Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Gostaria de ter ajuda quanto ao seguinte: estou a fazer uma obra numa cave com alguma humidade (uma das paredes tem terra do lado de lá, sendo uma cave...). As paredes foram revestidas a pladur rosa em estrutura metálica, e levaram grelhas de ventilação. Entretanto disseram-me que devia ter sido usado o pladur verde, por ser hidrofugante e que o pladur rosa irá apodrecer com a humidade. É mesmo assim? Como se notará essa situação? Ao fim de quanto tempo? Há algo que ainda se possa fazer?

Uma outra dúvida: o código de cores (rosa, verde, etc.) tem sempre o mesmo significado independentemente do fabricante?

Obrigado.
  2.  # 2

Bom dia.

Estou a fazer obras em condições similares e aproveito para questionar se me pode explicar como são essas grelhas de ventilação, são na parede do gesso cartonado? Por aqui não foram previstas grelhas, estou a tentar perceber se faria sentido.

Aqui estamos a usar gesso normal porque não temos grandes problemas com humidades, creio. Não sei responder à sua questão, mas do que sei o gesso rosa é para fogo e o verde é para zonas húmidas, mas não sei se realmente é sempre assim em todas as marcas.
  3.  # 3

Colocado por: Marta MarquesBom dia.

Estou a fazer obras em condições similares e aproveito para questionar se me pode explicar como são essas grelhas de ventilação, são na parede do gesso cartonado? Por aqui não foram previstas grelhas, estou a tentar perceber se faria sentido.

Aqui estamos a usar gesso normal porque não temos grandes problemas com humidades, creio. Não sei responder à sua questão, mas do que sei o gesso rosa é para fogo e o verde é para zonas húmidas, mas não sei se realmente é sempre assim em todas as marcas.

Bom dia! As grelhas de ventilação são aplicadas na parede de gesso cartonado, numa zona onde há humidade na parede subjacente de tijolo - para que a humidade não fique retida entre as duas paredes. As minhas ainda não foram colocadas, mas creio que uma será perto do chão e outra perto do teto.
  4.  # 4

Colocado por: just365tem sempre o mesmo significado independentemente do fabricante?
    nao existe uma norma universal é sempre bom consultar os catalogos para certificar que está a comprar o produto indicado

Colocado por: just365estou a fazer uma obra numa cave com alguma humidade
    eu diria que está apenas a tapar o problema para nao se ver. o problema vai continuar e nao existe gesso cartonado que aguente, seja ele da cor que for. devia primeiro retirar a humidade
    • SrR
    • 13 fevereiro 2024

# 5

E a estrutura metálica n apodrece?
  5.  # 6

Colocado por: antonylemosnao existe uma norma universal é sempre bom consultar os catalogos para certificar que está a comprar o produto indicado

eu diria que está apenas a tapar o problema para nao se ver. o problema vai continuar e nao existe gesso cartonado que aguente, seja ele da cor que for. devia primeiro retirar a humidade

Mas como se retira a humidade de uma parede que tem terra do outro lado, exposta à chuva?
  6.  # 7

De forma simplificada (haverá mais pormenores a descrever) escava-se o mais possível, limpam-se e impermeabilizam-se as superfícies, coloca-se um geodreno (tubo drenante enterrado) ligado a uma rede pluvial que se espera exista à cota certa, coloca-se material protetor da impermeabilizaçao, geotextil, material drenante a cobrir todo o paramento (brita, ou blocos apenas pousados, ou tela pitonada...), geotextil, volta-se e encher de terra, e, se possível, impermeabiliza-se uma faixa de pelo menos 1 metro do pavimento em redor da casa.
    Não é garantia, mas será talvez a melhor aposta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize

0.0133 seg. NEW