Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, venho pedir a vossa ajuda numa questão. Tenho um sótão que não é habitável, serve simplesmente só para arrumos, estou a pensar isolar o pavimento/laje para proteger o calor de dentro de casa se perca com mais facilidade, o isolamento poderá ser com lâ de rocha ou xps, apesar de eu estar mais inclincado para a utilização da lã de rocha por ser mais fácil de aplicação, visto ser eu que vou fazer o trabalho, mero aprendiz de bricolage. Por cima seria finalizado por placas OSB.
    A questão que eu tenho dúvidas é na barreira Anti- Vapor, já vi vários produtos à venda na Internet, não basta usar por exemplo um plástico grosso (preto/transparente) daqueles geralmente vendidos nas drogarias para isolamento e proteção ? Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: andre_m6Bom dia, venho pedir a vossa ajuda numa questão. Tenho um sótão que não é habitável, serve simplesmente só para arrumos, estou a pensar isolar o pavimento/laje para proteger o calor de dentro de casa se perca com mais facilidade, o isolamento poderá ser com lâ de rocha ou xps, apesar de eu estar mais inclincado para a utilização da lã de rocha por ser mais fácil de aplicação, visto ser eu que vou fazer o trabalho, mero aprendiz de bricolage. Por cima seria finalizado por placas OSB.
    A questão que eu tenho dúvidas é na barreira Anti- Vapor, já vi vários produtos à venda na Internet, não basta usar por exemplo um plástico grosso (preto/transparente) daqueles geralmente vendidos nas drogarias para isolamento e proteção ? Obrigado


    Não.
    Uma barreira pára-vapor vai muito para além disso.

    Por exemplo:
    https://eurobuild.pt/curiosidades-acerca-das-laminas-inteligentes-intello-e-intello-plus/

    A Intello seria uma excelente opção.
  3.  # 3

    Colocado por: andre_m6apesar de eu estar mais inclincado para a utilização da lã de rocha por ser mais fácil de aplicação, visto ser eu que vou fazer o trabalho, mero aprendiz de bricolage. Por cima seria finalizado por placas OSB.


    Se meter la mineral (80/100mm), para forrar com OSB (min 15mm), terá de antes aplicar uns sarrafos com a espessura do isolamento. não deve ter espaçamento superior a 60cm.

    O para-vapor, basta comprar manta dotada de papel kraft, o mesmo deve estar voltado contra a laje/zonas aquecidas.


    PS: se vai querer andar lá por cima, é muito menos trabalhoso e dispendioso, meter somente o XPS, min. 80mm, ideal 100mm. nem que seja em duas camadas cruzadas. já que assim não necessita de ter qq tipo de OSB.
  4.  # 4

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Não.
    Uma barreira pára-vapor vai muito para além disso.

    Por exemplo:
    https://eurobuild.pt/curiosidades-acerca-das-laminas-inteligentes-intello-e-intello-plus/

    A Intello seria uma excelente opção.



    Agradeço a partilha dce informação, vou analisar o produto.Cumprimentos
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas

    Se meter la mineral (80/100mm), para forrar com OSB (min 15mm), terá de antes aplicar uns sarrafos com a espessura do isolamento. não deve ter espaçamento superior a 60cm.

    O para-vapor, basta comprar manta dotada de papel kraft, o mesmo deve estar voltado contra a laje/zonas aquecidas.


    PS: se vai querer andar lá por cima, é muito menos trabalhoso e dispendioso, meter somente o XPS, min. 80mm, ideal 100mm. nem que seja em duas camadas cruzadas. já que assim não necessita de ter qq tipo de OSB.


