Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos, sou novo por estas bandas.
    Eu e a minha esposa estamos na fase de pedir orçamentos para construção de uma moradia, durante a reunião com o empreiteiro para saber o que incluir no orçamento, foi me dito que teria de deixar obrigatoriamente a pré instalação de AC.
    Já me tinham dito que a instalação de paineis solar para aquecimento de águas sanitárias era obrigatória, já a de pre-instalação de AC desconhecia.
    Alguém me pode esclarecer esta dúvida.

    Obrigado
  2.  # 2

    Apenas é obrigatório deixar aquilo que está nos projetos.
    Pré instalação de AC não é um requisito obrigatório.
    Para acompanhar a obra não contratou um fiscal?
    Se não o fez talvez seja vantajoso pois parece que com empreiteiros desses a coisa não correrá muito bem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Neves
  3.  # 3

    Zedasilva obrigado pela resposta, ainda vou verificar melhor o projeto para ver se lá está mencionado algo, mas estranhei que fosse obrigatório.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Nevesinstalação de paineis solar para aquecimento de águas sanitárias era obrigatória
    também não é obrigatória desde 2013
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Neves
  5.  # 5

    ehehe, é artista, ainda por cima pré instalação, pergunte-lhe como garante os parametros da legislação apenas com pre
    há muita opção de climatização da casa sem ser AC,
    obrigatoriamente deve ser uma piada, começa bem Pedro, selecione muito bem com quem se vai meter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Neves
  6.  # 6

    O Empreiteiro dará preço para executar a obra prevista nos projetos. ponto.
    Claro que devemos ouvir a sua experiência, e em alguns casos aparecem boas sugestões, mas que deverão ser fundamenttadas na experiência de construir e não em "acho que agora se faz assim" ou em suposta legislação...
  7.  # 7

    Para mim não existiu uma fundamentação “credível” para a pre-instalação ser obrigatória.
  8.  # 8

    Boa tarde,

    A pré-instalação de AC não é obrigatória... Mas confirme no seu pré-certificado energético e respectivo projecto de térmica, se eventualmente foi aprovisionado AC, e o projetista da térmica não mencionou isso consigo, de forma a confirmar algum equívoco ou falta de comunicação.
    Se necessitar de fiscal para a obra, fico à disposição.

    Obrigado.
    Cumprimentos,


    Colocado por: Pedro NevesBoa noite a todos, sou novo por estas bandas.
    Eu e a minha esposa estamos na fase de pedir orçamentos para construção de uma moradia, durante a reunião com o empreiteiro para saber o que incluir no orçamento, foi me dito que teria de deixar obrigatoriamente a pré instalação de AC.
    Já me tinham dito que a instalação de paineis solar para aquecimento de águas sanitárias era obrigatória, já a de pre-instalação de AC desconhecia.
    Alguém me pode esclarecer esta dúvida.

    Obrigado
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro NevesBoa noite a todos, sou novo por estas bandas.
    Eu e a minha esposa estamos na fase de pedir orçamentos para construção de uma moradia, durante a reunião com o empreiteiro para saber o que incluir no orçamento, foi me dito que teria de deixar obrigatoriamente a pré instalação de AC.
    Já me tinham dito que a instalação de paineis solar para aquecimento de águas sanitárias era obrigatória, já a de pre-instalação de AC desconhecia.
    Alguém me pode esclarecer esta dúvida.


    duvido que seja obrigatória, mas acho burrice não a fazer. quando construi, os preços andavam à volta de 150€ por cada posto, ou seja para 6 saidas estavamos a falar de 900€.

    claro que todo o dinheiro conta, e se nunca colocar AC vou-me chorar deste dinheiro, mas se vier a colocar AC vai ia chorar por não ter feito a pré-instalação.
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosduvido que seja obrigatória, mas acho burrice não a fazer

    Depende do tipo de aquecimento/arrefecimento que o DO pretende ou suporta.
    Existem pessoas que não conseguem estar em ambientes com AC.
    Por isso é que as casas devem ser pensados para as pessoas que delas vão usufruir e não para as revistas ou para fazer inveja ao vizinho
  11.  # 11

    Colocado por: pauloagsantosduvido que seja obrigatória, mas acho burrice não a fazer. quando construi, os preços andavam à volta de 150€ por cada posto, ou seja para 6 saidas estavamos a falar de 900€.

    Eu acho que era isto que o empreiteiro queria dizer.
    Concordam com este comentário: Pedro Neves
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilvaExistem pessoas que não conseguem estar em ambientes com AC.

    Pois, mas no carro andam sempre com ele ligado.
    E mesmo esses, um dia podem ter necessidade de vender a casa.
  13.  # 13

    Se o imóvel não tiver previsto qualquer tipo de aquecimento/arrefecimento é um tiro nos pré não deixar pré-instalação de AC com alimentações elétricas e condensados.

    Podem mais tarde colocar, ou em caso de venda também é uma mais valia, como referido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Nos temos que previsto recuperador com caldeira e vamos colocar radiadores, mas não temos nada previsto para arrefecimento.
 
0.0171 seg. NEW