Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Estou neste momento a conceptualizar uma remodelação total do piso social da minha casa. Trata-se de uma moradia do final dos 90 com cave, RC e 1o andar com aquecimento central. O sistema de aquecimento é uma caldeira a gás com radiadores espalhados pela casa. Só nos meses de inverno é que utilizamos o aquecimento.

    Será viável colocar uma bomba tipo Vaillant arostor na cave para remover a caldeira instalada na cozinha? Que alteraçoes de canalização seriam necessárias tendo em conta que a cave/garagem também tem um radiador instalado e um wc?

    Se for uma bomba com unidade exterior tipo arotherm que tubagens adicionais preciso de considerar?

    Muito por alto que valores de investimento preciso de considerar?

    Para além da bomba de calor ar-agua estou a pensar colocar aparelhos de AC mas talvez apenas numa segunda fase.

    Cumprimentos!
  2.  # 2

    A Arostor é só para AQS, não faz aquecimento de radiadores. Isso tem de ser uma BC de alta temperatura e "alto preço".
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteIsso tem de ser uma BC de alta temperatura e "alto preço"
    depende das necessidades e dos cálculos mas existem outras opções que podem ser equacionadas
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesdepende das necessidades e dos cálculos mas existem outras opções que podem ser equacionadas


    Alguma dica de como definir as necessidades?

    A moradia tem no total 12 (7+3+2) radiadores. Desses 5 são em toalheiros nos wc e que estão sempre desligados. Dos restantes 4 estão sempre activos. Na caldeira tenho um seletor de temperatura que está sempre abaixo de meio, mas não sei a que temperatura corresponde. Penso que já sejam de aluminio.

    A temp mínima registada nos quartos virados a norte nos últimos 6 meses foi de 13 graus, sendo que nesses dias ligamos o aquecimento central durante a noite.
  5.  # 5

    Colocado por: marcoltpAlguma dica de como definir as necessidades?
    fazer o calculo das perdas termicas do imovél e das necessidades para aquecer o ambiente.

    grosso modo e muito por alto: caso a casa tenha algum isolamento térmico multiplicar a área total da habitação por 100, dará a potencia nominal da bomba de calor a usar, depois em função da temperatura exterior mais baixa do local escolher a máquina que consegue disponibilizar essa potencia, assumindo que o seletor de temperatura da caldeira estará a meio deverá ser somente isto.
  6.  # 6

    O isolamento não é grande coisa. Temos planeado nas obras melhorar o isolamento da cobertura e do pavimento flutuante. No certificado energético menciona 77 kwh/m2 para aquecimento do ambiente.

    Pela estimativa por alto que o Jorge menciona e tendo em conta apenas as áreas úteis daria uma bomba 10 kWh.

    Para esta potência em aqs+aquecimento sera que existe alguma oferta só com equipamento interior?
  7.  # 7

    Excluindo as geotérmicas não existe nenhuma bomba de calor exclusivamente interior para climatização e AQS
    • SrR
    • 14 fevereiro 2024 editado

     # 8

    Colocado por: jorgealvesExcluindo as geotérmicas não existe nenhuma bomba de calor exclusivamente interior para climatização e AQS
    existir ate existe, leva é umas valentes grelhas pro exterior
  8.  # 9

    Deixa de tretas,isso é uma maq exterior dentro da parede
    • SrR
    • 14 fevereiro 2024

     # 10

    Ok mas estao dentro de portas
  9.  # 11

    Um kit deste genero seria suficiente?

    https://klima.pt/kits-aq-central-aqs/9313-kit-thermav-hm123mr-u34-deposito-inercia-higienico-300l-waternor-aq-central-aqs.html

    Tendo em conta os valores do material mais mão de obra de instalação e alterações de canalização, iria gastar pelo menos uns 10k. Estou disposto a fazer um esforço para me libertar dos combustíveis fósseis mas esta ordem de grandeza é dificil de comportar no meu orçamento actual.
  10.  # 12

    Depois de analisar as opções e fazer mais umas pesquisas no fórum (com as excelentes contribuições do jorgealves, bem haja!) chego a conclusão que o sistema de aquecimento central com os radiadores é tecnologia do passado e que não vale a pena manter.

    Fico com dois cenários para discutir com fornecedores.

    Cenário 1:
    - Bomba de calor multisplit com aqs, instalada a norte, conectada a um depósito de aqs e a 2 quartos e 1 pequeno escritorio virados a norte. Apenas um dos quartos é utilizado diariamente. Tubagens em tecto falso exterior.
    - Bomba de calor multisplit instalada numa varanda a sul ligada a 2 quartos virados para sul e a sala/cozinha. Tubagens via chaminé desactivada para o sótão e para a sala.

    Cenário 2:
    - Bomba de calor interior/depósito para aqs.
    - Bomba de calor multisplit instalada numa varanda virada a sul ligada a 4x quartos e a sala/cozinha. Tubagens via chaminé desactivada para o sótão e para a sala.

    Tenho preferência pelo primeiro cenário pois permite fasear o investimento e cobre mais divisões.

    Alguém tem experiência com as soluções tipo a Daikin 4MWXM52A ou outras do genero? Algumas limitações a ter em conta?
 
0.0164 seg. NEW