Iniciar sessão ou registar-se
    • TzRi
    • 13 fevereiro 2024 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Assinei CPCV de uma moradia salvaguardando no mesmo que não existiam servidões de passagem na moradia que vamos adquirir, devido a uma porta do vizinho para o nosso terreno que identificamos existir.

    Explicando:
    Trata-se de uma moradia no centro da cidade, dos anos 1920s, que será para reabilitar.
    Tem uma entrada pedonal, à esquerda da casa, e uma entrada à direita da casa, com portão para carros. Ambos os portões (pedonal e carros) têm a mesma cor, estilo/acabamento, por isso sempre assumimos que as entradas fossem ambas "nossas".

    Acontece que para o espaço lateral direito à casa, sítio onde vamos estacionar os carros, o vizinho do lado tem uma porta com sinais de já não ser utilizada há vários anos (está inclusivé meia "tapada").
    Segundo o agente imobiliário, ambas as casas pertenciam ao mesmo proprietário e utilizavam essa porta como passagem entre elas, no entanto após a venda (há cerca de 50 anos) deixou de ser utilizada.

    Resolvi conversar com o atual arrendatário da outra casa no sentido de chegar à fala com o dono e oferecer-me para fechar a porta, porque realmente é algo que me incomoda, ter ali uma porta com acesso ao meu jardim. Ora, este já me conta uma história diferente e diz que sim, as casas eram ambas do mesmo proprietário e aquela zona lateral com portão era usada por ambas as casas para estacionar os carros, e que atualmente não usam porque não têm carro mas nada garante que o próximo arrendatário não tenha e queira lá estacionar.
    Fiz um esquema para ser mais fácil de visualizar.

    Já fomos à Câmara e a única coisa que têm é o projecto quando pediram para construir. Na minha casa consta o portão dos carros, na casa do vizinho não. No entanto na casa do vizinho em projecto está a tal porta lateral, que dava acesso a uma "loja" que agora na verdade não existe e é zona habitável com acesso por escada interior.
    Também vimos escrituras antigas e em nenhum lado consta qualquer servidão de passagem.
    Em termos de áreas o que está registado, no nosso terreno, até temos na realidade área a menos, mesmo contando com essa lateral.

    Agora não sei o que faça. Como garantir que aquele pedaço de terreno será só e apenas nosso?

  1.  # 2

    Tem que aferir se a entrada do portão é mesmo sua ou partilhada, isto é sendo espaço comum...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TzRi
    • TzRi
    • 13 fevereiro 2024 editado

     # 3

    Colocado por: spvaleTem que aferir se a entrada do portão é mesmo sua ou partilhada, isto é sendo espaço comum...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TzRi


    E como fazer isso?
    Os que nos vão vender a casa dizem que o portão é deles. Os vizinho diz que é de ambos. Um diz uma coisa e o outro outra. O portão está fechado com um cadeado cuja chave está com os atuais proprietários da casa que nos vai ser vendida.
  2.  # 4

    Colocado por: TzRi

    E como fazer isso?
    Os que nos vão vender a casa dizem que o portão é deles. Os vizinho diz que é de ambos. Um diz uma coisa e o outro outra. O portão está fechado com um cadeado cuja chave está com os atuais proprietários da casa que nos vai ser vendida.

    Tem que verificar os limites do terreno na CM/finanças por exemplo.
    • TzRi
    • 13 fevereiro 2024 editado

     # 5

    Colocado por: spvale
    Tem que verificar os limites do terreno na CM/finanças por exemplo.


    Não existe nenhuma planta. Os limites descritos “a nascente” e “a ponte” são a casa um do outro. A norte o terreno da mesma pessoa e a sul a estrada….
  3.  # 6

    E tambem ver o que está na conservatória do registo predial.
    • TzRi
    • 13 fevereiro 2024

     # 7

    Colocado por: marco1E tambem ver o que está na conservatória do registo predial.


    E o que peço lá ?
    •  
      marco1
    • 13 fevereiro 2024 editado

     # 8

    Uma certidão em que a propriedade é descrita e se houver a propridade horizontal se for o caso
  4.  # 9

    Veja na conservatória as áreas de ambos os terrenos e compare com as áreas dos terrenos (deve ser suficiente com o google maps.)
    Se fez CPCV, o agente imobiliário ja deve ter uma cópia do registo na CRP. Peça-lhe isso e coloque aqui para vermos.

    Mas acho que o ideal seria conseguirem traçar a meação a meio dessa passagem para se salvaguardar a exitência das janelas, e mesmo assim...
    Caso a Câmara seja muito burocrática, e o registo seja inválico, podem obrigar a uma propriedade horizontal alegando que não podem separar essas casas tão próximas.
    • TzRi
    • 27 fevereiro 2024

     # 10

    Antes de mais, quero agradecer a todas as contribuições que são a prova de que de facto este fórum é fantástico como ajuda ao "zé-povinho" como eu que não percebe patavina do mundo dos negócios imobiliários/construção e nem sabe onde se dirigir para ter algumas "luzes" sobre os assuntos.

    Só hoje consegui tirar horas no trabalho para me dirigir a uma conservatória de registo predial.

    A moradia que vamos comprar tem as seguintes áreas:
    total 405,2
    coberta 97,2
    descoberta 308

    A do vizinho:
    total 120
    coberta 100
    descoberta 20


    Pelo cálculo do google maps a entrada pedonal deles e um pequeno espaço onde estendem a roupa atrás, juntos, terão cerca de 25 m2.

    Posto isto... Podemos ficar descansados e avançar com o negócio?
 
0.0169 seg. NEW