    Boa tarde senhor Pedro, desde já agradeço a sua ajuda. O pavimento da laje não está bem nivelado e passa alguns canos, nada de especial, a laje é antiga e com pouca capacidade de carga, não quero sobrecarregar mais por exemplo com cimento auto nivelante. Sei que é uma solução mais cara, mas estava a pensar comprar uns suportes autonivelantes, por exemplo daqueles de plástico para pavimentos exteriores, suportando então barrotes de madeira ou ferro e no meio dos mesmos então a lã de rocha para isolar, o final seria osb para caminhar por cima.
    Apesar do xps também estar na equação para isolamento, só acho que com a lâ de rocha eu safo-me melhor visto eu não ser profissional.
  6.  # 6

    Se for a solução do xps cruzado não necessita de barreira anti vapor? Também não ficaria mal colocar por cima dos barrotes madeira ou ferro o xps e depois fazer outra camada cruzada
  7.  # 7

    Colocado por: andre_m6Sei que é uma solução mais cara, mas estava a pensar comprar uns suportes autonivelantes, por exemplo daqueles de plástico para pavimentos exteriores,

    Se essa laje for em betão, pode optar por instalar esse pavimento sobre-elevado com as peças do sistema M-System ( composto por discos de fixação, em aço ou polipropileno). é muito melhor para manter no sitio, incorporar a manta mineral com o papel kraft e depois finalizar com o OSB.

    Tem aqui o manual de instalação e pode perfeitamente fazer voçê :
    https://eurobuild.pt/transferencias/manual-msystem.pdf

    O site do distribuidor:
    https://eurobuild.pt/produto/atlas-m-system/
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se essa laje for em betão, pode optar por instalar esse pavimento sobre-elevado com as peças do sistema M-System ( composto por discos de fixação, em aço ou polipropileno). é muito melhor para manter no sitio, incorporar a manta mineral com o papel kraft e depois finalizar com o OSB.

    Tem aqui o manual de instalação e pode perfeitamente fazer voçê :
    https://eurobuild.pt/transferencias/manual-msystem.pdf

    O site do distribuidor:
    https://eurobuild.pt/produto/atlas-m-system/


    Infelizmente a laje não é em betão, é uma casa antiga e tem uma laje muito pequena de espessura ai para 11 cm, estava também a ponderar aqueles suportes autonivelantes de plástico com base , por cima levava ferro ou barrotes madeira. O XPS também dava para o efeito por cima , mas o andar por cima dele acho com o tempo fica cheio de amolgadelas
  9.  # 9

    Com uma estrutura dessas, eu não criava um acabamento transitável que no futuro fosse o convite a usar como arrumo de tralha. Acho perigoso.
    Deixava apenas a lã de rocha (concordando com a solução do Pedro de usar uma face com papel kraft virada para baixo.)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andre_m6
  10.  # 10

    Olá,

    Aproveitando o tópico pois tenho uma situação parecida sendo que no meu caso nao existe laje e o teto é de madeira numa casa com 50 anos.
    Tenho de baixo para cima: perfil de madeira, barrotes de suporte e lã de rocha 10cmn sem papel kraft.
    Queria melhorar o isolamento tanto a nivel térmico como a nível de humidade pois vivo perto do mar.
    Estava a pensar colocar mais uma camada de lã de rocha com papel kraft, será suficiente ou valeria a penar colocar uma tela para-vapor?
    Obrigado pela ajuda.
  11.  # 11

    Colocado por: nunogouveiaCom uma estrutura dessas, eu não criava um acabamento transitável que no futuro fosse o convite a usar como arrumo de tralha. Acho perigoso.
    Deixava apenas a lã de rocha (concordando com a solução do Pedro de usar uma face com papel kraft virada para baixo.)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andre_m6


    Boa tarde, obrigado pela ajuda, sim estou disponivel para deixar assim também, há é um problema a casa no geral está feita dentro de outra casa, ou seja, tenho o portão da garagem e outra entrada para o quintal, não sei se percebeu, ou seja há sempre entrada de humidade , desse modo como o senhor recomenda tenho de isolar a lã da parte de cima. Não apanha muita humidade mas sempre apanha alguma mesmo por baixo de telhado, que é painel sandwich imitar a telha lusa mas com isolamento ...
 
0.0180 seg. NEW