VMC?

    Não são dissociáveis.
    Se isola (capoto) tem de ventilar forçosamente.
    Caso não o faça tudo o que forem pontes térmicas sem correcção vão sofrer de condensados.
    Provavelmente os vidros a escorrer água será o próximo sintoma a curto prazo.
  4.  # 5

    Colocado por: gil.alves
    Não são dissociáveis.
    Se isola (capoto) tem de ventilar forçosamente.
    Caso não o faça tudo o que forem pontes térmicas sem correcção vão sofrer de condensados.
    Provavelmente os vidros a escorrer água será o próximo sintoma a curto prazo.


    E como posso resolver isto?
    Ventilar com VMC?
  5.  # 6

    Colocado por: MaganoRemodelei uma vivenda e umas das alterações foi mudar janelas

    Diminuiu a ventilação.

    Colocado por: Maganono quarto devido ao calor do aquecimento

    Aumenta a probabilidade de condensações, existindo excesso de vapor de água.

    Colocado por: MaganoE como posso resolver isto?

    Terá que começar por algum lado e quem lhe disser que ventilar ou ETICS (capoto) lhe resolvem o problema, simplesmente não está a ser correto.

    Ventilar baixa a humidade relativa.
    Isolar aumenta a temperatura da superfície, diminuindo as condensações.
    Pode precisar de apenas uma ou das duas e o meu conselho será que comece por uma delas, devendo ficar ciente que utilizando apenas uma delas pode não ser a solução final.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • eu
    • 14 fevereiro 2024

     # 7

    Para ventilar não é precisa VMC. Basta abrir parcialmente as janelas durante algum tempo.

    O isolamento pelo exterior (capoto) resolve o problema das condensações, mesmo com pouca ventilação. Mas ventilar é sempre boa ideia, nem que seja para melhorar a qualidade do ar.
    • eu
    • 14 fevereiro 2024

     # 8

    Colocado por: gil.alvesSe isola (capoto) tem de ventilar forçosamente.


    E sem capoto, não tem que ventilar?
  6.  # 9

    Colocado por: euE sem capoto, não tem que ventilar?
    Se a casa for tipo coador não... :)

    Claro que a ventilação é fundamental (com e sem capoto)! O normal é mudar as janelas e nem pôr capoto notando-se de imediacto uma subida da temperatura interior e consequente capacidade de reter humidade que vai para tudo o que é ponto frio.
    Pondo capoto... potencia ainda mais!
  7.  # 10

    Colocando capoto não aumenta a condensação, muito pelo contrário, irá reduzir a mesma. A ventilação em todos os casos é fundamental.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesColocando capoto não aumenta a condensação, muito pelo contrário, irá reduzir a mesma. A ventilação em todos os casos é fundamental.


    Hmmm….
    Pôr capoto não vai reduzir nada.
    Quanto muito transfere a humidade para outros pontos frios (pontes térmicas no mais comum).

    Ventilar é a única maneira de resolver isso concordo.
  9.  # 12

    Colocado por: gil.alvesPôr capoto não vai reduzir nada.


    A condensação existe quando o ar quente (húmido) choca numa superfície fria... Ao colocar o isolamento no exterior vai aumentar a inércia da parede.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 13

    Colocado por: Vítor MagalhãesA condensação existe quando o ar quente (húmido) choca numa superfície fria

    :)
    Claro.
    Aplicar ETICS não reduz isso pois não? :)

    Simplesmente vai fazer “alojar” a humidade existente em pontos frios diferentes! :)
  11.  # 14

    Olhos que não vê, coração que não sente... 😏
  12.  # 15

    Colocado por: Vítor MagalhãesOlhos que não vê, coração que não sente... 😏

    Se não é nas paredes vai ser nos móveis, nos vidros… :)
    • eu
    • 15 fevereiro 2024

     # 16

    Você tem a ideia que a humidade no ar vai condensar em algum lado obrigatoriamente. Se não é nas paredes, passa a ser noutro lado qualquer.

    E não é bem assim.
  13.  # 17

    Tem que ventilar para evitar que eventualmente condense 👍
    Concordam com este comentário: gil.alves
  14.  # 18

    Colocado por: euVocê tem a ideia que a humidade no ar vai condensar em algum ladoobrigatoriamente. Se não é nas paredes, passa a ser noutro lado qualquer.

    E não é bem assim.
    Quer elaborar?

    Eu já remarquei.
    Colocado por: gil.alvesVentilar é a única maneira de resolver
    Tal como diz ali o Vitor!
    • eu
    • 16 fevereiro 2024

     # 19

    Colocado por: gil.alvesQuer elaborar?

    Só há condensação se for atingido o ponto de orvalho nalguma superfície fria.

    Se não tiver superfícies frias dentro de casa, não há condensação.
  15.  # 20

    Colocado por: euSó há condensação se for atingido o ponto de orvalho nalguma superfície fria.
    condensação literal sim ora claro. Apoiado! :)

    Mas sem ventilar a humidade relativa no ar vai sempre alojar-se em materiais propensos (madeiras)…
    Nem que não condense!… sem ventilar não há milagres.
 
0.0204 seg. NEW